11/jan/2017, 19h31min

Representantes de empresários não comparecem a reunião sobre piso regional com governo e centrais

Reunião contou com a presença de três secretários e representantes das centrais sindicais | Foto: Aline Vargas/CTB

Da Redação*

Nesta quarta-feira (11), representantes de centrais sindicais, o diretor técnico do Dieese, Ricardo Franzoi, e os secretários Ayres Apolinário e Fábio Branco, responsáveis pelas pastas de Trabalho e Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, respectivamente, se reuniram para discutir a proposta para o piso regional. Apesar da Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional ter convidado, nenhum representante dos empresários compareceu à reunião.

Para o presidente da Central de Trabalhadores do Brasil no Rio Grande do Sul (CTB-RS), Guiomar Vidor, o não comparecimento dos empresários ao encontro sinaliza que a patronal está de acordo com o que for negociado entre entidades que representam trabalhadores e governo.

Vidor ressaltou ainda que com federações como Fiergs, Fecomércio, Farsul e Federasul defendendo a previsão de retomada do crescimento econômico e PIB positivo para 2017, coloca as centrais em posição diferente do ano passado, em cenário de recessão, quando o governo rejeitou a proposta. “Estamos cobrando coerência do governo do Estado que, no ano passado, se utilizou de critérios que levavam em conta o reajuste salarial médio concedido aos pisos das categorias de trabalhadores do Estado, contempladas pelo Mínimo Regional”, defendeu o representante da CTB.

A proposta apresentada pelas centrais sindicais é de um reajuste total de 10,45%. Ou seja, adicionar 1,52% ao índice médio de reajustes de 2016, que foi de 8,8%, segundo o Dieese.

Na reunião, o secretário de Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, José Reovaldo Oltramari, afirmou que o governo deve anunciar um índice de reajuste até final do mês. O projeto ainda depende de votação na Assembleia Legislativa. A data base prevista para os reajustes é 1º de fevereiro.

*Com informações da CTB

Tags: , , , , ,



 

Cupons de desconto: Submarino , Walmart , Lojas Colombo, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Casas Bahia, Americanas, Extra, Netshoes, Azul.