21/mar/2014, 8h11min

No dia da água, Corsan conscientiza público infantil sobre questões ambientais

Estação das Águas permite a crianças aprenderem de forma interativa | Foto: Corsan

Estação das Águas permite a crianças aprenderem de forma interativa | Foto: Rafael Régoli/ Corsan

Débora Fogliatto

O Dia Mundial da Água, comemorado neste sábado (22), foi instituído pela ONU e funciona como uma data simbólica para trazer conscientização e informação sobre saneamento, escassez e consumo. No Rio Grande do Sul, as unidades da Corsan promovem ações visando educar o público infantil e escolar, incluindo o projeto Estação das Águas, espécie de circuito interativo educativo.

“Nossa equipe de educação ambiental preparou um material especialmente para servir de apoio para as atividades de debates e conscientização que estão sendo feitas nas unidades da Corsan”, explicou o diretor-presidente da empresa, Tarcisio Zimmermann. Ele esteve no comando da companhia até esta sexta-feira (21), quando Arnaldo Dutra tomou posse. Zimmermann assumiu a presidência da Companhia em maio do ano passado, e Dutra já havia dirigido a empresa de 2011 a 2013.

A Corsan realiza programas educativos para estudantes | Foto: Rildo Peres/ Corsan

A Corsan realiza programas educativos para estudantes | Foto: Divulgação/ Corsan

Zimmermann destacou um dos dados que consta no material, de que cada brasileiro consome mais de cinco mil litros de água por dia, no conjunto de bens, serviços e usos que pode fazer. “Esse é um dado importante para nos informar sobre os usos da água como energia, e o quanto efetivamente a água compõe a nossa vida. É esse o debate que estamos fazendo neste ano, procurando situar a grandiosidade da presença da água”, afirmou.

Nesta quinta-feira (20), a companhia lançou também o programa Água Legal, que visa incentivar a população a regularizar a ligação de água de suas casas com a conexão legal das redes da Corsan. O contrato foi firmado com a prefeitura de Alvorada, primeira cidade a ser beneficiada com a iniciativa.

Em Canoas, as comemorações vão ocorrer no Parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo), que receberá a Estação das Águas. “São vários brinquedos ecológicos voltados justamente à educação relacionada ao meio-ambiente, preservação da água”, afirmou César Augusto Alves Magalhães, chefe da unidade de Canoas. “É um verdadeiro passeio no ciclo natural da água, desde o consumo humano até o tratamento de esgoto”, completou Zimmermann. No projeto, a criança entra nas edificações que compõe as estações, de forma a tomar consciência das relações entre o ser humano e a água.

Ações de Canoas

Além da atividade específica, ações são realizadas periodicamente desde o ano passado para conscientizar estudantes na cidade. A unidade tem parceria com o jornal Diário de Canoas e com escolas locais, que consiste na realização de palestras uma vez por semana para uma turma de colégio. “Algum colega nosso dá uma palestra sobre água, reciclagem do lixo, preservação dos bens naturais, algo ligado ao meio ambiente, e os alunos realizam uma atividade sobre isso”, explica Magalhães. O jornal entra na parceria realizando matérias sobre as atividades realizadas, que por sua vez são lidas pelas famílias das crianças. “Essa é também uma forma de unir a educação ambiental e as crianças adquirirem o hábito da leitura”, destaca.

A unidade também realiza um projeto de conscientização para moradores de áreas recém regularizadas. Em parceria com a prefeitura de Canoas, a Corsan vai até locais onde recentemente foi instalada água canalizada e explica sobre a canalização da água, possíveis vazamentos, os valores das contas. “É do nosso interesse prezar pela educação ambiental. Ensinamos desde o funcionamento do aparelho que mede a água, o que significa a conta de água. A gente faz uma espécie de workshop”, explica Magalhães.

Prefeitura de Porto Alegre no Dia da Água

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Equipe de Vigilância de Águas da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), realiza desde terça-feira (18) a limpeza do Arroio do Meio e arredores, feita em parceria com a comunidade da Vila São Miguel, no bairro Aparício Borges. Na sexta-feira (21), a praça da comunidade Maria Bastos recebe as celebrações do dia Mundial da Água, com apresentações teatrais e uma caminhada de conscientização, a partir das 14h30.

Situação do estado

Segundo Tarcisio Zimmermann, os índices de saneamento e abastecimento de água no estado são muito positivos. A Corsan tem uma cobertura de 98% de abastecimento nos 320 municípios em que atua, com apenas 2% de áreas em que não se consegue chegar. No tratamento de esgoto, 15% é realizado no estado na área atendida pela companhia. “Estamos fazendo investimentos que vão permitir que até o ano de 2017, com os recursos que já temos, chegaremos a 40% de esgoto tratado. Essa é a boa notícia, de fato o Brasil investe dinheiro em saneamento, e a Corsan tem conseguido captar muito”, comemorou o presidente.

Banner Sul 21 08 01 14



 

Cupons de desconto: Submarino , Walmart , Lojas Colombo, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Casas Bahia, Americanas, Extra, Netshoes, Azul.


 

 
  • Temos a solução para as cidades que tem hão escassez de água
    Nosso produto e 100% brasileiro
    Vai resolver a questão da água
    Vai mudar o abito das pessoas
    Vai aumentar a higiene
    Vai ter mais sustentabilidade e contribuir com o meio ambiente
    Baixo custo onde todos poderão adquirir o produto

    Só não entendemos porque os governantes não querem o produto
    para população?