Agenda
|
1 de dezembro de 2016
|
19:03

Bresser-Pereira faz palestra na UFRGS e participa de lançamento de livro

Por
Sul 21
[email protected]
Bresser-Pereira faz palestra na UFRGS e participa de lançamento de livro
Bresser-Pereira faz palestra na UFRGS e participa de lançamento de livro

bresser-pereira

Qual ainda deve ser o papel dos Estados como promotores do desenvolvimento? Esta é uma das perguntas que vai ser respondida pelo economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, em uma palestra na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na próxima quinta-feira (01, às 19h30min. Com o título “Para onde crescer: desenvolvimento, política industrial e o papel dos Estados”, um dos principais formuladores de políticas públicas de apoio ao crescimento do país tratará de aspectos ligados à necessidade de as unidades federativas também implementarem alternativas para alavancar a geração de riqueza, mesmo em cenários nacionais adversos.

Com experiência no setor público e privado, Bresser-Pereira é professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e criador da Revista de Economia Política. Ao longo da sua carreira de pesquisador, estudou questões ligadas ao desenvolvimento, à industrialização, à burocracia estatal, entre outras temáticas. Na palestra em Porto Alegre, também será lançado o livro Remando contra a maré: desenvolvimento e política industrial no RS (2011-2014), cuja sessão de autógrafos ocorreu na recente Feira do Livro de Porto Alegre. A obra, organizada pelos professores Carlos Henrique Horn (UFRGS) e Junico Antunes (Unisinos), além de Ivan de Pellegrin e Ibes Eron Alves Vaz, foi editada pela editora Bookman.

Junico e Horn serão os debatedores da palestra de Bresser-Pereira. No livro Remando contra a maré, 34 autores que participaram da experiência de implementação da política industrial da gestão 2011-2014 fazem uma avaliação técnica do percurso adotado e as estratégias para implementar uma ação planejada de desenvolvimento, em meio aos humores da globalização. “Narram aqui a rica experiência de política industrial conduzida pelo estado mais meridional do Brasil, arguindo em favor de suas linhas estratégicas, da relevância do planejamento e da governança e da imprescindibilidade das estruturas de inteligência e da qualificação das pessoas. Uma experiência para nos inspirar a construir o futuro”, esclarece o texto de apresentação do livro.

A palestra e o lançamento da obra ocorrem no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (Av. João Pessoa, 52 – 3. andar). O evento é uma promoção da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS e Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE-UFRGS).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora