Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
30 de abril de 2015
|
14:01

Em repúdio ao massacre no Paraná e pela qualidade do ensino público, 15 estados fazem greve nacional

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Leandro  Taques
Foto: Leandro Taques

Da Redação

Ao menos cinco estados brasileiros mantém estado de greve dos professores há mais de um mês. Entre eles São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco, Pará e o Paraná, que nesta quarta-feira (29) protagonizou um massacre aos professores que protestavam contra mudanças na previdência social. O fato gerou o repúdio nacional da categoria e deverá impulsionar a paralisação nacional desta quinta-feira (30), convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

A greve nacional deve ocorrer em 15 estados, segundo confirmação das entidades filiadas à CNTE. Os professores reivindicam garantia de direitos e melhor qualidade do ensino público no país. “Só estamos querendo que se cumpra a lei. Um dos principais focos da nossa paralisação e que sempre pauta todas as nossas lutas é o cumprimento da Lei Nacional do Piso do Magistério”, fala o presidente da CNTE, Roberto Franklin Leão.

Ao longo do dia ocorrerão assembleias de professores e protestos em Câmara Municipais, Assembleias Legislativas e pelas ruas do país. “Queremos o cumprimento dos prazos do Plano Nacional de Educação, o piso, as carreiras para educadores e funcionários de escola. Alguns estados alegam falta de recursos e não pagam o piso, outros pagam o piso e achatam as carreiras”, explica Leão.

Outros casos, como São Paulo, que tenta há 40 dias uma negociação com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), exigem o cumprimento da meta 17 do PNE, que estabelece paridade entre salários dos profissionais com formação superior. “Hoje o educador que tem a mesma formação de outro profissional que atua em outro setor do serviço público, ganha quase 50% a menos. Tem que ser uma média igual a todas as carreiras”, comenta o presidente da CNTE.

Além das pautas da categoria, a violência autorizada pelo governador Beto Richa (PSDB) no Paraná nesta quarta-feira (29) também estará na agenda de lutas desta quinta. “É um dia de unidade de todos os professores que exigem respeito a seus direitos e a sua vida. Estamos orientando as entidades a emitirem notas em repúdio à selvageria autorizada pelo governador de forma covarde e desproporcional”, avalia o presidente da CNTE.

Foto: Divulgação APP
Foto: Divulgação APP

 

RS não adere greve mas repudia violência contra professores do Paraná

Para a presidente do Cpers/Sindicato do Rio Grande do Sul, Helenir Schürer, o tratamento dado aos professores pelo governador do Paraná chocou o país e indignou os educadores. “Uma nação que permite um estado agir com tal violência para com aqueles que são a base de uma sociedade, está com sérios problemas. É inaceitável e esperamos que isto não ficasse impune. Se não dermos uma resposta a este episódio, nada impede que ele se repita em outros estados”, afirma.

Sobre a paralisação nacional, Helenir disse que o ato promovido no dia 24 de abril já atendeu a agenda aprovada pela categoria. Ela se solidariza com os protestos dos demais estados e também repudia qualquer relativização sobre o que ocorreu professores do Paraná. “Eu enquanto educadora fico chocada ao ouvir algumas pessoas aplaudindo a reação da polícia para agredir os trabalhadores ontem. Isto é o mesmo que vemos em sala de aula com alunos com valores completamente distorcidos. Nossa sociedade está doente”, considera.

Mais de cem pessoas ficaram feridas em cerca de uma hora e meia de repressão da polícia do governador Beto Richa (PSDB) para com os servidores que protestam desde o início da semana contra um projeto de lei que altera as regras de custeio da Paraná Previdência, no Centro Cívico, em frente à Assembleia Legislativa. O projeto promove perdas em direitos previdenciários do funcionalismo a pretexto de socorrer as finanças do estado. Os professores, em greve, estão acampados desde segunda-feira (27) no local.

Foto: Rodrigo Pinto / Jornalistas Livres
Foto: Rodrigo Pinto / Jornalistas Livres

Ex-ministra dos Direitos Humanos pede punição de Beto Richa

Foto: Leandro Taques
Foto: Leandro Taques

Após o conflito, educadores, sindicatos, políticos e parlamentares vieram a público se manifestar. Entre eles , os deputados federais Jean Wyllys (PSOL) e a deputada Maria do Rosário (PT-RS). Ambos repudiaram o fato e criticaram a falta de atenção ao episódio por parte da imprensa.

“Esta não é a primeira vez que o governo Beto Richa age com violência contra os educadores que lutam por seus direitos. Também não é por acaso que em São Paulo, o governo Alckmin do PSDB, utiliza os mesmo métodos contra os professores, desconsiderando suas reivindicações e jogando sobre eles a repressão. É inaceitável o uso da violência pelas forças de segurança. O uso indiscriminado de armamentos contra manifestações públicas demonstra a vocação de um governo disposto a reprimir porque não quer dialogar. Beto Richa transpôs o limite da legalidade e promoveu uma afronta aos Direitos Humanos e deve ser responsabilizado por isso”, bradou na tribuna a deputada Maria do Rosário e pediu punição do governador.

A professora e advogada Luciana Genro (PSOL), ex-candidata à presidência, chegou a igualar Beto Richa ao líder nazista Adolf Hitler. “Os professores que reivindicam seus direitos à qualidade do trabalho, salário e previdência são massacrados pela polícia do governador. O PSOL se solidariza e entende que isto só colocará a população do Paraná ao lado dos professores e fortalecerá o espírito de luta desta categoria”, falou em vídeo gravado horas depois do conflito.

Foto: Divulgação APP
Foram 107 pessoas feridas, entre elas um integrante da CNTE e um jornalista da Band./ Foto: Divulgação APP
Foto: Divulgação APP
Foto: Divulgação APP

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora