Agenda
|
25 de agosto de 2014
|
13:00

Agenda do IA/UFRGS – do 25 a 29 de Agosto

Por
Sul 21
[email protected]
Agenda do IA/UFRGS – do 25 a 29 de Agosto
Agenda do IA/UFRGS – do 25 a 29 de Agosto

Agenda do IA/UFRGS: atividades com entrada franca de 25 a 29 de agosto.

TEATRO

Espetáculo teatral “As Lágrimas de Heráclito” realiza temporada nas quartas-feiras de agosto, na Sala Alziro Azevedo, com apresentações às 12h30 e às 19h30. Entrada franca.

Evento: Temporada do espetáculo “As Lágrimas de Heráclito” no Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS. Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, Pró-Reitoria de Extensão e Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS

Datas e horários das apresentações: 27 de agosto, quarta, às 12h30 e 19h30 (duas apresentações por quarta-feira)

Local: Sala Alziro Azevedo (Av. Salgado Filho, 340)

Ingresso: Entrada franca

Duração: 60 minutos

Na quarta-feira, 27 de agosto, termina a temporada do espetáculo teatral “As Lágrimas de Heráclito” na Sala Alziro Azevedo do DAD-IA/UFRGS. A peça discute, através da ficção, se o mundo em que vivemos é mais digno de riso ou de choro. Mostra a vida de duas pessoas que vivem muito próximas, numa relação de amizade e conflito. A linguagem do espetáculo mistura realismo e absurdo num espaço reduzido e desestabilizador.

A vida e a morte aparecem tematizadas por esses sentimentos, convidando a uma reflexão sobre como nosso mundo é percebido, se pela ótica da alegria ou da tristeza. A vida no espetáculo é tratada como um fluxo, às vezes coerente, às vezes abrupto, no qual vamos escrevendo nossa história a partir da relação com os outros.

O espetáculo “As Lágrimas de Heráclito” integra a programação da Mostra Anual Universitária de Teatro: Teatro, Pesquisa e Extensão (TPE). Na décima segunda edição do projeto serão apresentados sete espetáculos ao longo do ano, sempre às quartas-feiras, em dois horários, às 12h30min e às 19h30min, na Sala Alziro Azevedo. O TPE é espaço privilegiado da pesquisa e da produção cênica realizada pelos alunos do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS.

Ficha técnica

Dramaturgia e Direção: Patrícia Silveira

Elenco: Ivan Nunes e Juliana Wolkmer

Trilha Sonora: Daniel Duarte

Orientação: Inês Marocco

MÚSICA

Lançamento dos CDs de música eletroacústica da UFRGS acontece no dia 29 de agosto, sexta, a partir das 15h30, no Instituto de Artes e na Sala dos Sons da UFRGS. Entrada franca.

Evento: Lançamento dos CDs “Coletânea de Música Eletroacústica Vol. 1” e “Coletânea de Música Eletroacústica Vol. 2”, que reúnem obras de alunos do Programa de Pós-graduação em Composição Musical do IA/UFRGS e de professores do Departamento de Música do IA/UFRGS

Promoção: Centro de Música Eletrônica do IA/UFRGS, Programa de Pós-graduação em Música do IA/UFRGS, Departamento de Música do IA/UFRGS e Programa de Extensão em Música da UFRGS

Data: 29 de agosto, sexta-feira

Foto: capa do CD “Coletânea de Música Eletroacústica Vol. 1”

Programação

No Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, térreo)

15h30: Apresentação e distribuição gratuita dos CDs ao público presente

16h: Mesa redonda com os participantes do projeto

17h: Sessão de autógrafos

Na Sala dos Sons da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, segundo andar da Reitoria da UFRGS)

Projeção Sonora de obras eletroacústicas pela Orquestra de Alto-Falantes da UFRGS

20h: Sessão de Difusão Sonora I

21h: Sessão de Difusão Sonora II

Na sexta-feira, 29 de agosto, acontece o lançamento dos CDs “Coletânea de Música Eletroacústica Vol. 1” e “Coletânea de Música Eletroacústica Vol. 2”, que reúnem obras eletroacústicas de alunos do Programa de Pós-graduação em Composição Musical do IA/UFRGS e de professores do Departamento de Música do IA/UFRGS. As coletâneas lançadas pela UFRGS têm grande importância história porque traçam uma panorâmica da produção gaúcha de música eletroacústica, gerada pelo Centro de Música Eletrônica do Instituto de Artes da UFRGS.

A programação começa às 15h30, no Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS, onde acontece a distribuição gratuita dos CDs aos participantes do evento, a mesa redonda com os compositores e a sessão de autógrafos. À noite, a partir das 20h, acontecem as sessões de audição das peças contidas nos CDs na Sala dos Sons da UFRGS, localizada no segundo andar do prédio da Reitoria da Universidade. Posteriormente, os CDs “Coletânea de Música Eletroacústica Vol. 1” e “Coletânea de Música Eletroacústica Vol. 2” serão distribuídos para Universidades, escolas de música e estudantes.

Com financiamento do Programa de Pós-graduação da UFRGS, as coletâneas foram idealizadas pelo compositor e professor do IA/UFRGS Eloy F. Fritsch, que coordena o Centro de Música Eletrônica. Os dois CDs incluem vinte e três obras inéditas, uma de cada compositor: Abel Roland, Alberto Tusi, Alexandre Fritzen, Bruno Ângelo, Daniel Mendes, Daniel Moreira, Diego Silveira, Eloy Fernando Fritsch, Felipe Garcete, Felipe Mendes de Vasconcelos, Flávio Pereira, Gabriel Penido, German Gras, Gilberto Ribeiro Jr., Guilherme Bertissolo, James Correa, Josemir Valverde, Lauro Pecktor, Luciano Zanatta, Marcelo Vilena, Rafael de Oliveira, Rodrigo Avelar, Rodrigo Meine. Os CDs possuem também texto do pioneiro da música eletrônica no Brasil, o maestro Jorge Antunes.

A música eletroacústica é a modalidade de composição realizada em estúdio, ou com o auxílio da tecnologia, e que se alinha dentro da linguagem da música contemporânea erudita. Originada por técnicas provindas da música concreta e eletrônica, a música eletroacústica propõe novas estratégias composicionais, estruturais e estéticas que diferem das encontradas na composição da música instrumental. As obras de música eletroacústica (música eletrônica erudita) não podem ser transcritas para partitura, logo, o CD é o veículo ideal para registrar, resgatar, valorizar e promover a música dos compositores e a produção eletroacústica realizada no Rio Grande do Sul. A coletânea está constituída por compositores de diversas partes do Brasil e América latina que cursaram a Pós-Graduação em Música no IA/UFRGS.

Recital com o conjunto de flautas transversais Arsis é a atração do Projeto Interlúdio na sexta, 29 de agosto, às 19h, na Sala Fahrion da UFRGS. Entrada franca.

Evento: Recital com o conjunto de flautas transversais Arsis. Promoção: Departamento de Música do IA/UFRGS e Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS

Data e horário: 29 de agosto, sexta, às 19h

Local: Sala João Fahrion (2° andar da Reitoria – Campus Central da UFRGS – Av. Paulo Gama, 110)

Ingresso: Entrada franca

Na sexta, 29 de agosto, acontece na Sala Fahrion da UFRGS o recital do conjunto de flautas transversais Arsis. Formado por alunos de graduação e pós-graduação em música do IA/UFRGS, . O conjunto Arsis apresenta um repertório dedicado à família das flautas transversais em diferentes estilos e períodos musicais – do barroco ao contemporâneo, da música erudita à música popular – em um rico mosaico de cores e timbres. Além da flauta transversal, denominada flauta de concerto ou flauta em dó, são apresentados outros instrumentos da família das flautas como o flautim, a flauta em sol e a flauta baixo. Através da combinação destes instrumentos são recriadas sonoridades e texturas que permitem recordar diferentes grupamentos oriundos da orquestra sinfônica.

Arsis, palavra de etimologia grega, refere-se à parte não acentuada de um texto poético, contrastando com Thesis (parte de acentuação mais pronunciada). Em música, Arsis significa anacruse, levare. O grupo é constituído pelos alunos Rafael Marques, Luciano Gularte, Paola Barth, Vinícius Dias Prates, Ianes Gil Coelho, Hugo Peña e André Sinico, sob orientação do professor Leonardo Winter. No recital serão apresentadas obras de Bach, Boismortier, Kuhlau, Takemitsu e Berthomieu.

A Partita BWV 1013 de Johann Sebastian Bach (1685-1750) foi composta durante sua estada na corte alemã de Köthen, onde Bach pôde dedicar-se prioritariamente à música instrumental. Composta em quatro movimentos, apresenta danças estilizadas e é uma das obras mais representativas do repertório para flauta solo. Joseph Bodin de Boismortier (1689-1755), prolífico compositor do barroco francês, compôs música instrumental, balés e música vocal. Dentre sua vasta produção composicional destacam-se as obras para flauta transversal, entre elas os Seis concertos para cinco flautas (1727), obra camerística em forma de concerto, bem como trios e suítes para flauta solo. O pianista e compositor alemão Friedrich Kuhlau (1786-1832) desenvolveu carreira na Dinamarca, tornando-se o mais proeminente compositor do fértil período clássico-romântico naquele país. Escreveu numerosas composições para flauta transversal, aliando escrita virtuosística e intensa expressão musical. O compositor, poeta e dramaturgo francês Marc Berthomieu (1906-1991) foi aluno de Henri Busser e Paul Vidal no Conservatório de Paris. Formalmente suas composições aliam rigor formal em rebuscadas elaborações harmônicas. A obra denominada Gatos, para trio de flautas e flauta em sol, é uma alusão a diferentes espécies felinas do reino animal (gato-persa, puma, siamês, etc) onde podemos identificar manhas – e artimanhas – destes animais. A música do compositor japonês Toru Takemitsu (1930-1996) conjuga música tradicional japonesa e modernidade, escrita musical tradicional e técnicas expandidas, realizando uma fusão entre os distintos mundos orientais e ocidentais. Itinerante, obra escrita para flauta solo em 1989, explora tensão e relaxamento, som e silêncio através de melodias líricas e explosão de sons não-convencionais.

O recital do conjunto de flautas transversais Arsis é atividade do Projeto Prelúdio e tem entrada franca


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora