Agenda
|
4 de outubro de 2015
|
17:59

Defensoria Pública realiza mutirão de orientação a imigrantes Haitianos

Por
Sul 21
[email protected]

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPERS) promoverá, neste domingo (4 de outubro), a partir das 14h, mutirão de assistência aos imigrantes haitianos, visando a prestar orientações a essa parcela vulnerável da população. O atendimento ocorrerá na Rua Francisco Silveira Bitencourt, em frente ao nº.1712 (Ocupação Progresso), bairro Sarandi. Servidores e Membros da Instituição atenderão com a unidade móvel de atendimento da Defensoria.

De acordo com a Subdefensora Pública-Geral para Assuntos Administrativos, Luciana Pereira Kern, a iniciativa tem como finalidade identificar os principais problemas enfrentados pelos haitianos nas mais diversas áreas, prestando-lhes orientação jurídica e encaminhando-os à rede de proteção. “A Defensoria Pública, por meio do CRDH, tem como uma das linhas de atuação o atendimento aos imigrantes em situação de vulnerabilidade, pois muitas vezes eles nem sabem como e onde procurar ajuda. Por isso, prestar orientação e auxiliá-los na busca de um emprego e de moradia são serviços que temos o dever de prestar como Defensores”, afirmou.

Na ocasião, a Defensoria Pública fará a entrega de roupas, calçados e materiais de higiene – coletados por outras instituições – aos imigrantes.

Também apoiam a ação diversas Instituições. São elas: Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público do Trabalho (MPT), Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SAJU-UFRGS) e a Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Sul (OAB-RS).

Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH)

Imigrantes também podem receber orientações no Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH-DPE/RS), unidade da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, criada em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e apoiada por diferentes entidades da sociedade civil, que atua na construção de estratégias para enfrentamento e superação da violência e afirmação dos Direitos Humanos. O CRDH é destinado às vítimas de preconceito, discriminação, intolerância, abusos e maus-tratos, negligência e abandono, especialmente às mulheres em situação de violência e às vítimas de violência estatal (do sistema de justiça e de segurança pública). O CRDH está localizado na Rua Caldas Júnior, 352 (Centro Histórico) e atende chamadas gratuitas pelo telefone 0800.6445556.

 

SERVIÇO

Mutirão de atendimento a haitianos e demais imigrantes

Data: 4 de outubro (domingo)

Horário: Às 14h

Local: Rua Francisco Silveira Bitencourt, em frente ao nº 1712 (ocupação Progresso) – Bairro Sarandi.

Mais informações: [email protected]


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora