Agenda
|
19 de agosto de 2015
|
21:17

Luis Fernando Verissimo participa do encerramento do Curso de Formação de Mediadores de Leitura da Ong Cirandar

Por
Sul 21
[email protected]
Luis Fernando Verissimo participa do encerramento do Curso de Formação de Mediadores de Leitura da Ong Cirandar
Luis Fernando Verissimo participa do encerramento do Curso de Formação de Mediadores de Leitura da Ong Cirandar

Da Redação

O encerramento do Curso de Formação de Mediadores de Leitura, realizado pela Ong Cirandar, recebe o escritor Luis Fernando Veríssimo para a palestra Traçando Histórias: a Literatura e o Caminho para a Justiça Social com mediação da jornalista e escritora Claudia Laitano. O evento é aberto ao público e marca o fechamento do projeto contemplado no Prêmio de Apoio às Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura 2013 do Ministério da Cultura (Minc) iniciado e 2014 e ocorre no dia 19 de agosto no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico), a partir das 19h. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas a partir das 18h no local.

Escritor, cartunista e músico, Luis Fernando Verissimo irá, mais do que tratar da sua obra literária, falar sobre o compromisso da literatura com a democratização de acesso ao livro e à leitura, colocando à prova a ideia de que as periferias das cidades não leem por falta de interesse. A realidade, comprovada pela experiência desse curso e pelo trabalho realizado pelo nosso projeto de fortalecimento de bibliotecas comunitárias Redes de Leitura – presente em nove comunidades da Capital atualmente – é que a leitura e a escrita atraem a partir do momento em que são encaradas como um direito social.

Iniciado em junho de 2014, o Curso de Formação de Mediadores de Leitura envolveu aproximadamente 600 pessoas em seminários, oficinas, rodas de conversas, encontro com escritores e momentos de fruição artística, como saraus e visitas a centros culturais. O projeto explorou os diferentes territórios dos participantes e buscou valorizar as culturas populares e da periferia a fim de oportunizar a formação de mediadores de leitura e de educadores populares de Porto Alegre, Canoas e Caxias do Sul, sempre compreendendo a biblioteca como principal catalisadora do desenvolvimento de tecnologias sociais.

A Biblioteca Comunitária Chocolatão, gerenciada pela Ong Cirandar, foi o case que inspirou os diferentes encontros. O espaço cultural está localizado na Vila Nova Chocolatão, na zona Norte de Porto Alegre, e desde a sua primeira sede, situada no Centro da cidade, serve como ponto de cultura, de socialização, de diálogo com as mais diferentes expressões artísticas e articulação política.

Participaram das seis “conexões” (como foram chamadas as jornadas formativas) nomes como a escritora colombiana Sílvia Castrillón, o poeta e ativista cultural paulistano Sérgio Vaz, o escritor gaúcho Jefferson Tenório, entre outros convidados.

O evento é uma realização da Ong Cirandar em parceria com o Ministério da Cultura, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, a Prefeitura Municipal de Canoas e Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

Sobre a Ong Cirandar

O Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais (Cirandar) é uma organização sem fins lucrativos, certificada como uma organização não-governamental com atuação no Rio Grande do Sul. Em 2015, a instituição completa seu sétimo ano de promoção do acesso à cultura, através do apoio a redes de culturas locais buscando a inclusão social dos sujeitos por meio do desenvolvimento de ações que promovam a integração social, a formação e a cultura.

A Ong Cirandar desenvolve ações sociais, educacionais e culturais, em parceria com os poderes públicos e privados, dialogando e repensando alternativas para a educação, a transformação e a inclusão dos sujeitos culturais, comunicativos e criativos. Os programas e projetos de intervenção são pautados na cultura como ferramenta de transformação social que se propõe a apoiar, incentivar e criar redes de ações comunitárias e práticas sustentáveis, fomentando alianças de fortalecimento da cidadania.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora