Agenda
|
25 de junho de 2016
|
18:17

Contagem regressiva para a 32ª Feira do Livro de Canoas

Por
Sul 21
[email protected]
Contagem regressiva para a 32ª Feira do Livro de Canoas
Contagem regressiva para a 32ª Feira do Livro de Canoas

Da Prefeitura de Canoas 

O encontro com a magia dos livros e da cultura está cada vez mais perto de acontecer em Canoas. A 32ª Feira do Livro de Canoas, que está sendo preparada para, mais uma vez, ser um dos maiores eventos culturais do Estado, vai acontecer de 25 de junho a 9 de julho, tomando a Praça da Bandeira e o seu Largo, e ainda se espalhar por outros pontos da cidade.

Com o lema “26 Letras e Infinitas Histórias. Literatura é Inovação” e uma programação diversificada, de alta qualidade, valorizando a literatura em seus mais variados gêneros e, em especial, a produção cultural local, a Feira vai receber nomes de projeção nacional e internacional.

A escritora Martha Medeiros será a homenageada e tem um encontro com seus leitores no dia 28 de junho, a partir das 19h, no auditório que levará seu nome. A cidade de Paraty, por conta da sua Feira Literária, em sua 14ª edição, será também homenageada em Canoas. A patrona, recentemente anunciada, será a escritora Maria Santos Rigo. A abertura oficial está marcada para o dia 25, às 18h, na Praça da Bandeira e, logo depois, o Teatro do Sesc/Canoas irá abrir suas portas para a apresentação do espetáculo “Dona Flor e seus Dois Maridos”, montagem assinada por Zé Adão Barbosa.

Atrações de destaque

O multipremiado escritor angolano Gonçalo Tavares estará em Canoas no dia 4 de julho. É dele o aclamado “Jerusalém”, elogiado por José Saramago. O holandês Arthur Japin vem lançar o seu “O Homem com Asas”, um romance investigativo sobre o roubo, literal, do coração de Alberto Santos Dumont, ocorrido em 1932. Benjamin Moser, autor do premiado “Why This World”, a biografia da escritora brasileira Clarice Lispector, será outro nome de destaque do evento, fazendo o lançamento de uma reedição da obra e de seu recente “Autoimperialismo”. Filosofia, cultura e educação serão os temas abordados pelo chileno Vladimir Safatle, no dia 29 de junho. Em 1º de julho será a vez de Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo participar da mesa “Declínio do Arranjo Global dos anos 80”. O inquieto escritor Eduardo “Peninha” Bueno, tradutor do o célebre “On the Road”, de Jack Kerouac no Brasil, da série de livros sobre a história brasileira e um profundo conhecedor da vida e obra de Bob Dylan, também já está confirmado na Feira para o dia 28 de junho, a partir das 10h. Peninha vai fará uma leitura do seu “Viagem ao Descobrimento”, que ganhou relançamento.

A música e a poesia estarão muito bem representadas com as presenças de Jards Macalé e Jorge Mautner, que contarão muitas histórias no dia 30 de junho; de Arnaldo Antunes, que estará na Feira na tarde do dia 3 de julho; e com a diva Maria Bethânia, que fará o show de encerramento da Feira, no dia 9 de julho, no Teatro do Sesc, dias após completar seus 70 anos, e trazendo o recital-poético “Caderno de Poesias”.

Um pouco de história

A primeira Feira do Livro de Canoas aconteceu em 1982 e sua 2ª edição foi em 1986, quando se tornou um evento anual, realizado sempre próximo às festividades do aniversário da cidade. Canoas tem desenvolvido mais intensamente, a partir de 2009, quando foi instituído o Plano Municipal de Livro, Leitura e Literatura, projetos para incentivo e promoção do acesso ao livro. A Feira do Livro de Canoas faz parte do Circuito Nacional de Feiras de Livro da Fundação Biblioteca Nacional e MinC desde 2011 e a cada ano busca-se o aprimoramento e a qualificação do evento. Em 2014 a feira contabilizou 40.800 agendamentos para as atividades e teve um público circulante em mais de 300 mil pessoas. Em 2015, ano em que recebeu nomes como o cubano Leonardo Padura, Frei Betto, o casal Heloísa Seixas e Ruy Castro e Alice Ruiz e a filha Estrela Leminski, e homenageou Luis Fernando Verissimo, a Feira do Livro de Canoas fechou com 43.833 agendamentos para as atrações e comercialização de mais de 25 mil livros.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora