26/set/2013, 23h35min

Uso racional da água envolve conscientização sobre gestão dos recursos hídricos

Foto: Divulgação/CODEPAS

Educação ambiental numa escola do interior | Foto: Divulgação/CODEPAS

Samir Oliveira

Utilizar de forma racional os recursos hídricos não significa apenas fechar uma torneira que esteja pingando. A conscientização, neste aspecto, envolve um amplo arco de atitudes, desde o manejo correto dos resíduos sólidos até a preservação de matas ciliares de arroios e córregos.

É neste sentido que as campanhas de educação ambiental da Corsan têm estruturado suas abordagens, procurando ampliar os públicos e as pautas para englobar todo o processo que envolve o uso consciente da água. O pedagogo Gabriel Alves, servidor da Assessoria de Educação Ambiental da companhia, explica que os programas da área são ramificados nas dez sedes regionais da empresa – além da própria estrutura central em Porto Alegre.

As atividades são realizadas em parceria com entidades locais dos municípios. “Promovemos palestras em escolas, ações de limpeza de rios e mananciais, discussão sobre recursos hídricos e sobre os diversos usos da água. Hoje, apenas 10% da água é para uso doméstico; 15% se destina à indústria e 80% vai para agricultura e pecuária”, informa.

Foto: Corsan/Divulgação

Apenas 10% da água tratada é para uso doméstico | Foto: Corsan/Divulgação

Para o pedagogo, as pessoas precisam compreender o processo que envolve a disponibilização doméstica da água para valorizar o meio ambiente. “É preciso olhar para a gestão dos recursos hídricos como um todo. A água não está apenas na torneira. Ela vem de um manancial e passa por uma estação de tratamento”, observa.

Ele considera que o principal desafio destas campanhas de conscientização é a ampliação do público atingido. Tradicionalmente, essas iniciativas tendem a ficar restritas ao ambiente escolar. “Temos feito esforços para atingir espaços do público adulto, indo a câmaras de vereadores e associações de bairros. O público nas escolas é o mais fácil de se trabalhar, mas precisamos avançar em outros ambientes, fazendo, efetivamente, o enfrentamento de alguns temas. Não podemos responsabilizar crianças pela educação de seus pais”, avalia.

Um dos exemplos das campanhas desenvolvidas pela companhia é o projeto “Corsan nos Bairros”, que ocorre em Passo Fundo. A iniciativa começou como uma alternativa para a empresa se inserir nas comunidades e melhorar seu sistema de cadastramento e cobrança de faturas, mas acabou sendo ampliada para a realização de campanhas ambientais.

“Fazemos oficinas sobre uso da água e dos resíduos sólidos, envolvendo reciclagem e tratamento de esgoto”, explica Claudir Alves, conselheiro ambiental da Corsan e funcionário da sede regional em Passo Fundo.

O projeto envolve a realização de peças de teatro e a disponibilização da estrutura da companhia nos bairros para que usuários possam tirar dúvidas e fazer cobranças a respeito dos serviços prestados. “Os eventos são abertos ao público. Muitas pessoas com problemas na ligação da água ou na fatura vão para adquirir informações”, afirma Claudir.

Tags: ,



 

Cupons de desconto: Submarino , Walmart , Lojas Colombo, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Casas Bahia, Americanas, Extra, Netshoes, Azul.


 

 
  • Michelle Campos

    Boa Tarde
    Meu nome é Michelle sou professora de ciências, estou me especializando em educação ambiental e cursando Gêneros , Água e Educação Ambiental.
    Preciso realizar um trabalho que se baseia em entrevista com pessoas com referência na área da importância da água, e gostaria de saber se posso contar com a sua ajuda.
    No caso são apenas 5 perguntas :
    1) Nome do representante ou coordenador ou presidente do grupo ou coletivo:
    2) Objetivo e missão do grupo:
    3) Data de criação ou surgimento:
    4) O que está fazendo atualmente, ou quais atividades tem desenvolvido:
    5) Como o grupo realiza sua comunicação, seja entre os membros e do grupo com a sociedade e imprensa:
    Desde já fico muito agradecida.
    Att: Michelle Campos