Agenda
|
16 de setembro de 2014
|
19:30

A Música Para Piano de Camargo Guarnieri

Por
Sul 21
[email protected]

CD duplo “A Música Para Piano de Camargo Guarnieri”, que reúne gravações feitas pelos pianistas Catarina Domenici, Cristina Capparelli, André Loss e Ney Fialkow, será lançado com concerto no dia 11 de setembro, quinta-feira, às 18h30, no IA/UFRGS. Entrada franca.

Evento: Concerto de lançamento do CD duplo “A Música Para Piano de Camargo Guarnieri”. Participação dos pianistas Catarina Domenici, Cristina Capparelli, André Loss e Ney Fialkow, que registraram o CD

Data e horário do evento: 11 de setembro, quinta, às 18h30

Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, térreo)

Ingresso: Entrada franca

Na quinta-feira, 11 de setembro, às 18h30, acontece no Instituto de Artes da UFRGS o concerto de lançamento do CD duplo “A Música Para Piano de Camargo Guarnieri”. O CD, que pertence à série Música Em Performance do Programa de Pós-Graduação em Música do IA/UFRGS e está sendo lançado em parceria com o selo “Contemporânea Discos”, inclui oito Sonatinas e uma Sonata compostas por Camargo Guarnieri, interpretadas por Catarina Domenici, Cristina Capparelli, André Loss e Ney Fialkow, pianistas e professores do Departamento de Música do IA/UFRGS.

Camargo Guarnieri (1907-1993), um dos mais destacados compositores eruditos brasileiros, é conhecido mundialmente por sua obra, caracterizada, segundo a professora e pianista Cristina Capparelli, pela “complexidade modernista, (pela) aderência às molduras neoclássicas, (pelo) fervor nacionalista, (pelo) esmero do acabamento e (pela) coerência formal”. Camargo Guarnieri é autor de numerosa e ricamente elaborada obra para piano. Com este CD duplo, quatro grandes pianistas brasileiros, Catarina Domenici, Ney Fialkow, Cristina Capparelli e André Loss, prestam tributo à série de oito encantadoras Sonatinas e à formidável Sonata para piano (1972) compostas por Guarnieri. Escritas entre 1928 e 1982, as Sonatinas documentam o desenvolvimento e o amadurecimento do estilo distinto do compositor paulista. Emoldurado pelo modernismo neoclássico do meados do século XX, Guarnieri combinou habilmente técnicas contrapontísticas e esquemas formais consagrados com ritmos vivos de danças brasileiras. Guarnieri era exímio pianista e suas composições para o instrumento possuem riqueza de gestos idiomáticos e alto grau de criatividade.

As gravações reunidas no CD “A Música Para Piano de Camargo Guarnieri” foram realizadas no Salão de Atos da UFRGS, Salão de Atos da PUC/RS e no próprio Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes da UFRGS, onde será realizado o concerto de lançamento. O disco conta com o projeto gráfico de Alfredo Nicolaiewsky, direção artística de Cristina Capparelli e produção executiva de Yanto Laitano.

No CD, Cristina Capparelli interpreta a Sonatina no. 1 (1928), a Sonatina no. 3 (1937) e a Sonata para piano (1972); Catarina Domenici interpreta a Sonatina no. 5 (1962) e a Sonatina no. 8 (1982); André Loss registra a Sonatina no. 6 (1965) e a Sonatina no. 7 (1971); Ney Fialkow interpreta a Sonatina no. 2 (1934), a Sonatina no. 4 (1958) e, nas faixas bônus do disco, os Ponteios 32, 38 e 45.

O disco duplo “Música Para Piano de Camargo Guarnieri” estará a venda no lançamento por R$ 34,90 e está disponível na Livraria Cultura, inclusive para entregas em todo o Brasil, através do site http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=5171249.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora