Areazero
|
16 de novembro de 2014
|
14:52

Desenho gaúcho X-Coração estreia em canal de TV a cabo na América Latina

Por
Sul 21
[email protected]

X_Coracao_001Débora Fogliatto

O chapista Alex, especialista em fazer os melhores Xis de Porto Alegre, é apaixonado por Val, uma vocalista de uma banda de rock. Esse é o mote inicial da animação X-Coração, que estreia no canal Disney XD no dia 21 de novembro para toda a América Latina. O nome é uma alusão a esse tipo de xis, que só se encontra na capital gaúcha, e aos sentimentos do protagonista. O desenho é uma realização da Cartunaria Desenhos, em parceria com a GÊNESiS, com direção de Guto Bozzetti e Lisandro Santos.

Inicialmente, o X-Coração nasceu como um curta-metragem feito para o projeto Histórias Curtas da RBS TV, em 2007. A ideia era mostrar a história do chapista que é apaixonado platonicamente por uma menina, que frequenta a lanchonete onde ele trabalha. Um ano depois, Guto queria desenvolver a ideia de fazer uma série sobre uma banda de rock que tenta fazer sucesso, que se chamaria Power Trio. “Mas como o curta tinha ido muito bem e as duas ideias se relacionavam, a gente decidiu juntar as duas coisas e começamos a desenvolver isso como série”, conta Guto.

A partir daí, os criadores participaram de workshops e capacitações sobre trabalho específico de séries, sobre “como organizar várias histórias do mesmo universo”, como define Guto. Os autores também fizeram consultorias com pessoas que trabalham no mercado internacional e desenvolveram o projeto até chegar em seu formato final. Então, inscreveram o X-Coração no edital do Fundo Setorial Audiovisual (FSA), um fundo federal que financia produções audiovisuais nacionais.

X_Coracao_006

Em 2011, foram selecionados pelo FSA e, após dois anos de trâmites burocráticos, em 2013 o fundo foi liberado para se iniciar a pré-produção. A produção de fato começou no primeiro semestre de 2014 e ainda está acontecendo, com a finalização dos últimos 16 dos 26 episódios. Foi durante a produção que se firmou a parceria com a GÊNESiS, que já havia trabalhado em conjunto com a Cartunaria no projeto Pereba FC e no curta Hotel Farrapos.

Enquanto a produção, roteiro e storyboard é feito pela Cartunaria, a animação é responsabilidade da GÊNESis. No processo de produção, a empresa recebeu as ilustrações prontas, feitas pelos criadores, e deram vida aos personagens, fazendo a parte dos movimentos. “O Guto deu a direção para nós de como fazer a animação, as ações de cada personagem, e daí a gente fez”, explicou William Mocatelli, que trabalha com atendimento e divulgação na GÊNESiS. A empresa, que tem cinco anos de vida, tem como núcleos a animação 2D, marketing digital e desenvolvimento web.

Após serem selecionados pelo FSA surgiu o Disney XD. Para concorrer ao fundo, os criadores fizeram parceria com a TV Brasil, canal aberto, e depois venderam a licença para a TV a cabo. “Depois que fomos selecionados a partir do final de 2012 começamos a conversar com eles, eles nos chamaram depois que tomaram conhecimento, entraram em contato e fizeram uma proposta para exibir em toda América Latina”, contou Guto.

X_Coracao_003

O desenho será dublado em mais de um tipo de espanhol pela própria emissora. Na versão original, em português, foi gravado por atores gaúchos, com sotaques locais, o que Guto explica ser uma opção da Cartunaria. “O Brasil tem tantas miscigenações e culturas diferentes e a gente parece que tem que viver sempre na mesma coisa, vendo só o Rio de Janeiro e São Paulo. O Fundo apoiou essa ideia, quando apresentamos perguntaram se os personagens iam falar com sotaque e a gente manteve”, contou. Ele afirmou que não há expressões que pessoas de fora do estado não vão entender, mas que a ideia era que ficasse “algo natural”.

Os roteiros são de Carlos Gerbase, Iuli Gerbase e Lisandro Santos. As vozes dos três roqueiros são dos atores Rafael Pimenta, Diego Medina e Jack Kaminski. O desenho estreia no Disney XD nesta terça-feira, 21 de outubro, às 20h30min.

Confira aqui a vinheta de abertura da série:

http://youtu.be/K8mK8H6b4r4


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora