Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
16 de abril de 2015
|
18:28

Banco do Brasil confirma afastamento de funcionários por fraude no Pronaf

Por
Sul 21
[email protected]
Banco do Brasil confirma afastamento de funcionários por fraude no Pronaf
Banco do Brasil confirma afastamento de funcionários por fraude no Pronaf
Vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Osmar Dias disse que oito funcionários do BB foram afastados |Foto: André Corrêa/Agência Senado
Vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Osmar Dias disse que depois da auditoria oito funcionários do BB foram afastados |Foto: André Corrêa/Agência Senado

Da Redação*

Em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado na manhã desta quinta-feira (16), o vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Osmar Dias, falou sobre as providências tomadas pela instituição bancária para apurar denúncias de fraude no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em agências em Santa Cruz do Sul (RS), que vieram a público em 2014.

Após auditoria, informou ele, o banco já afastou oito funcionários, mas ainda investiga o possível envolvimento de 50 servidores. Ao anunciar a conclusão da investigação para o fim de maio, o vice-presidente adiantou tratar-se de um problema pontual.

Conforme relatou, são investigados cerca de 6 mil contratos intermediados pela Associação Santa-Cruzense dos Agricultores Camponeses (Aspac) junto a agricultores familiares da região, que somam R$ 88,8 milhões, de 2006 a 2013.

“Nós atendemos um milhão e duzentos mil pronafianos no país e estamos falando aqui de uma região pequena, com 6.335 mutuários. O banco é maior interessado em que esse assunto seja esclarecido, pois quem está sendo prejudicado é o Banco do Brasil e um programa que não conheço outro no mundo de tamanha importância para a agricultura familiar”, ressaltou Dias.

Conforme afirmou, o apoio do banco à agricultura familiar se justifica por ser um setor que responde por 75% do pessoal ocupado no campo e produz 70% do feijão, 58% do leite, 46% do milho e 34% do arroz que abastece a mesa dos brasileiros.

O vice-presidente de Agronegócios do Banco Brasil afirmou estar trabalhando com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em regras para aumentar a segurança na emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), uma espécie de credencial para que um agricultor possa ter direito a acessar o crédito.

Para evitar novas fraudes ou uso político do programa, a senadora Ana Amélia Lemos , presidente da comissão, sugeriu que o crédito seja depositado diretamente na conta do agricultor familiar, sem a intermediação de associações ou outras entidades.

Em Rondônia

Quanto à nova denúncia veiculada na mídia nesta quinta-feira, de desvios de recursos do Pronaf em Campo Novo, em Rondônia, o senador Valdir Raupp (RO) informou que o governo do Estado já se adiantou e afastou 30 servidores da Empresa de Extensão Rural (Emater) do Estado, suspeitos de participação no esquema.

*Com informações da Agência Senado

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora