5/out/2012, 1h04min

Manifestação termina em batalha campal no centro de Porto Alegre

Samir Oliveira, Igor Natusch, Ramiro Furquim e Felipe Prestes
Atualizado às 05h01

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Uma manifestação que reuniu centenas de pessoas em frente à prefeitura de Porto Alegre na noite desta quinta-feira (4) começou de forma pacífica e acabou terminando em uma verdadeira guerra campal. Centenas de jovens e artistas de rua protestavam por uma cidade “mais alegre”, mas terminaram a noite sob forte repressão da Brigada Militar.

Leia mais:
- Antes da repressão, alegria prevalecia em ato no Centro de Porto Alegre
- Autoridades divergem sobre repressão da BM a manifestação em Porto Alegre
- Manifestantes voltam à prefeitura para protestar contra repressão em Porto Alegre

O Homem Banda animou o início da aglomeração na Praça Montevideo | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

A reportagem do Sul21 esteve no ato durante quase toda a noite e pôde observar que a manifestação transcorria de forma pacífica e animada. Os manifestantes estavam dançando, cantanto e gritando palavras de ordem contra o prefeito José Fortunati (PDT) – acusado de ter privatizado diversos espaços públicos de Porto Alegre, como o Largo Glênio Peres e o auditório Araújo Vianna, ambos patrocinados pela Coca-Cola.

Guardas Municipais negaram problemas com os manifestantes: não houve tentativa de invasão ao prédio da prefeitura | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Quando a reportagem deixou o local por volta das 23h30min, a manifestação ainda ocorria de forma pacífica e bastante festiva, sem nenhum tipo de confronto. Mais de 20 guardas municipais faziam a defesa da entrada da prefeitura e exatos 19 policiais militares – agrupados em quatro viaturas e três motocicletas – faziam a defesa do mascote da copa do mundo, um boneco gigante de um tatu patrocinado pela Coca-Cola que estava colocado no Largo Glênio Peres.

Brigada Militar guardava o local desde às 16h | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Pouco depois que a reportagem deixou o local, os ativistas resolveram se dirigir ao Largo Glênio Peres para protestar em frente ao boneco da Coca-Cola. De acordo com diversos relatos de pessoas que estavam no local, os brigadianos permaneceram imóveis diante da aproximação da multidão.

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Segundo os manifestantes, os brigadianos permitiram que as pessoas pulassem a grade de contenção do mascote para, então, começarem a reprimi-las. A partir daí, os relatos são de que houve uma verdadeira batalha campal.

Roberta Santiago e Tamires Marchetti esperavam por notícias de uma amiga que estava presa. Elas contam que o ato ocorria pacificamente, quando manifestantes decidiam dançar em volta do tatu, local onde se concentrava o contingente de policiais. Segundo as jovens, apenas cerca de cinco pessoas furaram o bloqueio para tentar vandalizar o mascote, mas isto desencadeou um conflito generalizado. Policiais agrediram não só as que invadiram a área onde fica o mascote, mas também as pessoas que dançavam em volta. Outros que não haviam apanhado, tomaram as dores de agredidos e jogaram latas ou tentaram defender amigos. Houve correria e quebra-quebra em prédios próximos. Testemunhas dizem ter ouvido barulhos de bomba de efeito moral e tiros de borracha.

Tamires conta que a amiga presa foi agredida por estar registrando o confronto. “Ela estava filmando com o celular, foi jogada no chão. Policiais bateram nela e a prenderam. Torceram o braço dela até quase quebrar. Depois, disseram que nós só poderemos falar com ela amanhã e não deixaram nem o advogado entrar no posto”. Roberta diz que também foi agredida. “Um policial me deu um chute, me pegou pelo braço e me chamou de vadia”.

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Para defender o boneco representando o mascote da Copa 2014 – que chegou a ser derrubado -, foram deslocados cerca de 60 policiais militares do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 9º Batalhão de Polícia Militar, além de tropas da Guarda Municipal. Os policiais jogaram bombas de gás lacrimogêneo, dispararam tiros com munição não-letal e partiram para cima dos manifestantes com seus cassetetes. Os relatos informam que sequer os jornalistas presentes foram poupados. Pelo menos três, que estavam devidamente identificados com seus crachás, foram agredidos: um fotógrafo do jornal Zero Hora, um repórter do Correio do Povo e um repórter da Rádio Guaíba.

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

De acordo com alguns manifestantes ouvidos pela reportagem, as mulheres foram agredidas com puxões pelos cabelos, além de xingamentos de policiais que as chamavam de “vagabundas”. Após o tumulto, já com reforços no local, a polícia ordenou que todos de ajoelhassem no chão.

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

O repórter fotográfico do Sul21, Ramiro Furquim, chegou ao local após o confronto e presenciou o momento em que a SAMU chegou para atender os feridos. “A SAMU buscou um cara que estava com um machucado aberto na cabeça”, relatou.

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Por volta da meia-noite, seis pessoas estavam detidas dentro do posto da Brigada Militar, contíguo ao Largo Glênio Peres, e duas em uma viatura, segundo o Coronel Freitas. Do lado de fora, parentes e amigos tentavam falar com os detidos, mas eram impedidos de entrar no posto. Era possível ver que lá dentro havia um jovem com a cara toda ensanguentada. Depois de momentos de pressão, o coronel informou que os detidos que estivessem reclamando de dores seriam levados ao Hospital de Pronto-Socorro (HPS) e, em seguida, ao Palácio da Polícia. Os que não precisassem de cuidados médicos iriam direto para o este último local. O coronel afirmou que poderia elencar muitos motivos para as detenções: “Desordem, dano, agressão, lesão corporal. Teria uma lista”, disse.

Até o momento, as informações mais precisas dão conta de que a Brigada Militar prendeu seis pessoas e de que cerca de 20 manifestantes estão feridos e recebendo cuidados médicos no Hospital de Pronto-Socorro.

Os manifestantes já colocaram no YouTube um vídeo com o momento em que o boneco foi derrubado.

Atualização (10h55): Aqui, um vídeo com imagens extremamente claras:

ATUALIZAÇÃO (3h24): No momento, alguns manifestantes já foram encaminhados ao Palácio de Polícia. Segundo a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), que está no Hospital de Pronto Socorro, são 14 feridos que se encontram no local, embora a polícia não saiba informar quantos deles estão sob custódia. Os números ainda não foram confirmados pelo HPS.

Relatos recebidos pela reportagem dão conta de que pessoas foram perseguidas além do Largo Glênio Peres pelas forças policiais, sendo vítimas de agressões. Guiga Narciso foi alvejado por balas de borracha na Andradas, quase Borges de Medeiros, e garante que estava indo para casa quando ele e seu grupo foram cercados por policiais. Ao tentar proteger uma amiga, foi alvo dos disparos. Ele está no HPS para remover estilhaços da bala alojados em seu pescoço. “Eu fico pensando: quem é a policia da polícia? Vou fazer uma ocorrência para quem, para eles mesmos (policiais)?”, lamenta.

ATUALIZAÇÃO (05h01): Alguns manifestantes encontram-se neste momento no Palácio da Polícia, sob acusações de dano ao patrimônio e agressão.

Leia mais:
Autoridades divergem sobre repressão da BM a manifestação em POA
Antes da repressão, alegria prevalecia em ato no Centro de Porto Alegre
Manifestantes voltam à prefeitura para protestar contra repressão em Porto Alegre
- Secretaria de Segurança Pública justifica a atuação da Brigada nos conflitos de quinta-feira
- Tarso emite nota sobre a a atuação da Brigada nos conflitos de quinta-feira
- Após incidentes em Porto Alegre, pelotões especiais da BM passarão por reciclagem
- Boneco da Copa em Porto Alegre não teria sido danificado, diz delegado

Tags: , , , , ,


366 comentários para “Manifestação termina em batalha campal no centro de Porto Alegre”

  1. Augusto Amatneeks disse:

    Acho que o Prefeito vai querer se vitimizar e dizer que é culpa do PT. Por que será que ele teme tanto o PT, é proque ele conhece a força do PT e teme ser derrotado.

  2. VANDER SILVEIRA disse:

    NO ESCÂNDALO DO “PROJETO PRAIA DO GUAÍBA” ; O SEQUESTRO DA CHAMINÉ DO GASÔMETRO ; A INVASÃO DA CÂMARA DE VEREADORES; O ABRAÇO AO GUAÍBA … ALCEU COLLARES PERDEU A ELEIÇÃO NOS ÚLTIMOS DIAS PARA OLIVIO DUTRA (1988)
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=-Ux6sNubdCU

  3. Osmar POA disse:

    A valorização do ridiculo boneco da Coca Cola e a privatização dos espaços públicos pelo Fortunatti não são novidade mas esse anarquismo sem noção só irá fortalecer o atual prefeito perante o povão.
    Ta reeleito; “agradeço” aos anarquistas pois este video será usado que nem o do relógio dos 500 anos.

  4. Eduardo disse:

    Moçada das bicicletas não gosta de coca-cola nem de relógio da RBS. Fazer o quê?

  5. Pablo disse:

    Não estou tomando partido algum aqui, mas acho esses acontecimentos fascinantes! Grupo de pessoas (tristes) protestando por cidade alegre tornam-se violentos contra um boneco inflável patrocinado por uma multinacional que vende água com açúcar. O boneco inflável, símbolo de um evento esportivo no país do futebol é fortemente protegido por policiais suficientes para proteger o centro da cidade por uma semana.

  6. Nilo Freitas disse:

    Mas Augusto, neste caso a culpa é do PT, que governa o estado e a Brigada Militar.

  7. Luiz Müller disse:

    A força do povo anda trancendendo os partidos. Deviam abrir olhos e ouvidos. O caldo ferve e pode entornar. Quando entorna, pode ser do lado direito ou do lado esquerdo. Quando é do lado direito a gente já sabe o resultado no Brasil .

  8. Marcos Bernardi disse:

    Eu continuo me surpreeendo com a Brigada do Tarso… É um horror, insegurança total, repressão, escutas clandestinas… Se tinha uma coisa q eu achava q seria melhor com um Governo do PT era a área da segurança… Me enganei – ou me enganaram. Q decepção… Saudades do Olívio e do Bisol.

  9. Marcos Bernardi disse:

    * surpreendendo

  10. HIRJ disse:

    Tanta coisa pra se preocupar, e essa galera resolve implicar com um boneco inflável? parece é que tão querendo aparecer, arranjando um motivo qualquer pra ser rebeldezinho. mas deixem o tatu em paz, não é como se esse quadradinho de 4mx4m estivesse atrapalhando a vida de alguém. a BM, que poderia estar nas ruas cuidando da segurança do cidadão, teve que ser deslocada pro boneco só pq uns cabeças de bagre querem se achar revolucionários. e nem assim se acanham. desafiam a BM, tentam derrubar o tatu, e depois são repreendidos e não sabem por que, os santinhos.
    o texto da notícia é claro: a BM agiu após os manifestantes começarem a vandalizar o boneco.

  11. Aliriane Almeida disse:

    É simplesmente revoltante ver o “valor” das coisas. Tirando que, por si só, as ações dos brigadianos já são, no dia a dia, deste teor, sempre ridicularizando as mulheres e fazendo suas intervenções “de poder” em situações que nestes casos não são necessárias a esse ponto, (ok, podem haver exceções), são pessoas que tratam tudo com violência e sem medir forças. Há quem diga que eles são “treinados” para isso e justificam ações truculentas pois “marginal tem que ser tratado assim”. Esse pensamento é lamentável e, infelizmente, em casos como esses o rídiculo se torna o objeto da proteção ser o bendito(?) boneco de plástico, embora saibamos que isso é só o reflexo de inúmeras outras ações que têm acontecido e também desta sociedade rídicula que fazemos parte. Vergonha. Por eles, que agiram de forma totalmente desnecessária, e por mim que não pude estar ali gritando “covarde” junto. Por diversas vezes vejo situações de risco pela cidade e me pergunto onde estão estes “60 policiais militares do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 9º Batalhão de Polícia Militar, além de tropas da Guarda Municipal”. Segurança pra quem?

  12. Marcos Bernardi disse:

    O texto é claro e a realidade dos fatos mais ainda: A BRIGADA DO TARSO DESCEU O CACETE!

  13. Aliriane Almeida disse:

    HIRJ : Tanta coisa pra se preocupar, tuas palavras são exatamente o que eu digo pra mim mesma. Mas teu ponto de vista é muito raso ainda.

    “a BM, que poderia estar nas ruas cuidando da segurança do cidadão, teve que ser deslocada pro boneco só pq uns cabeças de bagre querem se achar revolucionários. ”

    Ainda bem que tu usou do tempo verbal correto “poderia”, pois nunca está. Parabéns pela tua visão e tua coragem em assinar teu nome na tua opinião.

  14. Stefan disse:

    o PT tem a chefia da brigada e o prefeito e seu partido são aliados de Tarso e Dilma !

  15. Cadu disse:

    Quando vejo um vídeo em que “jovens manifestantes e artistas(?)” urram de alegria como selvagens enquanto derrubam um boneco de plástico, é porque estamos no fundo do poço. E a culpa não é da Coca Cola….

  16. Giovani disse:

    Pelo que vi a BM deixou os manifestantes agirem para depois reprimir e isso nao eh legal, certo?

  17. daniel disse:

    A brigada tem como chefe o governador do estado, do PT, não é? não tem nada com a guarda municipal…

  18. Realmente lamentável, tudo isso aqui em Poa, espaço público deveria ser do público para o público, quantas vezes toquei meu violão em frente ao Mercado, quantas vezes participei da famosa Feira de Artesanato da Economia Solidária neste lugar que hj é campo de uma guerra urbana, triste mesmo, e enquanto isso eu, em casa, assistia ao debate, para tentar não anular meu voto! Porto Alegre deveria começar a se chamar Porto Triste. Abraços (Alex Seixas)

  19. Diego disse:

    Desculpa, mas estão transformando uma manifestação APARTIDARIA em palanque ja… cada um com sua ideologia e opnião, mas onde estava a consciencia dos que estavam dançando quando o tal grupinho de 5 se aventurou a vandalizar patrimonio privado (mesmo que em area publica com autorização) é o mesmo que depredarem um carrinho de pipoca na praça XV… quem errou foram estes individuos. Não importa de quem seja, mas querer se esconder atrás de “lei inviolavel” tem que respeitar também o direito do próximo.

  20. Daniel disse:

    O policial que excede a lei para defender a própria lei não é um criminoso também?
    ==
    ps. e o Tarso e os petisas, será que vão se manifestar?

  21. Cadu disse:

    Acabei de ler relato de alguém que estava presente, descrevendo que não contentes com a situação de confronto, alguns “jovens manifestantes e artistas” aproveitaram para atacar agências bancárias e bancas de revistas nas proximidades. Orgulho de ser gaúcho?

  22. Ana disse:

    sou contra vandalismo, acho que quem destroi o patrimonio dos outros deve sofrer consequencias LEGAIS e nao fisicas. nao vivemos na selva! mas questiono a privatizaçao dos locais publicos. além disso, sendo esse horrendo boneco da cola-cola patrimonio privado, deveria ser protegido por seguranças privados, e nao por policiais que deveriam proteger o povo de agressoes. esses mesmos policias mostram-se despreparados, reagindo exageradamente contra a populaçao.

  23. Marcelo Tskin disse:

    Tarso não tem responsabilidade sobre as ações da BM. Só a Yeda era responsável.
    E jovem de classe média tem fetiche em apanhar da polícia, impressionante.

  24. william bittencourt disse:

    concordo plenamente,com o acontecido,estava indo tudo muito bem,ate q uns ridiculos de uns revoltadinhos resolverem aparecer para estragar a festa…fizeram por onde e sofreram as consequencias,parabens a brigada militar….lugar de vÂndalo,é no xelindró!!!!!!

  25. Isadora disse:

    Não esqueçam que a Brigada Militar está sendo comandada pelo tarso
    (que tem na base o PCdB e o PDT) . Agora votem no Villa e no CORONEL Bonetti. A yeda foi embora, mas o tarso continua com a mesma política na brigada militar!!

  26. Juliano Amaral disse:

    “Segundo os manifestantes, os brigadianos permitiram que as pessoas pulassem a grade de contenção do mascote para, então, começarem a reprimí-las.”
    Eu vejo no video o mascote sendo derrubado e não vejo agressão policial, o texto é totalmente tedencioso contra a força policial, porém o que indica as imagens, a agressão partiu dos mnifestantes.
    Falar, dançar e gritar, enfim, na rua não deve ser crime em lugar algum, mas destruir patrimonio alheio sim.

  27. Andre Dornellesa disse:

    ai galera o brasil e uma merda gastar dinheiro em merda de boneco e merda de futebol emquanto maitas familhas sem casas por causa de chuvas e sem estudo em muitas cidades isso meus amigos e o brasil e ainda tem gente que apoia isso quero vc trabalhador que esta bem no emprego com seu belo salario um dia pasar pelo que uns hoje sem emprego e vendo o governo envestir dinheiro e seder espaco pra essa merda de copa entao meus amigos vejao bem em quem vao votar j

  28. Fabio Castro disse:

    Movimentos de Porto Alegre, pessoas com partido e sem partido se unem contra alguém que está destruindo nossa cidade, e vocês chamam de anarquistas? Manifestação sem propósito?
    Quem sabe não tá na hora de tirar a bundinha do sofá e se manifestar também. Até parece que não sabem o que acontece na cidade. Ou são muito ingênuos ou não querem ver.

  29. Marcelo Oliveira da Silva disse:

    Queimaram um balão inflável depois do show do Tom Zé, e numa noite em que os seguranças deixaram os caras livres pra protestar o show inteiro. O próprio Tom Zé tratou de segurar a onda. Estava na primeira fila e assisti o show todo. Liberdade de expressão total. Ainda assim terminou em vandalismo.

    Na noite seguinte, o mesmo grupo convoca uma manifestação cheia de adjetivos fortes em torno de outro inflável. Termina como terminou. Alegam que a BM é que exagerou. Espera um pouco e calça o sapato deles. Se você fosse brigadiano, não leria Facebook? E então planejaria o seu trabalho como?

    Foi uma estratégia inteligente, ingênua, ou faltou limite mesmo? Vai dizer que a circunstância não tinha nada de exaltada e que tudo foi uma grande orquestração do Big Brother à moda George Orwell. Tá. E tudo isso manipulado pela inteligentsia da BM mancomunada com a Fifa e as grandes empreiteiras que controlam a Prefeitura. Sei.

    O que lamento mais que tudo é que fizeram um puta desserviço cultural. O receio de sediar show de rock pra publico juvenil no Araújo já era grande logo depois das manifestações no dia da reabertura. Sustentei e sustento que aquele palco era uma puta plataforma pra acelerar o República do Rock (um projeto mensal, no teatro Renascença) e multiplicar por 3 mil a cada noite o público que quer curtir bandas novas da cidade.

    Depois desses incêndios após o show do Tom Zé e desse quebra-quebra no Tatu Bola, imaginem a tarefa agora pra convencer meus colegas do potencial que seria pras bandas bem iniciantes da cidade usar o Araújo pra alavancar a cena pop-rock e botar essa moçada pra criar e lucrar com isso. Bravo.

  30. Julha Gondas disse:

    nao gostei daquele chafariz do glenio peres me molhando no espaço PUBLICO, onde eu deveria passar sem ser agredida.. AGUA SE COMBATE COM FOGO.. e ca pra nos aquele tatu é mto tosco.. ocupando um puta espaço publico.. onde podia ter uma manifestação artistica.. quero mais é q esse tatu vá pro quinto dos infernos onde a coca cola impera. se o fortunati se reeleger, eu quero que joguem cimento naquele chafariz que a COCA-COLA ajudou a construir.. aposto que jaja eles colocam dias que vai jorrar coca-cola naquela joça.. e vo fazer os dias da coca-cola durante a semana.. OLHA, LEVEM SEUS COPOS, HJ É DIA DA COCA COLA.. patrocinados por quem?… GOVERNO

  31. Andre Dornellesa disse:

    Eu estou com vc

  32. Wagner disse:

    Vândalo vagabundo deve ser tratado com bandido. Agora só faltam dizer: “o protesto era pacífico, porém os brutos dos policiais bateram na gente”. É a esquerda revolucionária que são contra tudo e contra todos. Uns dizem que são contra a privatização, outros contra o consumismo, outros contra a direita perversa. No final são tudo estudante de jornalismo, filosofia, sociais e história, com suas barbas e cabelos compridos que sonham com Cuba, mas sequer leram “O Capital” de Marx. Protestantes são os mesmo do Araújo Vianna. Brigada bateu e deve bater, já que os pais desses “burgueses revolucionários” não fizeram nada. De fato, as fotos já foram postadas no Face e os vídeos no You. É a irracionalidade da juventude ligada ao PSOL, PT, PSTU e demais partidos alienados à realidade.

  33. caetano disse:

    Parabéns ao secretário Michels! é a velha truculência da Brigada Militar dos tempos da Yeda versão 2.0.

  34. Jonatan Zimmerman disse:

    Lamento o que estes vagabundos travestidos de protestantes fizeram. Se tivessem realmente preocupados com o futuro das cidades, estariam assistindo ao debate da Tv e refletindo qual candidato é o melhor para Porto Alegre. Mas não, estão afundados no protesto com uma causa rasteira. Ora, uma cidade mais feliz? É patético. Uma cidade mais feliz, como eles querem, não se faz com afrontas a BM, com pichações, com ivasões ao prédios públicos e privados, muito menos com essa alienação política e intelectual. O que nos preocupa é que grande parte destes revolucionários sem causa é jovem. Farão o futuro do nosso país.

  35. Ribeiro disse:

    Baita fiasqueira da Brigada!

    Meio Batalhão e não deram conta de proteger o Totem do patrão!

    Tomaram uma ruim da gurizadinha!

  36. Alguém pode me explicar, em primeiro lugar, o que a BM (pública) tava fazendo resguardando um ANÚNCIO de uma companhia privada? Não entendi…

  37. Rodrigo Argenta disse:

    Revolucionarios de meia tigela!!! Não tem mais o que fazer??? Bando de idiotas, não conhecem e não sabem como funcionam as forças militares? Eles agem após uma ação, ou seja, eles reagem. Os babacas deram motivos para a PM descer o cacete. Depois que deram um único motivo esses covardes disfarçados de autoridade sentam a porrada mesmo. Mas deram um motivo, não tem do que reclamar.
    Deixem de ser idiotas e querer fazer a revolução contra a Coca e o McDonalds. Esqueçam o maconheiro do Che Guevara e se preocupem com os ladrões que estão no poder, na sua cidade, no seu estado e no seu país. Rebelem-se contra esses ministros sujos do supremo, que estão rindo das nossas caras, inocentando essa cambada de bandidos.
    Motivos não faltam para uma manifestação coerente!!!

  38. Jeronimo Collares disse:

    Nada, absolutamente nada justifica a ação da PM Gaúcha. Política não se faz com cacetetes em tempos de democracia. A juventude que se manifesta contra a privatização dos seus espaços públicos não pode ser vítima de tamanha agressão, ainda mais esta agressão vinda de uma corporação dirigida por um governo que se diz democrático e popular. O diálogo é o caminho, no campo da política, a fim de se resolver impasses. Infelizmente estamos assistindo a criminalização cada vez maior dos movimentos sociais. Precisamos resistir!

    Pela imediata soltura dos detidos pela PM Gaúcha;
    pela rigorosa apuração dos fatos que geraram tamanha brutalidade da PM;
    Pelo afastamento do oficial responsável pela ordem de dispersão do ato pacífico que ali se desenvolvia, apuração de agressões e abuso de força.

  39. rlunardini disse:

    É sem explicação a atitude tomada pela polícia. Por que policial tem que ser treinado pra guerra e por que essas técnicas são colocadas em prática dentro de uma cidade? Não existe motivo pra tamanha violência. Quando e como isso tudo vai mudar? Todos serão pessoas e tradados como pessoas por todos, inclusive pela polícia e pelo governo? Quem vê manifestação como agressão e não sabe controlar uma atitude de violência (transgredir o espaço delimitado e esvaziar o boneco, pra mim, também é violência) sem utilizar mais violência não merece fazer parte de uma sociedade. Muito menos de quem controla ela. Espero que meus amigos portoalegrenses leiam isso e convertam isso em verdade no próximo domingo.

  40. Bruno Fagundes disse:

    Bah que vergonha de ser gaúcho. Que gente amargurada… e querem uma cidade mais feliz!! Implicar com um boneco da copa, é não ter o que fazer! Revolucionários da mamãe!

  41. Priscila disse:

    Rir pra não chorar desses comentários reacionários…
    “Ora, uma cidade mais feliz? É patético. Uma cidade mais feliz, como eles querem, não se faz com afrontas a BM, com pichações, com ivasões ao prédios públicos e privados, muito menos com essa alienação política e intelectual.”
    Caro Jonatan whatever, quem sabe o senhor não se intera do assunto, ou então presencie essas tais “afrontas” que esses vagabundos tem a coragem de fazer, antes de sair papagaiando merda pelos dedinhos. Ou então tentar saber todo o intuito do protesto? Deixa de ser preguiçoso e corre lá.

  42. Som do Roque disse:

    “a copa do mundo começou, minha gente: metam os cassetetes nas pessoas e deixem a praça para o tatuzão da COPA-COLA.”

    “afinal, para quê mesmo pessoas? O importante é o tatuzão da COPA-COLA…”

    “Me digam, por que estes manifestantes, estes vândalos teimam em se reproduzir e viver? O mundo seria mais fácil sem eles…”

    “Metam bala de borracha nas pessoas, espanquem as pessoas, joguem spray de pimenta no rosto das pessoas, explodam bombas de gás lacrimogêneo… prendam todos… são manifestantes, vândalos, não importam… afinal, para quê existem pessoas? O importante mesmo é o tatuzão da COPA-COLA”

  43. Ney disse:

    Gente: O tatú ( horrendo) não é logo da Coca-Cola, e sim da desnecessária e inconveniente Copa no Brasil, que Lula inventou, comprou, e depois, junto à Fifa, leiloou entre grandes patrocinadores do mundo capitalista, possivelmente com distribuição de… Sei lá como chamar. Se a Brigada bate antes da invasão do cercado, é injusta. Se bate depois, é truculenta. Mas se alguém daqueles vândalos acha que está em vias de ser assaltado, chama logo a então heróica Brigada. E tudo isto pode ocorrer na mesma noite. Tanto o tatú quanto o relógio dos 500 anos (ambos horrendos) foram postos na rua com autorização do poder público municipal, o relógio na gestão do PT (Pont) o tatú na do PDT (Fortunati). Ambos foram atacados por meia dúzia de vândalos que não sabem viver em sociedade e querem impor suas idéias. Nos dois casos a Brigada sentou o cacete. Só houve incidente porque houve agressão a um bem cuja proteção estava entregue à Brigada. O resto é choradeira de quem nunca enfrentou a verdadeira repressão (inclusive da Brigada) que existia nos tempos da ditadura, e hoje quer brincar de rebelde revolucionário sem causa definida. É tudo simples assim.

  44. Som do Roque disse:

    “injetem a droga da obediência em todos… nestes aqui também… eles estão saindo do padrão de obediência… assim não pode, assim não dá…”

    “cuidado, preparar, apontar, estão questionando a apropriação de um espaço público, não, não, metam bala, não pode se questionar privatização do espaço público, preparem as bombas de efeito moral, as balas de borracha, os cassetetes estão à postos? spray de pimenta na cara, já… quem ousa pensar por aqui, quem ousa não seguir as ordens dadas em instâncias superiores? ah, é?… temos uma dose de remédio para estes vândalos, que ousam não obedecer… quebrem a cabeça deles, violem os seus corpos, precisamos defender a qualquer custo as ordens superiores, precisamos defender o tatuzão da COPA-COLA, tirem sangue, pessoas não importam, o que importa é o tatuzão da COPA-COLA”

  45. Som do Roque disse:

    “são todos revolucionários de meia tigela, vândalos, vagabundos, e devem ser tratados como bandidos, metam bala em todos, exterminem da face da terra, afinal, para quê pessoas? Não somos como eles, somos gente de bem, a favor da privatização dos espaços públicos, do consumismo desenfreado, da direita perversa. E afinal, para quê existe mesmo essa área de humanas, estas coisas como jornalismo, filosofia, ciências sociais, história? Isto não serve para nada minha gente. Precisamos acabar com isto também. Com isto acabaremos com os barbudos e cabeludos que nem sequer leram “O Capital” de Marx. A polícia tem que bater e muito até rachar a cabeça, até sair muito sangue, se possível até levar ali numa esquina e dar logo fim nestes vândalos todos, afinal, se os pais não fazem nada, a polícia precisa prestar este importante serviço para nós, pessoas e famílias de bem. E afinal, por quê estas pessoas existem? Tirem as pessoas de circulação. O importante mesmo é a ordem, o progresso e o tatuzão da COPA-COLA.

    As pessoas e as famílias de bem desta linda, alegre, pacata e ordeira cidade agradecem.”

  46. Ana Claudia disse:

    Tem gente que preza pelo revolucionismo de gabinete, no bom do ar condicionado… Ali, a realidade desses sujeitos já chegou a plenitude.

  47. Tatu Testículo disse:

    Deve ser os mesmos “revolucionários” do pedal, fazendo expressão de Guevaras anos 2012, que acham que estão em Amsterdã…Algo como Massa Crítica (ou Miojo Mole, ou Miolo Mole…), batendo nos carros e ofendendo seus ocupantes (eu VI, não li em nenhum jornal), agora expondo seus ideais revolucionários destruindo um…boneco inflável de tatu estilizado!!!! O “imperialismo da Coke” ocupando um pequeno espaço em uma praça enorme…Cérebros de tatu-bola.

  48. Melissa disse:

    Curso “Como criar um estereótipo”.
    Ministrante: Wagner

  49. Ana Claudia disse:

    Fico pensando no coitado no ensanguentado que estava no chão, na foto da matéria. E na guria da foto da capa. Será que eles estão bem? Meu Deus…

    Independentemente de quem ta certo e quem ta errado, a violência gera violência. Sabemos.

    Analisando friamente, aconteceu um ato em que foi inviolada uma área protegida (independentemente do que estava sendo protegido, era a mando de alguém).

    Penso que é uma área protegida pela Prefeitura, pois é uma área “revitalizada” com a parceria da Coca Cola. A BM, infelizmente, neste caso, foi defender ao que lhe foi incumbida. Mas houve repressão desmedida. Por fotos e relatos.

    Acho que precisamos de providencias para apurar os evidentes EXCESSOS (para não dizer coisas piores) realizados pela BM.

    Mas sem dúvida, a BM estava ali a pedido da Prefeitura.

  50. maria helena disse:

    Estes vândalos estão querendo é desconstruir a imagem do pacífico prefeito José Fortunati. Conheço este jogo sórdido da esquerdalha. ´Foram lá pra destruir o boneco da Copa e acabaram apanhando da Brigada, e eles adora por a foto com cara ensanguentada no face…kkk. Esse jogo não pega mais em véspera de eleição. Quem será quem fez isso hein? Qual será o partido. A população de POA, a grande massa adorou o boneco. Adora o Largo Glênio Peres é do povo, é. Mas tem que respeitar o lugar público. Ademais o povo brasileiro nubca gostou do comunismo e nem da esquerda, o povo gosta do capitalismo.

  51. Matheus disse:

    Cerca de 5 invadiram (segundo o que tá “relatado”) e os demais precisavam ficar tudo em volta assistindo esses outros destruirem o boneco? A polícia não vai querer saber quem é quem ali no meio da manifestação, se tá no meio vai sofrer as consequências. Se invadiram tem mais que sentar o cacete nesses manifestantes, pelo que todos entenderam a policia estava ali parada cumprindo sua função de cuidar o local e só tomou alguma atitude após os manifestantes fazerem merda como em todos os protestos que ocorrem na capital. Acho que tá na hora desse papo de manifestação pacifica começar a ser realmente pacifica, pois são raros os casos onde uma manifestação ocorre totalmente sem nenhum tumulto ou problema.

  52. Matheus disse:

    Esse pessoal reclama da coca-cola patrocinando coisas na capital, mas pq não reclamaram quando a pepsi revitalizou a orla do guaiba com quadras esportivas? É engraçado que esse povo só reclama quando sua área de conforto é afetada. Se esse “artistas” queriam tanto usar o Araújo Vianna porque NUNCA apresentaram um projeto para revitalização do mesmo? Porque NUNCA tentaram promover eventos para angariar fundos para a reforma? É engraçado que esse pessoal NUNCA está satisfeito com as coisas, aposto que se o auditório ainda estivesse fechado sem previsão de reutilização estariam reclamando também. Bando de hipocritas!

  53. maria helena disse:

    Esta gentalha devem apanhar mesmo, estão desesperados porque o prefeito está ganhando as eleições. Mas que medo eles tem de uma Porto Alehgre memso, sem estas agressões ao boneco da Coca -Cola, vai dizer qeles nunca tomaram coca e comeram um sanduiche do mac’donalds? Eles depois querenm filmar, por no youtube só pra desconstruir a imagem pacífica do prefeito Fortunati. NÓS , PORTOALEGRENSES QUEREMOS UMA CIDADE ORIVATIZADA, E EM PAZ E COM MUITA COCA-COLA.

  54. fagner disse:

    Parabéns Brigada!
    Mas deveria ter pegado mais pesado!
    DEmocracia ão é baderna!

  55. fagner disse:

    O pior é que já morei na CEU…(o centrinho da revoluçãozinha)!

  56. Pablo disse:

    Que estranho a polícia “deixar” 5 manifestantes entrar no cercado para destruir e depois baixar o cacete em todo mundo.

  57. Marcelo pereira disse:

    brigada militar fez seu serviço, queria o que que desse uma flor pra esses vandalos,protesto não se faz dessa forma, bando de vandalos, vai ver quem deles acorda amanhã as 7 hrs pra trabalhar???, bando de playboi metido a rebelde, aposto que nem um mora na periferia no gueto,

  58. Gustavo Susin disse:

    E o governador, chefe da Brigada, que é do PT, NINGUÉM VAI FALAR DELE?

  59. Bat disse:

    Cresceram tudo a base de Coca-Cola e deu nisso, hahahahahaha! Agora protestar por coisa séria nunca vi, um monte de gente sofrendo em fila de hospital gostariam de ver os jovens saudáveis os ajudando, ah esqueci isso não é revolucionário tem que ser algo contra um “inimigo”, e olha que eles se preocupam com a cidade! Vamos fazer coisa séria pra ser levado a sério.

  60. Marcelo disse:

    ô seu Tarso…..

  61. Malaquias disse:

    Aos que pecam com seus comentários raivosos e cruéis, digo só uma coisa: quem não se revolta com a dor do seu irmão comete uma abominação aos olhos de Deus. Saibam disso todos – até o Fortunati, que se diz cristão.

  62. Rodrigo Vieira disse:

    Gente, que pode ter ocorrido alguns excessos por parte dos manifestantes, pode ter ocorrido sim.
    Mas todos nós sabemos que, infelizmente, a Brigada Militar tem na cultura da corporação uma repressão desmedida e truculenta.
    Já vi a Brigada ser excedida em momentos na qual ela não tinha a minima razão, imagina quando tem um pouquinho.
    Era só controlar a situação em sua raiz,não deixando os 5 “manifestantes” vandalizar o boneco.Mas não, tem que esperar as coisas sair do controle, pra ter desculpa pra violência.
    E até que ponto vale a pena espancar pra defender um pedaço de plástico?
    Quantos inocentes e ordeiros manifestantes apanharam por causa de uns 5 culpados?

  63. Fred disse:

    20 policiais militares que eram pra estar fazendo a segurança da cidade, evitando assaltos, venda de drogas e prendendo bandidos, estavam fazendo a segurança de uma bosta inflável dessas…é de se revoltar mesmo.

  64. lambertts disse:

    “Segundo as jovens, apenas…”
    Tem mais é que sentar a porrada em vagabundos desocupados.
    O ocorrido de fato sempre irá prevalecer o primeiro que contou a historia.

  65. Marcelo disse:

    Em vez de “Leal e Valerosa” poderíamos mudar para “Beba Coca-Cola”.
    O que acham ?

  66. Davi disse:

    O mais impressionante é ver o quanto as pessoas são desinformadas quanto aos movimentos e aos jovens ( os vândalos revolucionários); o quanto abrem a boca para falar de repressão como sendo algo correto e necessário, o quanto distorcem os conceitos de movimentos e lutas sociais (mal sabendo que a maior parte das conquistas democráticas veio pela luta dos “vândalos revolucionários). Como se fosse natural e correto administrar visando o beneficio de uma parcela. A alienação é cruel. Não é o boneco inflável e o que ele representa. Chamar de protesto menor e desnecessário é no minimo compactuar com falacia dos tempos bons que vivemos.

  67. Fátima Avila disse:

    É impressionante como há reacionários entre os que fazem comentários. Se há protestos, é gentalha e a briosa deve sentar o cacete, pois só assim sente-se protegidos… Enfim, o que se depreende: há pessoas querem segurar sua vaguinha na continuidade do fraquíssimo governo do vice-prefeito – identifiquei pelo menos dois aí em cima – e outros que se sentem “protegidos” pelas ações violentas da briosa. Vivemos tempos difíceis mesmo. Alguns, querendo manter seu empreguinho mixuruca, outros, alienados o suficiente para apoiar violência policial. Ainda bem que entre tantos absurdos, há um pouco de lucidez e clareza na avaliação do triste episódio. E eu nem sei porque estou falando essas coisas… Triste.

  68. eu/ disse:

    Olha gente,tudo bem,mas,vamos parar par pensar um pouco: Tem muito sangue no asfalto. Se esse cara amanhã aparecer sem um graaaannnde ferimento,vou achar que tinha um grupo de teatro lá… Mas,que a BM não é santa não é. Só que lembrem: A eleição é municipal,a BM está sob as ordens do Tarso…

  69. disse:

    Tem gente postando mensagens que incitam à violência e o Sul 21 não está bloqueando…

  70. Matheus disse:

    Se fosse um “assaltante” ou um favelado atirado assim no chão, tu teria pena como está tendo desse rapaz com o ferimento?
    Precisava do vandalismo pra mostrar que estavam protestando? NÃO. Fizeram pq? Pra chamar a atenção e serem vitimas pois todos ali sabem muito bem como a brigada reage (a vida da maioria dos envolvidos é fazer campanha politica e “protestar” sobre qualquer coisa). Aposto que seria muito mais efetivo esse protesto por cultura ocorrer com um EVENTO em praça pública com esses artistas do que com esse tipo de protesto. Desse tipo de “revolucionário de apartamento” ninguém precisa.

  71. eduardo disse:

    Trabalho ao lado do mercado.Eu curtia o Tatu. agora vem um bando de vandalo e fura o Tatu. TEM QUE DESCER O SARRAFO NELES. “ah mas eu nao fiz nada e apanhei!!” Te rala.

  72. Edelmar disse:

    Policiais são geralmente mau pagos, despreparados e com uma tendencia a violencia. Com esta combinação explosiva, eu fico pensando, qual seria o objetivo de alguem pular uma grade pra ‘protestar’ do lado de um tal boneco inflável, no meio dos brigadianos?
    Que bom que ainda tem alguem pra protestar, pq poa tá indo pro brejo mesmo, mas vamos combinar que esta tática não foi das melhores.
    Será que as pessoas ainda não perceberam que polícia só existe pra proteger os ricos?

  73. eduardo disse:

    ps: apoio greves, devemos lutar por melhores condições de vida. Mas pacificamente,nao furando o tatu e quebrando agencias ao redor. Vândalos.

  74. francisco disse:

    conseguiram transformar tudo em manifestação politica partidária…
    povo ainda não entendeu que a corrupção já esta no sangue dos politicas… não importa partido…temos a prova do lula e dos seus mensalistas….
    não temos mais direita nem esquerda temos grupos de políticos uns querendo roubar mais que o outro…uns querendo “roubar” essa “Boquinha” dos outros….
    viva o carnaval!
    viva o futebol!

  75. Jorge disse:

    Por uma questão apenas de agenda pessoal não fui a esta manifestação. Agora percebo que teria sido uma grande “roubada”. Perde a razão quem usa a depredação ao patrimônio público ou privado como argumento. Uma ação violenta não justifica a outra, mas, o pagamento à violência é o risco da própria violência. Fiz bem em não me meter numa manifestação com caráter depredatório. Quem já teve seus bens pessoais depredados por vândalos ou delinquentes sabe o que custam. Não se trata da defesa de um boneco, mas da defesa do direito de alguém que tem outras posições sociais. Não a depredação, sempre. É preciso melhorar os argumentos, e não partir para a violência. O princípio está errado.

  76. Eduardo disse:

    Alguma declaração do secretário Airton Michels? Por que 19 brigadianos (agentes públicos) foram deslocados para defender uma área privatizada?

  77. Marcelo disse:

    Vândalos sao essas empresas que fazem lobby em todas as esferas de poder. Vândalo é a prefeitura que vende espacos públicos. Isso sim é atentar contra o bem público. Vamos deixar desse moralismo barato e ter um pouco de sensatez.

  78. Leonardo Santos disse:

    Por 20 anos vi minha família lutar no OP e outros espaços da cidade para garantir a moradia. Muita gente do PT lutou junto, fez marcha, protesto, abaixo assinada. Agora vejo gente, que espero não serem os mesmos que lutaram por tanto tempo, em nome da esquerda acusarem quem luta em defesa “da ordem” e das eleições. Por favor, então o certo é quem está em gabinete “lutando por nós”. Acho que 16 anos de prefeitura e 10 anos de governo federal serviram pra mudar muita coisa, principalmente o lado de quem um dia esteve nas lutas sociais. Se a crítica é do método, faça parte do movimento, colabore, de sugestões, agora fazer papel de controladores e juízes de quem luta é lamentável. Tem gente que nunca viu um protesto de frente na vida e fala, de dentro de um gabinete, em socialismo. Se querem “lutar”daí”, pelo menos façam o que me disseram para tentar me convencer que a luta eleitoral era importante: “companheiro, precisamos disputar a hegemonia por dentro, disputar as consciências”. Pelo visto quem ganhou a consciência de vocês foi o capitalismo. Conservadorismo em nome da esquerda não dá. Todo apoio aqueles que, em um mundo cada vez mais difícil, ousam lutar, ousam apanhar, ousam bater, ousam chorar nas ruas.

  79. Lucas disse:

    Deveriam prender todos esses vagabundos ainda na noite no Araújo Vianna.

    Acham que vivem num mundo sem lei e de vandalismo!

  80. Roni disse:

    Araújo possui utilização Compartilhada.
    NUNCA estive no Araújo, pois esteve desde sempre sucateado. Se a iniciativa privada vai garantir a manutenção adequada e a Prefeitura vai poder usar por 90 dias a cada ano. BELEZA. Se querem uso público, exijam no Tesourinha que também é municipal e está entregue às moscas.

  81. É fácil criticar a brigada. Te coloca na pele deles…. 20 manifestantes ou mais pra cada brigadiano…. tu ia ficar pedindo por favor? Brigadiano também sente medo e tem família pra sustentar. Ali a coisa diz respeito à vida deles. Eu sou contra a violência, mas não os recrimino como se eles fossem monstros. Acho triste um bando de desocupado se preocupando com coisas pequenas. Araújo Viana 20 anos fechado e quando se faz uma parceria para reabrir criticam, talvez prefiram fechado, ou prefiram que ao invés de construir o Hospital da Restinga se reformule o Araújo…. Eu sou de esquerda, mas tenho vergonha dessa esquerda BURRA. Essa esquerda de gurizinhos mimados que não têm noção das coisas.

  82. Karol disse:

    Sou contra a violência de ambos os lados!Mas essa privatização está demais!De que forma devemos evitar isso?Talvez apelando pra violência não seja o mais correto, mas ficar de “braços cruzados” achando aquele tatu bola imbecil lindo, não resolve as coisas…daqui um tempo vão privatizar até o ar que respiramos!e a massa de manobra aqui nem vai vai perceber!

  83. Renan Keller disse:

    É nítido que a população cada vez tem menos direito de ir e vir. O cidadão que se identifica com a cultura e costumes da região em que nasceu se vê cada vez mais violado com empresas descaracterizando cidades e culturas em prol do capital e do Deus Lucro.
    A polícia que serve para defender os interesses da população como um todo, hoje defende os interesses das grandes empresas e quem ousar lutar pela sua cultura irá tomar tiro de bala de borracha na cara.

    Quem gosta disso, vota no Fortunatti.

  84. Caio Martinez disse:

    Acoca (Caio Martinez)

    Enquanto a Coca valer mais que tu
    Enquanto a polícia defender o Tatu
    Enquanto a Copa comprar o teu…
    O povo segue tomando a coca… acoca, acoca, acoca

  85. rafael disse:

    Violencia excessiva da PM? Capaz né…

  86. Fernando disse:

    Eu achei o tema do protesto relevante e adequado. O problema é que uma meia dúzia incita o povo a ter um comportamento animalesco, e aí acontece o que aconteceu. Talvez tenha havido exagero da Brigada, mas tenho certeza que os manifestantes não estavam entregando flores aos policiais.

  87. olavo disse:

    Fiquemos atentos, essa manifestação é espontânea e apartidária mas já tem gente querendo capitalizar, a vereadora Fernanda Melchiona tá de plantão na porta do hospital fazendo campanha para a reeleição com a desgraça alheia. Democracia é assim mesmo, os conflitos acontecem mas é preciso coibir os excessos.

  88. Guilherme disse:

    Esse é o povo que transformou Porto Alegre na capital do atraso, não vão fazer falta.

    Alguem ja reparou que isso começou com um protesto contra uma cerca que foi feita para combater o vandalismo? E que usaram do próprio vandalismo para isso?

    Espero que fiquem um bom tempo presos.

  89. Viviana disse:

    Não esqueçamos que a Brigada Militar é de responsabilidade do Estado do RS, governado pelo Tarso Genro do mesmo partido do Villa que está em 3° lugar nas pesquisas. Ótima atitude do PT!!! Deprimente.

  90. Maria Andrea Aguiar disse:

    Não sei até onde vai a ignorância e em que ponto ela encontra a má fé! Fatos descritos em comentário aqui, estão relacionados a projetos que eram de responsabilidade da Prefeitura, na época adminsitrada por Collares: o projeto rio guaíba era de resposabilidade da Prefeitura, o sequestro da chaminé do gasômetro, que é da prefeitura e a invasão da câmara, local onde se discute e aprovam as leis que devem ser executadas pela prefeitura!
    Primeiro: a copa não é invenção do gioverno municipal
    Segundo: a brigada é do governo do estado
    Terceiro: o prefeito Fortunati não é candidato a reeleição, pois ele foi eleito vice-prefeito e é a primeira vez que ele se candidata a eleição para a prefeitura como prefeito
    Quarto: a brigada é responsabilidade do Tarso! repito!
    E querem saber do que mais? para mim isso foi proposital! Foi sim! Está cheirando a golpe sujo e baixo! “eles” são capazes de fazer qualquer coisa às vésperas de eleição!

  91. flavio disse:

    O mais hilário é um punhado de comentários que insistem: “E o governador, não vão falar nele?” Saibam que nem todos são néscios como vocês!

  92. Maria Andrea Aguiar disse:

    Cobrem do Tarso a atitude da Brigada!

  93. CELIO GOLIN disse:

    O que deu pra ver como em outra situações similares é que abrigada poderia ter evitado, mas deixa o circo pegar fogo e ai sai dando porrada em todo mundo. Acabam sendo também responsáveis também. isto mostra que a brigada é bem mal formada para tratar dos conflitos socias. manifestações de protesto fazem parte da história desde sempre. os que não querem protesto são os covardes que não se posicional nunca. será que não da pra ver que a cidade está sendo vendida a troco de banana para empresas que não tão nem ai com a população. Isto reflete uma estima muito baixa desta gente que defende este tipo de “parceria”.

  94. Felipe X disse:

    Sim, claro que essa gente é tri pacífica, há dois dias atrás estavam vandalizando no entorno do Araújo Viana. Mas a “intelligentsia” que adora romantizar estas coisas vai protestar horrores. Até contra o mascote da copa. Assim como pixadores são vozes de um povo reprimido. Sempre penso nisso quando vejo escrito “p**** almir!”

  95. Murilo disse:

    Fortunati vende a cidade, enquanto o PT reprime os protestos. Nessa eleições, estão todos unidos.

  96. Souza disse:

    Um novo ‘Relogio dos 500′ anos pra colar no PT? Dessa vez não!
    Tarso agiu certo.
    A Brigada Militar é responsabilidade do Tarso sim e agiu corretamente.
    Uma coisa é livre manifestação, outra é livre baderna, destruindo coisas sem nenhum motivo!
    A noite dos cristais dos ‘manifestantes’ começou na frente do Araujo Vianna e foi até o Largo Glenio Peres onde a BM deu um basta.
    Repito: O Governador e a Brigada agiram corretamente!

  97. JR disse:

    POr causa de 5 ou 6 todo mundo apanha. E depois vem com discurso de “defende o cidadão” comemora a implosão de um boneco que é símbolo de algo que nem todos querem,mas há quem queira (não me incluo).
    Sob qualquer aspecto, a depredação de qualquer coisa acho tosco, desnecessário e aviltante.
    Vão num local público,com pessoas passando, saindodo trabalho em alguns casos, que nada tem a ver com o babado, e tem que assistir estes metidos a inteligentes, politizados, esclarecidos..Desce a porrada. Não é pelo boneco. è pra nos sentirmos protegidos. Quese um dia as massas metidas não depredarão meu estabelecimento, veículo, casa. Invejoso é isso. Não sabe fazer, depreda.

  98. Ezequiel Vargas disse:

    Portoalegrenses não se deixem enganar!
    Não passa de mais uma tentativa da “Esquerda mais à esquerda” de manipular a opinião pública.
    A brigada militar está sob o comando do governo do estado…
    Aliás, nossa Porto Alegre nunca esteve tão alegre como agora…a manifestação é livre, mas é de pessoas que têm a visão míope das coisas!

  99. Leão Brasil disse:

    Inaceitável a postura da BM face a uma manifestação pacífica. Violência em demasia e sem necessidade, relembrando os velhos tempos da Ditadura. Contra os estudantes mostram força mas a segurança da população está cada vez pior….Fica a pergunta: o que pensa e, principalmente, o que VAI FAZER o secretário da segurança em relação ao assunto ?? Ele manda ou não na Secretária da Segurança ??

  100. Beltrão Vanini Brustoloni disse:

    no tempo da ditadura militar era a mesma coisa a gente ta andando pra onde – estamos indo rapido a lugar nenhum

  101. [...] mais: Manifestação termina em batalha campal no centro de Porto Alegre Share this:Gostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar [...]

  102. zé bronquinha disse:

    -Fortunatti, Tarso, Brigada militar, PT, PCdoB, PDT, PMDB,PSDB “et caterva”, estão do lado da mesma moeda. São pessoas físicas ou jurídicas que não entendem o sentido das palavras “plena cidadania”. Qdo todos eles juntos defendem a ocupação privada da Orla do Guaíba para atender a interesses privados, roubando esses espaços públicos dos portoalegrenses, ou mesmo com um boneco de plástico inflado e mais, canos jorrando água pra cima sob patrocínio da coca-cola. Essa meninada tá certa.Tá certa essa meninada , tem é que botar o pé na porta e largar mão de achar que eleiçãozinha rídicula como essa pra prefa, que é um festival de promessas e mentiras poderá resolver alguma coisa.Não com a atual legislação eleitoral onde se elege os que recebem muita grana de empresas.

  103. Jéssika disse:

    A copa é um assunto mundial, estourar o boneco simbolo da copa sem dúvida alguma vai ter uma baita repercussão, mundial talvez. O Brasil que já não é muito bem visto pelos outros países fica com a imagem ainda pior com atitudes como essas. Não somos nós os gaúchos que enfatizamos tanto o fato de não ter costumes e atitudes como no restante do ” Brazil” ?

  104. Edelmar disse:

    Bom, agora todo mundo já sabe, da próxima vez que precisar da polícia, é só pendurar um boneco da copa na casa ou no carro!

  105. Roger dos Santos disse:

    Não vou aqui fazer juízo de valor sobre a manifestação em si ou sobre as ações dos manifestantes e as reações do Estado representado por policiais militares, pois não estava presente,
    Mas o que preocupa é a truculência e violência (me remete aos tempos da ditadura militar) usada pelos policiais militares contra os jornalistas identificados que faziam o seu trabalho. Uma imprensa livre é o último bastião de uma democracia. Quando o Estado agride jornalistas não pode ser chamado de Estado Democrático de Direito.

  106. Filipe disse:

    NÃO É O PRIMEIRO EPISÓDIO ENVOLVENDO AGRESSÃO DE POLICIAIS MILITARES EM PORTO ALEGRE! Vamos denunciar para quem? Para a ONU???

  107. [...] de outubro de 2012 por Samuel Santos Sul 21 » Manifestação termina em batalha campal no centro de Porto Alegre. Compartilhe isso:TwitterFacebookImprimirEmailGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar [...]

  108. Marcos disse:

    Viva a Revolução!!!! Abaixo o regime totalitarista do governo!!!!

  109. [...] Leia o restante da matéria aqui. [...]

  110. Fernando disse:

    19 brigadeanos defendendo um boneco inflável ANTES da briga começar. Isso deixa evidente o objetivo da polícia neste país: não é para NÓS que eles estão lá. Quem não quer enxergar isso “vai de 12″.

  111. adeus tatu disse:

    JR
    Acho que devias rever esses teus valores. Preocupa-te com as pessoas que passavam por estarem defendendo um local, que, como tu mesmo disse, é público, mas ao mesmo tempo defende a truculência policial (“desce a porrada”). Ver o outro apanhando do Estado te faz sentir mais protegido?!

  112. Daniel disse:

    Como diria Brecht, “das margens que comprimem o rio, ninguém diz que é violento”. Todo estão vendo o nível a que chegou a política partidária, a invasão dos interesses de mercado (com o exemplo da Copa do Mundo transformando as relações internas do país) e, o que é pior, a privatização do espaço público. Eu não me surpreendo que as manifestações se tornem cada vez mais agressivas, pois são claramente uma reação contra um poder muito, mas muitíssimo maior que está oprimindo o cidadão e eliminando muito mais violentamente qualquer alternativa a essa mentira de “desenvovimento” que 90% da corja política anda propalando. Mas sempre haverá aqueles – esperemos que essa maioria burra diminua – que, como o velho MDB, tentarão sentar na mesa dos ditadores para “negociar”. Para esses, a situação deve estar tão boa em Porto Alegre e no Brasil que o certo é fazer manifestações sentado e batendo palma, ou melhor, não fazer nada.

  113. Marcelo disse:

    É absolutamente lamentável o que essas pessoas fizeram ontem. Não tenho pleno conhecimento da origem da baderna, mas fazer o que foi feito, é errado. Tem que prender esse tipo de “cidadão”.

  114. claudio CALMO disse:

    Quando os partidos politicos não contempla os anseios dos jovens, acaba os movimentos sociais tendo este papel. Falta de uma VERDADE OPOSIÇÃO ao atual grupo politico que tomou de assalto os cofres e as áreas públicas da cidade.

  115. Ramon disse:

    Isso é coisa de comunista. (Não querendo ofender), mas Manuela caindo a louca nas pesquisas e tem uma manifestação dessas 2 dias antes da eleição??? Chega a ser ridiculo né? Ninguém é coitadinho, a polícia agiu certo.

  116. Camila Tauchen disse:

    Mais triste do que a ação da brigada, só os comentários absurdos postados aqui. Mesmo o texto sendo claro na descrição dos fatos, as pessoas ainda conseguem colocar a culpa em quem age por mais felicidade.

  117. Alexsandro Oliveia disse:

    O fato foi lamentável!
    Aproveito o espaço para parabenizar o fotógrafo, pelas belíssimas imagens registradas.

  118. Marcelo disse:

    Realmente a “agressividade” da Brigada não era necessário. Mas alguém se perguntou o pq de tal agressividade? Parece que o único errado nessa história é o Estado. Prestem atenção! Querem protestar, protestem, mas respeitando patrimônio público e população que não tem nada a ver com isso!

  119. Eduardo disse:

    O texto de vocês é tendencioso e sensacionalista, é perda de tempo debater sobre esse tipo de matéria.

    Continuem vivendo em neverland.

  120. chaplin disse:

    O Estado brasileiro, totalmente dominado pelas grandes corporações e seus interesses econômicos, faz um papel de repressão a qualquer “ameaça” existente. Soma-se a isso o papel da mídia na produção de alienação e medo e de um otimismo sobre uma falsa realidade. Enquanto a sociedade não enxergar que o Estado e a mídia oligárquica são as duas maiores ferramentas de dominação burguesa não sairemos do mesmo lugar. Vivemos numa plutocracia disfarçada de democracia, onde a condição de votar não altera em nada o status quo social, pois o sistema está montado para não haver nenhuma alteração em seu funcionamento. Ficamos discutindo partido A versus partido B, quando não passam de “zeladores” do condomínio burguês sionista.

  121. Josi disse:

    Mas para q eles destruíram o tatu? Deve ser para aparecer. Tiveram sorte de não ter feridos graves. Se a polícia não tivesse feito isso, iriam destruir outras coisas. Esse playboys são muito mal educados! Tô nem aí prá eles!

  122. Ramona disse:

    “O governo encoraja a violência quando tem certeza de que tal poderá ser contida e não escapará de suas mãos.” Essa é a tática que o Estado usa pra se proteger. Mas ele não faz isso sozinho. Escuto muita gente usando o discurso do pacifismo achando que está defendendo o Estado Democrático de Direito, quando, na realidade, estão fazendo o papel do próprio Estado, que tenta, cada vez mais, conter e neutralizar as reivindicações através do monopólio da violência. O ativismo não pacifista é uma forma de distribuir poder na sociedade e não delegá-lo somente ao Estado. A partir do momento que o Estado permite que a lei do mercado se sobreponha aos direitos do povo, é dever ocupar a praça.

  123. camila disse:

    Que barbaridade.. Querem dizer que a polícia esperou entrarem na grade onde estava o bendito tatu pra só então tomar alguma atitude? Mas é claro, o mínimo que se espera de pessoas que fazem manifesto por uma cidade mais feliz é que não tenham atitudes de vandalos. A policia foi corretíssima, tem que intervir sim, lógico que eu concordo que houve excesso, mas tem que intervir mesmo e com vandalo não há outro jeito, só assim mesmo! Tanta coisa importante pra se preocupar e essas criaturas saem de casa pra fazer esse tipo de coisa? Ah vá, tomem vergonha na cara. Respeito e educação tem que vir de todos os lados, da polícia e dos cidadãos, uns com os outros. Não dava pra se manifestar somente com danças, cantos e risos? Tudo absolutamente desnecessario, tanto o vandalismo quanto as agressões.

  124. Braian Gehlen disse:

    Engraçado esse País.
    Quando aparece um estúpido engravatado politico/ladrão profissional na TV, todos ficam tremendamente indignados.
    Daí quando alguém resolve fazer alguma coisa contra esses caras, o mesmo que criticava o politico passa a criticar quem se mobiliza contra o politico.
    Conclusão:
    A moda é criticar, de preferência sentado no conforto de sua cadeira com estofado revestido em couro, fazendo cócegas no seu Iphone, esperando o tomate do Farmville amadurecer…

  125. chaplin disse:

    Pelos próprios comentários podemos constatar o quanto o brasileiro médio é medroso, servil ao poder e ordinário consigo mesmo. Aquele grande pensador de técnicas de controle e manipulação de massas tinha razão. Não passam de um REBANHO ASSUSTADO!

  126. Ita disse:

    a matéria podia ter uma abordagem mais aprofundada do porquê da manifestação. o que acontece com os ambientes publicos de porto alegre? por que privatizar, por que não privatizar? o povo realmente tem menos espaço pra manifestações artísticas?

    façam isso e se diferenciem dos demais veículos. Isso sim é fazer jornalismo. A cobertura foi boa, agora é preciso aprofundar.

  127. gladis disse:

    O Prefeito Fortunati esqueceu o seu tempo de manifestações de rua. É triste ver antigos manifestantes hoje quando tem o poder reprimir jovens que estão dando a continuidade daquilo que quiriamos que era uma sociedade justa e igualitaria.

  128. Lisi disse:

    E por causa de uma minoria, toda a maioria acabou se prejudicando. Se era pacífica a manifestação, para quê depredar o mascote da copa? Não fosse isso, ninguém tinha apanhado dos policiais. A polícia, como sempre, age brutal e exageradamente.

  129. camila disse:

    Ahhh, essa é a maneira mais correta de criticar?? Hummm… Não é nada contra o manifesto, até sou a favor.. é contra a maneira utilizada por eles.. E eu acho SIM, que se for pra fazer o que foi feito é melhor ficar sentado no conforto da cadeira de casa, fazendo cócegas no iphone, esperando o tomate do farmville amadurecer.

  130. Roberto disse:

    Lamento, concordo e discordo com muitas das mensagens acima. A verdade é que vandalismo é visto como protesto! Recomendo que as pessoas utilizem deste tempo para trabalhar, argumentar de forma legal! Isto foi tendencioso, político, e certamente que realizado por pessoas… ociosas!

  131. Soraya disse:

    Tenho a impressão que algumas pessoas, simplesmente, não entendem como funciona a imprensa oficial vendida. Para eles, distorcer os fatos e culpabilizar a vítima é facinho, facinho! Parece também que não conhecem como funciona a brigada militar: óbvio que eles iam esperar o momento “certo” para baixar o sarrafo. O que me espanta é ver que 5 pessoas possam achar que seria diferente. Será?
    Sabe, estamos cansados de ver a “ingenuidade” dar munição pra chimango, chimangos de direita e os que se pensam da esquerda revolucionária, que fazem nos espaços de discussão relações de causa e efeito dignos de uma criança em fase de alfabetização. Não tenho ilusão quanto aos poderosos; para eles, assim como para muito revolucionário de facebook, os outros (que não pensem exatamente igual ao seu quadrado), fazem parte da mesma sacola. Sinto muito pelas vítimas que foram bem mais do que os cinco. Inadimissível e digna de investigação a truculência da brigada. Mas, enquanto isso, a caravana passa…

  132. Luiz Müller disse:

    Aquele Tatu Bola verde amarelo, com camiseta vermelha da Coca-cola é uma afronta à cultura brasileira. Mais afronta ainda é privatizar espaços públicos do jeito que estão fazendo em Porto Alegre, sem consulta nenhuma à população. Quanto a Coca-Cola e a Pepsi pagam e oque pagam? No caso do Glenio Peres, feiras e apresentações artisticas e culturais não pode mais. Mas pode um jato de água maluco saindo do chão, que não tem nada a ver com a estética daquele sitio histórico e um estacionamento de carros. Já na orla do Guaiba, entregue à publicidade da Pepsi, o lixo se acumula, e quem o tira é o DMLU. Nos fins de semana o local parece um brinco e há quem imagine que é a Pepsi quem paga. Não é. Quem faz a limpeza é o DMLU, ou seja, recursos públicos. Quanto a violência, foi absurda, pois a Coca-cola deve ter dinheiro pra fazer outro boneco daqueles. Que deixassem esvaziar e se fosse o caso, cobrassem depois de quem fez o estrago.

  133. Quando irão aprender que manifestações por mais pacíficas que sejam sempre são tensas.
    Sabemos que a Brigada não é preparada psicologicamente. E depois, são humanos, qualquer ato hostil irão reagir. Eles também têm medo. Não! Não estou defendendo. Há muito que melhorar. Violência não leva a nada. Mas, em manifestações sempre há idiotas que provocam e são agressivos se baseando que tem direitos, e acabam colocando tudo a perder. Inocentes são machucados, as vezes, mortos porque depois que começa a confusão ninguém consegue parar.
    Os policiais não param de bater e quem realmente estava na paz reage. Vira uma guerra.
    Ninguém tem o direito de destruir algo só porque não gosta.
    Quando for para uma manifestação, vá na paz. Não provoque. Cante, grite as frases da manifestação. Agite bandeira, faixas. Quando passar pelos policiais nem olhe para eles. Não faça movimentos hostis ou provocações. Todos sabemos onde vai parar.

  134. Alex disse:

    Uma coisa dá para ter certeza: a culpada por tudo isso é a Rita!!

  135. Roger disse:

    Revolucionários de apartamento!!! Só sabem se manifestar contra tudo e contra todos, mas não fazem absolutamente nada construtivo para mudar a situação que tanto reclamam.

  136. João Dorio disse:

    A Brigada perdeu a linha, aquela imagem da manifestante que estava filmando com o celular sendo agredida deixa isto claro.
    Uma pessoa que não consegue perceber quando a violência do policial deixou de ser legítima é a mesma que não consegue entender a violência legítima de colocar abaixo um símbolo da privatização do que é público, de todos nós (interessante que o boneco era de plástico e os manifestantes de carne e osso).
    Este problema sempre confunde os comentadores de plantão.
    FORA FORTUNATTI!

  137. Podem falar o que quiser, mas…
    1) NADA JUSTIFICA a entrega do patrimônio público para a iniciativa privada… NADA! Entregar O Gasômetro, o Araujo Viana, a Redenção, o Glênio Peres, que isso!
    2) Se houve excesso de ambas as partes, perfeito, mas se a polícia partiu com números que nunca achamos nas ruas de Porto Alegre, para cima dos manifestantes, para defender o patrimônio, bem, quem está entregando o patrimônio, atingindo o patrimônio não são aquelas pessoas!
    3) Quem está entregando é de forma institucionalizada e está sentado na Prefeitura de Porto Alegre, ontem com Fogaça e hoje com Fortunati.
    Que aqueles que escrevem aqui, fiquem indignados com a entrega dos nossos espaços para a Coca-cola, Pepsi, Opus, RBS!!!!!

  138. JV disse:

    E dizem que a ditadura acabou, repressões acontecem a todo momento neste país. Manifestações são permitidas por lei. Por mais que teve uns querendo agir sobre o boneco, não há razões para agirem dessa maneira, ratos fardados, que por sinal, são pagos para nos servir e proteger, aonde está a concordância da realidade com esse lema?
    Por quê o estado pode agredir o povo, e não vice-versa? tendo em vista que o estado deve servir o povo, vivemos numa falsa democracia, vivemos num país fascista, ditatorial. O povo iludido por esta porcaria de copa do mundo não vê as agressões diretas e indiretas sob eles mesmos, nós mesmos.
    A policia é a arma do estado fascista para calar, sob repressão, a liberdade do povo.

  139. Barbara disse:

    Resistamos “à falsa ordem, que é, a rigor, barbárie e caos”! Essa realidade contra a qual vale a pena lutar!

  140. Nauro da Silveira Junior disse:

    A única forma de se conseguir (e que se conseguiu) melhoras na qualidade de vida da população foi através de manifestações. Muitas delas acabaram em confronto. Fico triste por aqueles que que condenam as manifestações, pois não conseguem ver a real situação de nosso sistema (a estes gostaria de lembrar que não foi por meio de conversinhas amigáveis que a ditadura foi findada).
    Atualmente somos cada vez mais abusados pelo sistema monetário, não se iludam do contrário, que rege todas as regras de nossa sociedade. Nada mais é do povo, tudo já tem um dono específico. Se não quiser se manifestar, fique em casa, mas não de apoio a um sistema que diariamente tira a comida da mesa das pessoas, as obriga a conviver com um sistema educacional e de saúde praticamente falidos. Olhe para seus vizinhos, preste atenção no seu bairro e veja se consegue dizer que nossos governantes são responsáveis e que as coisas não precisam mudar.
    E o que fazer para mudar?
    Em casa, olhando novela e futebol, comentando “que Horror” a dada notícia passada nos telejornais…. pode ter certeza que não vai funcionar.

  141. Neslek disse:

    Sou plenamente a favor de protestos e manifestações sociais. No entanto, entendo que não devemos “demonizar” a conduta da brigada, pois foi uma situação que, ao que parece, exigiu coerção. Sou contra o tal boneco da coca-cola. Acho absurda a própria Copa com os gastos públicos. Mas sou contra protestos violentos. Se houve excessos da brigada, devem ser punidos. Mas dizer que não era preciso coerção, acho que não dá. Por que os manifestantes ultrapassaram a barreira de proteção? Cidadania pressupõe responsabilidade.

  142. Fernando disse:

    * ocorrendo / estes

  143. Clarissa disse:

    ISSO É UMA VERGONHA, ATE ONDE VAMOS? ONDE VAMOS PARAR COM TANTA VIOLENCIA DE ONDE DEVERIA VIR SEGURANÇA, AGREDIR PESSOAS E DEFENDER ATE AS ULTIMAS UM PEDAÇO DE PLÁSTICO.. NAO, TA TUDO ERRADO!

  144. Cristian disse:

    Existem outras formas de manifestação que não dançar e furar um pedaço de plastico. Não é justificavel a ação da força, mas existem outras formas de protesto.

  145. politicagem o nome disso!! nao tinhao nada que fazer manifestaçao em epoca de eleiçao e ainda pior, tocar no nome do prefeito. isso foi coisa de qual partido hein?

  146. Mario disse:

    Os reaças parece que não entendem uma coisa chamada “atos simbólicos”. Furar o tatu da coca foi nada mais que isso. Sabemos que a catrefa vai continuar a vender os espaços públicos de Porto Alegre, sabemos que a BM do PT vai continuar calculista e truculenta assim como sabemos que a Coca-Cola vai continuar a derrreter o cérebro desses reacionários até o fim da vida a ponto de eles defenderem bens que não são deles e que só lhes tomam a saúde e o dinheiro. Tudo isso continuará, infelizmente, porém atos como esses, “vândalos” também continuarão, como símbolo de resistência saído do meio de um povo emburrecido como o de Porto Alegre. É óbvio que vocês não protestam, vocês tem que trabalhar pra pagar a conta que o governo e a publicidade lhes enfia goela a baixo com um tapinha nas costas e dizendo: “você é um cidadão de bem, eles são uns baderneiros”.

  147. gilceu disse:

    A questão da reação da BM a meu ver foi totalmente desproporcional, pois se alguns investiram contra o simbolo da copa, poderia, prendessem e os apresentassem a policia judicial para enquadramento e responsabilização. Agora a policia, se fosse treinada para ações civis e não operações militares de guerra seria mais util a sociedade. Falta formação humana as PMs do País.

  148. Laura Prates disse:

    Favor, informar aos feridos e lesados que devem registrar ocorrência na corregedoria da BM. Fazendo isso, será intaurado processo administrativo disciplinar (PAD) para os brigadianos acusados. Tentar abrir ocorrencia na corregedoria já com os nomes dos envolvidos para acelerar o processo, caso contrário podem ficar enrolando pra “descobrir” quem foram os envolvidos.

  149. tiago disse:

    Meu Deus, que bando de vândalos!!! é como querer meter o pé no formigueiro para estragá-lo e achar que não vai ser picado. Tem que prender todos esses bardeneiros. Pra que ficar provocando e estragando o trabalho dos policiais???? Cadeia neles! tem que descer o cacetete mesmooooooo!!!!!!

  150. tiago disse:

    Isto não é repressão. Os policiais não foram pra cima. Os manifestantes foram pra cima dos policiais que estavam no seu canto fazendo o seu trabalho, e isto está claro no vídeo. Que ridículo ter gente que protege esse bando de arruaceiro!

  151. Egon Kurt disse:

    Sim, um caldo de inconformismo está entornando. Por quê? Inclusive, porque a juventude, incluindo aqueles que são jovens há mais tempo, não encontram nas regras do jogo eleitoral e partidário nenhuma esperança. Quem é jovem há menos tempo, inclusive, não consegue chegar nem perto de engolir a papagaiada partidária das siglas milionárias (ou aquelas neófitas na arte de vender a alma). Não há esperança por dentro da institucionalidade eleitoral representativa. Protestar?? Logo agora que o admirável gado novo está tão contente por comprar carro novo e ver a Copa na tevê de lcd?? Que heresia, não é? O mal-estar se acumula, apesar das doses diárias de Coca, tevê e consumo, a “soma” brasileira do momento. Aliás, sugiro aos que são jovens há menos tempo a leitura de uma obra publicada em 1932 por Aldous Huxley: “Admirável Mundo Novo”. Atualíssima. Está tudo lá. Boa luta!

  152. Doris disse:

    Acho triste que ontem enquanto a brigada protegia o Tatu bola, minha amiga era rendida às 19 horas da noite, por um assaltante armado na Sarmento Leite e teve o carro roubado. No mesmo dia em que uma imobiliária, também na Cidade Baixa foi assaltada, dois dias depois de uma médica levar um tiro. Será que o governador prefere cuidar de boneco inflável em vez de vidas

  153. Thiago disse:

    Os únicos momentos que vejo militares dando tanta proteção é são esses, para proteger um boneco inflavel ou para proteger um bandido da revolta dos cidadãos.
    E o povo? Não precisa de proteção? Compreendo a revolta, um Brasil com tantas riquezas, a 6ª maior economia do mundo, ama gastar dinheiro com bobagens… a copa, as olimpiadas e os belprazeres dos nossos queridos politiqueiros! Agiram de forma errada por serem vandalos. Mas a política tá errada há muito tempo e não vejo policial espancando políticos (exceto aqui no Maranhão, onde um político chamado Dutra foi agredido e preso por tentar defender pessoas q teriam suas casas destruidas para a criacao de uma avenida que nem alvará tem! Se o Brasil é terra de politicagem, o Maranhão é terra sem lei!)

  154. Maike disse:

    Ridiculo ver gente como esse tal tiago ai que vai a favor destes que eram pra proteger e não agredir e botar medo nas pessoas. Viva a liberdade de expressão. Viva a arte meu amigo.

  155. KK disse:

    Sobre o episódio podemos observar:

    1: alguns bobinhos sem causa são usados as vésperas da eleições municipais.
    2: quem não apanha do pai, apanha da vida. para aprender que não pode tudo.
    3: baderneiros políticos profissionais estão sempre infiltrados, para tomar a frente nas ações, depois todo mundo apanha.
    4: Porto Alegre sera noticia no mundo, como contra a copa do mundo, perdemos todos.
    5: cresçam crianças, evoluam estas mentes recheadas de fumaça.

  156. laís disse:

    pra proteger esse mascote imbecil tem um monte de brigadiano, pra proteger a população nenhum. isso é um absurdo. espetacular mesmo é que, essa semana, os marginais que assaltaram e balearam uma médica, as 6 da tarde, estão soltos. Pra que proteger a população, se temos o tatu para proteger??? Afinal, ele sim, precisa estar seguro.
    Parabéns à brigada, ao prefeito e ao juiz idiota que solta a seu bel prazer marginais….

  157. Souza disse:

    Então porque nos “atos simbólicos” não quebram seu celular de ultima geração ou seu iPad5 fabricados por multinacionais na China que exploram barbaramente seus trabalhadores?
    E só jogar com bastante ‘raiva’ no chão!

  158. Carolina disse:

    A abordagem da BM foi absurda! Não importa quem manda na Polícia, é evidente que estão mal preparados, o vídeo é lamentável!

  159. carlos renato disse:

    Acordem pela mor de deus…..fortunatti vai ganhar, o pt precisa de uma ação anti-popular dessas para virar o jogo…

  160. Gustavo Henrique Ostermann disse:

    Pelo que vi lá, as coisas foram meio que orquestradas por partidos políticos… foi um ato político, com certeza!
    As pessoas de bem que participavam do ato cultural sem motivos escusos foram embora antes das 23h30… só ficou uma turma ligada a alguns partidos políticos por ali. Só ler a reportagem para descobrir um deles…

    A violência, tanto dos manifestantes responsáveis quanto da Brigada, é injustificável!
    Infelizmente, sempre há ovelhas negras, tanto na Brigada quanto nos partidos políticos… que amam a violência!

  161. Luciano disse:

    As imagens do 2º vídeo são claras mostrando policiais espancando o cinegrafista no início, e aquela loira ao final, pelo simples fato de registrarem imagens.
    O primeiro, aliás, sabendo de seu anonimato com o capacete, partiu pra cima do cinegrafista tão só por esta condição.
    Covardes de farda defendidos pelos impositores da ‘boa moral’.

  162. marianomonkey disse:

    Tudo culpa da imprensa, do PSDB, do DEM, dos machistas, dos homofóbicos, dos opressores e por aí vai…

    Aos “revolucionário de facebook” de ontem:

    Continuem votando no PT, que as coisas vão mudar!!!

  163. marianomonkey disse:

    E parem de comer chocolatinho mu-mu (o mais barato)…kkkk

  164. Carlos disse:

    A tropa da defesa da alegria acha que o tatu é o símbolo da tristeza e vai te perseguir até tu sorrir!

  165. ana disse:

    A polícia da polícia é a corregedoria, ou este vídeo deve ser anexado a uma denúncia formal ao Ministério Público, houve abuso de poder, além de outros ilícitos praticados pelos pelociais muito claro em diversas filmagens que estão na internet.

  166. Natália Lima disse:

    Sim os policias estavam no canto deles, fazendo o trabalho deles, mas no meu ponto de vista foi abuso de poder o que eles fizeram. Perseguir pessoas e agredir mulheres tanto fisicamente quanto verbalmente, pelo amor de Deus né… eu acho sim que tantos os violadores quanto os policias devem ser punidos pelos seus atos!! Por que pelo que eu vi nos videos os policiais estavam agredindo e detendo qualquer um que estivesse filmando ou fotografando o acontecido!!

  167. marcio fortunato disse:

    Meus caros to vendo aqui o pessoal jogar a culpa no prefeito, no PT no não sei quem, a culpa é nossa, a gente coloca eles no poder seja quem for, o povo ta descontente faz tempo e o boneco foi um pretexto pra externar isso, as coisas começam assim eu acho que pode protestar numa boa, mas tem ocasiões onde a baderna é a ordem, ai se ve que temos uma brigada ridicula, despreparada, autoritária e enfim com inumeros defeitos, o que me deixa mais impressionado não é a violencia nem o manifesto mas a importancia das autoridades com esse boneco, faz poucos dias ocorreu de um senhor ter seu carro roubado e ainda quase foi morto atropelado pelo ladrão do seu carro, e ai a policia diz que não tem contingente pra policiar toda Porto Alegre e pra proteger um boneco tem inumeros policiais. Cade a policia quando se precisa dela? Pra onde vai o nosso dinheiro em impostos, ta tudo errado, sinceramente eu ando perdendo as esperanças de a coisa melhore pra minha querida cidade.

  168. Osma disse:

    ” Grupo de pessoas (tristes) protestando por cidade alegre tornam-se violentos contra um boneco inflável patrocinado por uma multinacional que vende água com açúcar.”

    É um baita argumento ein batista.

  169. marcelo disse:

    Nossa… tinha policial enchendo a porrada em gente que soh tava filmando… bando de covarde…

  170. fernando disse:

    Aceito que a sociedade tenham o direito de fazer suas manifestações, mas destruir um boneco que não vai trazer nada de positivo a manifestação, não tem sentido, o mesmo já ocorreu a alguns anos com o relogio de designer Hans Donner, e somente em porto alegre que algumas das vacas da MUMU (CowParade) foram vandalizadas. Algumas pessoas como eu estavam estudando, outras trabalhando, e outras que não tem o que fazer… Destruindo! Parabéns a Brigada Militar!!!

  171. marianomonkey disse:

    Os “revolucionários de Facebook” querem imitar os da primavera árabe, espanhóis, portugueses, gregos, mas não tem a quem atacar (ou tem muitos para atacar, mas não sabem por onde começar, sacumé né, mutcho àlcool e maconha na cabeça) então escolheram a Coca-cola, ou o boneco da copa…

    Deviam era se resguardar para daqui uns dois ou três anos…

    Aí sim, terão motivos BEM REAIS para conforntar a polícia…

  172. Eliane disse:

    “Alegria Pública”?Foi isso que aconteceu? Claro que não.Guerra política ou não?Independente de quem é a culpa, é dos nossos bolsos que vai sair o dinheiro para pagar aos estragos e danos que ocorreram neste dia…Conclusão:Matéria em TV mostra que polícia recebe uma miséria de sálario para receber pedrada na cabeça.

  173. vinicius disse:

    Concordo com a Carolina: “A abordagem da BM foi absurda! Não importa quem manda na Polícia, é evidente que estão mal preparados, o vídeo é lamentável!”
    Se o Governador não se pronunciar contra a postura da PM estará sendo conivente com este tipo de “ação policial” que se deixa atrair por provocação de manifestantes sem entrar no mérito do protesto.

  174. Rafael Vianna disse:

    Quem faz o que não deve recebe o que não deve. Quer protestar agressivamente sem ser repreendido? É claro que será repreendido. A polícia dentre outras coisas tem o dever de manter a ordem pública. Seja para as pessoas ou para o comercio na cidade.

    Pareceu de fora, um bando de maconheirinho filho de papai querendo pagar de rebelde e achando que é foda e que tem peito de aço.

  175. Cardial disse:

    Essa é a policia vamos festejar, o povo que se cale é proibido protestar enquanto eu tiver vós to aqui pra denunciar, o meu rap é protesto nenhum puto vai calar!

  176. Rafael Vianna disse:

    Só o fato de agredir mulheres e quem estava ali apenas registrando o ocorrido e que eu acho absurdo.

  177. Camila disse:

    Acusação de dano ao patrimônio? Que patrimônio? O boneco de borracha??? Se patrimônio é algo relativo à cultura material ou imaterial de uma determinada comunidade e símbolo de sua identidade, do que estamos falando meu deus!?

  178. nicole disse:

    Pq tem gente que comenta algo sem saber de todo o acontecimento??? Teve gente que apanhou por FILMAR o que estava acontecendo

  179. Iuri Müller disse:

    Talvez uma das piores reações a um episódio como o de ontem em Porto Alegre seja a que eu li e escutei várias vezes hoje: a reação de naturalizar o absurdo, de relativizar o que não importa.

    As pessoas estavam na rua com motivos claros: a insatisfação com a Prefeitura que privatiza espaços públicos, remove casas populares sem pagar as devidas indenizações para que por ali passe a Copa do Mundo, que transforma a vida noturna em um hábito quase clandestino, com bares que fecham cada vez mais cedo e outros que fecham para não mais reabrir. Estavam na rua, também, para que ninguém esqueça o quão absurdo é o fato de uma empresa de refrigerante ocupar um largo inteiro no Centro da cidade, diminuir o espaço de quem anda por ali, erguer o que quer que seja numa área que deveria ser livre, aberta, viva, cheia de gente.

    Ontem ocuparam a Praça Montevidéu e o Largo, portanto. E se houve excesso, esse excesso foi direcionado a um tatu-bola de plástico, com a camiseta da Coca-Cola, que representa uma Copa do Mundo que será no mínimo infame. Não se trata nem de dano ao patrimônio público: se é que as relações do Fortunati com a empresa não se estreitaram a ponto de um peça publicitária da Coca-Cola pertencer a Porto Alegre, o que não duvido. De modo que não consigo ler que as consequências foram as esperadas: não pode ser normal que dezenas de brigadianos e guardas municipais reprimam, persigam e batam nos manifestantes que ultrapassaram as grades do tal boneco.

    Não pode ser natural que se reaja a um protesto assim com uma violência que terminou em ameaças, sangue, choques, golpes de cacetete, câmeras quebradas. Não pode ser natural pensar que está tudo bem em Porto Alegre. Que a Brigada Militar reage sempre assim, mesmo. Que o Largo agora já foi modificado, que o Fortunati inclusive já está reeleito: e que só faltam os votinhos do domingo. Isso não importa um caralho: o que é absurdo, e isso é tão absurdo, não pode nunca ser naturalizado de tal forma.

  180. Carlos Paiva disse:

    Não precisa ser Schopenhauer ou Nietzsche para identificar baderna e Vandalismo. Pois tenho esta visão do suposto protesto. Tem uma frase corretíssima feito no Twitter que mostra em 140 caracteres a realidade da falta de CIVILIDADE e pior é a falsa impressão de reivindicação que na verdade não passo de um ato de vandalismo e ponto. Simples assim. Eis a frase: “Simbolo opressor do capitalismo selvagem falou o rapaz que chutou o tatu com seu tênis Nike”. Existe muito nesta frase. Falta coerência e civilidade. Sobra mascaras de falsa argumentação. Estão furiosos pela “venda do Largo Glênio e o Araujo Viana”. Ok. Então use o dialogo, a civilidade e não o vandalismo e a baderna. O Boneco da Copa foi furado por quem? Dançar e protestar é valido. Furar bonecos também? Mas nada justifica a violência da brigada Militar e muito menos de pessoas que se julgam cultas, inteligente e até artistas furando bonecos infláveis deixando o dialogo de lado. Outra é importante o poder publico trabalhar em conjunto com o privado. O que seria da orla ali do Gasômetro/Guaíba sem a Pepsi? Admita-se que poderia ser melhor. Mas com certeza seria bem pior sem a ajuda do poder privado. Também não pode-se acreditar que fizeram o que fizeram por “carta marcada”. Portanto foi um ato triste e pobre.

  181. Jeferson disse:

    Se as pessoas fossem civilizadas e fizessem a sua manifestação pacificamente, nada disso teria acontecido, o vídeo mostra, claramente, as atitudes dos manifestantes tentando depedrar o mascote, não adianta, falta muita educação ao povo ainda.

  182. Raul disse:

    Incrível como as pessoas sempre ridicularizam qualquer tipo de manifestação, sejam greves, ou até “vandalismos”, depois ainda tem a cara de pau de falar que falta atitude para a sociedade brasileira reivindicar algo. Aquele boneco é a estampa da maior palhaçada da história, essa tal de copa do mundo, tão defendida e tão esperada por quem? Não tem dinheiro pra nada, só pra estádio novo, o famoso circo romano… Incrível como eles ainda vem com sorriso cínico pedir nosso voto oferecendo uma nova sociedade, mas a realidade é que são um bando de demagogos que enriquecem a custa do povo abrindo as pernas pra qualquer centavo a mais, na busca de deixar suas miseráveis vidas um pouco mais feliz.
    E ainda tem um imbecil que diz que esses “vândalos” deviam estar em casa vendo o debate pra se posicionar na hora de votar…

  183. marianomonkey disse:

    Claro, mulheres (só as democráticas, claro) podem cuspir, xingar, quebrar destruir, queimar, agredir..
    Afinal, não precisam arcar com as consequências dos seus atos..
    Se houver revide é machismo…
    depois, há algumas semanas elas mesmas se intitulavam vadias, então não podem ficar brabinhas quando ouvem de outrem tal impropério..

  184. Fábio Conceição disse:

    Pessoa mal intencionadas + policia despreparada = confusão generalizada

  185. Paulo Silva disse:

    Amigos! Não esqueçam de dia 7 de outubro, votar no nosso novo mascote da copa!
    http://imgur.com/Hkh2B

  186. marianomonkey disse:

    “As pessoas estavam na rua com motivos claros: a insatisfação com a Prefeitura que privatiza espaços públicos, remove casas populares sem pagar as devidas indenizações para que por ali passe a Copa do Mundo, que transforma a vida noturna em um hábito quase clandestino, com bares que fecham cada vez mais cedo e outros que fecham para não mais reabrir. Estavam na rua, também, para que ninguém esqueça o quão absurdo é o fato de uma empresa de refrigerante ocupar um largo inteiro no Centro da cidade, diminuir o espaço de quem anda por ali, erguer o que quer que seja numa área que deveria ser livre, aberta, viva, cheia de gente.”

    Pô, achei que era a “defesa da alegria”, kkk

    quanta alegria vimos ontem!!

  187. Amanda D. disse:

    Como podem alguns condenarem os manifestantes numa indignação muito maior, do que condenam a reação da Brigada Militar que estava ARMADA, DISPAROU CONTRA E ESPANCOU CIVIS que furaram um boneco de plástico. É que eu não entendo como pode a violência contra esse inflável gerar tanta indignação contra os manifestantes, e a violência gravíssima sofrida por eles, serem deixadas em segundo plano. Bateram no fotógrafo da zero hora, que estava parado, fotografando. Prenderam e bateram numa menina que estava parada filmando a cena. Abriram um baita corte na cabeça de um rapaz no meio da rua e ainda há quem vitimize o Tatu, a copa do mundo, o governo… todos esses carinhas que Porto Alegre não pediu pra ter.

  188. Aline Bracht disse:

    Se cinco se dispersaram da manifestação pacífica, cinco deveriam ter sido reprimidos, sem necessidade de violência, ponto final. É inaceitável qualquer polícia perder o controle da situação e abusar do “poder” que lhes é conferido por nós mesmos. É para nós que trabalham…
    Triste é ver isso acontecer constantemente, em manifestações do país inteiro. Parece uma ditadura mascarada…

  189. marianomonkey disse:

    Mas, no fim, se não fosse triste e lamentável, seria engraçado ver a polícia militar, comandada pelo governador do PT, baixando cacete na militância do PT…kkk

  190. nathan disse:

    na boa a maioria dos comentários são idiotas….q se dane esse maldito boneco…q se dane a copa e a olimpiada eu quero saude, educação e segurança…não uma policia q senta o cacete na população por causa de um boneco de plastico….é muito facil falar por um video de 3 minutos ou q a população é mal educada….mas não tiram o rabo do sofa pra merda nenhuma….todo apoio a qualquer manifestação popular.

  191. Gustavo disse:

    Interessante que utilizam do argumento tosco de que “é só um boneco, custa pouquinho!” para validar a destruíção de uma propriedade.

    Seja público ou privado, da empresa A ou B, útil ou inútil, a destruíção de propriedade é CRIME!

    Quem defende esta destruíção é tão criminoso quanto os brigadianos que excederam-se.
    Aliás, cobrem do governo do estado do RS a responsabilidade pela ação da Brigada… afinal, é estadual!

  192. “Eu não entendo porque quando destruímos algo feito pelo homem, chamamos de vandalismo, mas quando destruímos algo criado pela natureza chamamos de progresso.” – Ed Begley Jr.

  193. Dimi disse:

    Quero ver se a Brigada vai ser autorizada a agir com esta truculência quando o MST invadir uma propriedade privada adquirida com dinheiro de trabalho honesto. Só quero ver quantos vão ser os “colonos” hospitalizados e presos…

  194. TaTU Cola e Brio S/A
    Público privado no pedaço
    Boneco inflado
    vandalizado no espaço
    Soldado apedrejado
    Povo muito espancado
    Filmado e fotografado
    TUdo escaporengado
    no ato do TaTU Coca
    DesaforTUnados,
    Muito cuidado,
    Isso pode ser piorado!

  195. Wank Carmo disse:

    A revolução contra a ditadura do capital, já iniciou. Parabéns a todos os jovens e feridos que enfrentaram a polícia de um traidor petista e um prefeito capitalista selvagem irresponsável. Espero que todos façam um ato de desagravo, e transformem essa data histórica, como lição incontestável, para endurecer o jogo contra políticos corruptos e corruptores. Hasta la vitória siempre.

  196. Gabriel disse:

    O vídeo deixa claro a intenção dos “manifestantes” que na realidade são vândalos. Os policiais só entram em ação após terem invadido local impróprio (o tatuzão). Mesmo assim o vídeo mostra alguns policiais conversando com 2 ou 3 manifestantes que estavam no boneco pedindo para sair. Mais uma vez o desacato a autoridade ficou evidente quando começaram a dançar e bater palmas.
    Depois uma multidão cercou os policiais e começaram a lançar objetos e agredir, momento no qual os mesmos devolveram a agressão com muita razão.

  197. JUCÁ disse:

    amigos, essa é a polícia do PT, que bate em pessoas pra proteger um boneco. lamentável, sr Tarso

  198. William disse:

    E no mesmo dia aconteceu MAIS UM ESTUPRO no Campus do Vale (fato que já acontece HÁ MAIS DE 10 ANOS, SEMPRE NO MESMO LOCAL). E aí??? Por que não colocam UM MÍSERO BRIGADIANO PRA CUIDAR DISSO? Enquanto isso, pra cuidar de uma porra de um pedaço de plástico, há mais de 20!!! VÃO TOMAR NO RABO QUEM APOIA ESSA ATITUDE DA BRIGADA, POR MAIS QUE ACHEM QUE OS MANIFESTANTES TAMBÉM ESTEJAM ERRADOS!!
    Preferem proteger um pedaço de plástico do que proteger a população! Hoje em dia o negócio é andar armado e tu mesmo se defender de assaltos/estupros/sequestros matando o filho da puta, pois se depender da brigada ela estará lá defendendo um tatu bola de plástico!!

  199. Rosa Luxemburgo disse:

    Parabéns pela bela matéria. O que têm a dizer o Secretário de Segurança Pública e o Governador do Estado a respeito do assunto? De quem partiu a ordem de “descer o sarrafo” nos manifestantes? Essa espécie de violência e truculência policial não pode ficar assim. Acho que esse foi o ato mais bárbaro por parte da polícia desde o início do Governo Tarso. Temos que exigir explicações já!!! Aliás, este é o momento para o Sul21 mostrar que não é irracionalmente governista.

  200. Helena Dutra disse:

    Juventude mimada, alienada, egoísta e incoerente – deve adorar Coca-Cola – querendo posar de revolucionária. São tão hipócritas quanto a classe política que criticam. Aposto que se trata dos mesmos malas que tentaram avacalhar o show do Tom Zé. Aliás, o perfil é muito parecido com o dos infantilóides filhinhos de papai que vandalizaram a USP. Falta ocupação e senso do ridículo. Sobra falta informação, de respeito e de seriedade.

  201. Júlio Vieira disse:

    Vale a pena ler. Principalmente pra quem viu os jornais durante o dia. É a primeira vez que vejo um deles dizendo que a manifestação era pacifica e que os manifestantes foram atacados. Depredar mascote é mais proibido que agredir as pessoas que o fazem?

  202. Rodrigo disse:

    Foi a mando da Carminha!

  203. hidalgo disse:

    A juventude politizada de Porto Alegre inocenta os mensaleiros do PT mas condena o tatu-bola da Copa. Vá entender!

  204. Filipe disse:

    Acho ridicula a atuação e frases entoadas em meio a revolta. POLICIA DEVE PROTEGER O CIDADÃO, MAS NAO O BADERNEIRO. Se nao querem q os policiais (q admito, abusaram do poder) nao ataquem, pq vao destruir um “pedaço de plastico”? Se é só um pedaço d plastico, pra q tanta raiva? um exageiro, manifestante sem noção

  205. Fe disse:

    Dá pra ver direitinho de que lado a pessoa se coloca quando começa a usar aspas em tudo para tornar tudo ridículo. Nunca vi revolucionário da GAP ir protestar dentro de favela contra o abuso de menores, ou contra o tráfico de drogas. Mas pra protestar contra um boneco inflável de uma patrocinadora do evento de grande porte que vamos sediar, aí se junta toda a corja de desocupados para causar isso aí. É aquela vontade idiota de ser sempre contra alguma coisa. Modinha hipster. Tem que odiar! Tem que fazer revolução! Tem que ir arriscar o pelego pra derrubar um boneco de plástico no centro. É muito ridículo ver a que ponto as pessoas chegam. Estavam todos fazendo uma passeata artística, bonita e pacífica, até que 2 ou 3 hipsters resolvem que tem que fazer um bafão, se não a passeata não valeu. Engraçado é que no próprio vídeo a moça grita “mas quebrar carro da polícia é crime”. Como no caso na USP, em que os pobrezinhos dos estudantes que queriam fumar maconha no campus foram brutalmente reprimidos pela tirania da polícia só porque estavam pulando em cima dos carros da brigada. Até mesmo nesta reportagem, está escrito que os brigadianos permaneceram imóveis durante a aproximação das pessoas e somente quando os 3 idiotinhas foram querer chamar atenção destruindo o boneco é que a polícia reagiu. Tem que defender o cidadão? Tem! Mas tem que defender o patrimônio quando o cidadão resolve destruí-lo.

  206. hidalgo disse:

    Se houve vandalismo, e as imagens mostram que sim, a PM não fez mais que sua obrigação. Em caso de resistência, possuem a prerrogativa o uso da força, sim senhor!

    Esta gente, que agora se fazem de vítimas, devem aprender a respeitar as leis!

    Se creem tão ruins as exigências de um sistema democrático, considerem uma emigração para Cuba, por exemplo…

  207. Fe disse:

    E se você se fosse um militar, que diariamente está na luta contra marginais, gostaria que tivesse seu rosto filmado vestindo a farda? Gostaria de ser um alvo marcado? As pessoas falam essas bobagens porque vivem dentro de seus apartamentinhos na zona sul e não são capazes de enxergar a realidade dos brigadianos que ganham um salário ridículo para arriscar a vida e ser chamado de covarde. O playboy vai lá comprar o beckzinho na vila de um piá de 14 anos e depois vem reclamar dos assaltos, da falta de educação e etc. Além dos professores fazendo o papel da mãe, educando, agora a gente vê a brigada fazendo o papel de pai: dando um tapa na bunda pra criancinha aprender que é errado.

  208. Rodrigo disse:

    Os superpolitizados se esqueceram que vai ser naquele Largo que acontecerá uma festa pública chamada “fan fest”, para os amantes do futebol que não puderem pagar os ingressos, onde brasileiros e turistas estrangeiros poderão confraternizar. Ah…mas não me dei conta! Os artistas que derrubaram o tatu não gostam de futebol porque ele aliena. Só a “arte” que produzem é que forma consciências…

  209. Isabel disse:

    Mimadinhos, todos!!! Freud explica a frustração com o pai. Sobrou pro Tatu.

  210. Marcos Abreu disse:

    Força do PT? que PT? foi uma das maiores vergonhas ja vistas, prometeram apoiar a Manuela e depois colocaram candidato próprio, se cegar ir p o segundo turno, dirao q ganharam a eleição pq o PT apoiou. O PT sempre foi, é, e vai ser pra sempre uma piada.

  211. Fe disse:

    Por que tu não te candidata ou cria o teu partido, Marcos Abreu? Piada é tu que tá com a bunda sentada numa cadeira e reclamando de um partido que não tem nada a ver com a história.

  212. Rosa Luxemburgo disse:

    O PT tem tudo a ver com a história, porque é o TARSO GENRO quem manda na BRIGADA MILITAR que DESCEU O SARRAFO nos manifestantes. UMA BARBÁRIE.

  213. Fe disse:

    Claaro. Ele deve ter telefonado e falado “01, senta o dedo nessa porra!” Cala a boca, cara.

  214. Mariane Lopes disse:

    O Porto-Alegrense está cansado de ter seu dinheiro gasto com a Copa, sendo que precisa de saúde, educação, cultura, infra-estrutura e segurança. Aí vem a Coca-Cola e pega um espaço público e cerca, pra fazer sua propaganda medíocre e enfiar a Copa “goela àbaixo” da população novamente. É muita humilhação pro povo.

  215. marianomonkey disse:

    pensam que estão nas suas casas, onde fazem o que bem querem e as mamães e papais passam a mão na cabecinha…

  216. [...] Sul 21: Manifestação termina em batalha campal no centro de Porto Alegre http://sul21.com.br/jornal/2012/10/manifestacao-termina-em-batalha-campal-no-centro-de-porto-alegre/ [...]

  217. ALVARO disse:

    Brigada Militar é piada. É tudo joguinho político. Quem manda na porra dessa polícia? PT querendo joga sujo. Só digo que VAI FAZE ISSO NA TUA CASA BRIGADIANO SEM HONRA! OU VAI DEFENDE UM BALAO DE PLASTICO INVES DE PROTEGER CIDADAO!

  218. hidalgo disse:

    Os vândalos e suas ações ao menos renderam boas fotos. A foto da menina com a mão toda ensanguentada ficou ótima!

  219. Ernesto Scandurra disse:

    O esperado numa cidade como esta: o time de raivosos contra os protestantes, e o time dos protestantes que apanham e viram os culpados.

  220. Ernesto Scandurra disse:

    A diferença de Porto Alegre para as outras cidades que estão convivendo com o boneco horroroso não é muita. O grosso da população vai tirar fotografias com a Copa-Cola. Como em outras cidades, há uma minoria com senso crítico. A diferença é que a minoria daqui age.

  221. Cinco disse:

    Coitadinhos dos manifestantes, a policia apareceu pois estavam todos passivos, não fizeram nada para merecer….
    hipocritas….

  222. caio cezar disse:

    desculpa aí turma do sul, mas muito alem de partidarismos e discussões sobre culpa, me parece “passar batido” o fato de que pessoas que documentavam a ação da policia assim como dos manifestantes foram agredidas física e moralmente, tiveram seus bens materiais, no caso câmeras e/ou celulares quebrados. Júlio Vieira acho que a questão relevante é exatamente essa que você coloca. depredação quando feita pelo cidadão comum é crime, quando feita pelas forças de segurança é cumprimento da lei?

  223. Som do Roque disse:

    “Vejam o vídeo e aprendam com os protestos pacíficos e evoluídos de um país europeu”

    “Isso é que dá, país de terceiro mundo, crianças resolvem retirar um alambrado de uma estátua, são muito arruaceiros, são vândalos, são vagabundos, a polícia precisa agir, a polícia tem que prender todos, prendam todos, metam cassetetes na cabeça de todos, partam as suas cabeças, tirem sangue, precisamos manter a ordem, puxem as mulheres pelos cabelos e chamem-nas de vagabundas, tirem estes seres de circulação, e não se esqueçam do programa de trabalhos forçados para todos estes burgueses vagabundos. ô, paisinho triste, este Brasil, também é um país muito novo e não tem cultura nem tradição, não é como a Grécia, por exemplo, com milhares de anos de existência, onde as pessoa sabem o que é democracia. Aqui no Brasil tem esse bando de gente violenta, bárbaros, que não sabem conviver, e ainda ousam retirar as grades de proteção do tatuzão da COPA-COLA. Aqui não é como na Grécia, por exemplo, local onde a Democracia nasceu, e as pessoas respeitam as instituições, inclusive a polícia… Aqui no Brasil, só vândalos, vagabundos, gente fazendo dança ao redor de tatuzão da COPA-COLA numa praça pública, gente que não tem o que fazer… Precisamos trazer a civilização de lá para cá. Vejam o vídeo e aprendam com os protestos pacíficos e evoluídos de um país europeu”

  224. Gustavo disse:

    Uma coisa e fazer manifestações e outra e chamada de ordem e organização, sou a favor de manifestações até mesmo pq estamos em uma democracia, mas bagunça, quebra quebra, anarquia, bah! daí deixou de ser uma manifestação e virou vandalismo! Pergunto o que tem haver estragarem mascote da copa do mundo, se o manifesto era por causa de ter privatizado diversos espaços públicos de Porto Alegre, pessoal vamos sediar uma copa do mundo isso é uma coisa exelente para o Brasil e principalmento para o Estado, outra coisa se as pessoas se reunem antes de um manisfesto INTELIGENTE, fazem cartazes, faixais se perfilam e gritam frases de manisfestação é uma coisa, mas o que aconte é que as pessoas vão com BIBIDA, de quebra uns BASEADOS, ficam chingando falando palavroes, atirando paus, pedras latas de cerveja, perai que tipo de manifestação e essa! Dai chegam os policiais e ainda se acham no direito de n gostar, os caras estão ali pra coisa n piorar pq quando quem organiza essa pafurdia que esta longe de ser manifesto em ves de fazer direito faz uma junção de daderneiros que querem ver o circo pegar fogo que tão ali pra tomar um trago fumar uma maconha e tal. Pq n procuraram o miniterio publico, a assembleia legislativa os jornais, radios e televisões para falar sobre as privatizações dos espaços publicos, não fizeram nada disso foram lá e quebraram tudo coisa que nem tinha haver com a “tal manifestação”. Mas o que mais me indiguina e que vai uns reporters, que tem estudo escrever bobagem em blogs incentivandio e ficando do lado de bagunceiros e baderneiros.
    Já estive perto de uma manifestação mal organizada, em Porto Alegre mesmo, estava passando e indo fazer um lanche n tinha nada haver com a coisa tomeu uma pedrada nas costas de um manifestante e ele jogou, pro alem, que por azar foi em mim, dali em diante eu sei separar o que é uma manifestação de uma bagunça que nem organizada é.
    Vadiação, bagunça, baderna, vandalismos e manisfestação mau organizada tem que ser reprimida

  225. [...] é um texto sobre o protesto que acabou em pancadaria e destruição do mascote da Copa no centro de Porto Alegre, mas antes de entrarmos no tema é preciso uma pequena [...]

  226. Rafael disse:

    Que ridícula a atuação da Brigada. E tem gente que não consegue olhar esse ato como algo além de “pessoas malucas derrubando um boneco inflável”: é que esse boneco é altamente simbólico, é um deboche que fazem da nossa cara. Bem feito.

  227. Vander disse:

    Acostumado com comentários dos piores possíveis em sites como vejafolhauol etc
    Quero dar meus parabéns aos portoalegrenses pelo apoio popular aqui presente nos comentários, mostra maturidade e comprometimento com seus semelhantes, e representam acima de tudo que ainda podemos ter fé na humanidade apesar das ações de governos e polícia.
    Parabéns também ao site/jornal um respiro de imparcialiadade em nossa mídia.

  228. Mauro Miranda disse:

    PARABÉNS AOS DERRUBADORES DO TATU!
    Atos como estes são necessários para demonstrar aos governantes que os estudantes e o povo não estão de braços cruzados e muito menos sentados em um trono de apartamento esperando a morte chegar. Estão explicitando a nossa indignação em relação a estas politicas conservadoras e o abuso de poder.
    Que direito tem o prefeito de abocanhar o espaço público para divulgar empresas que patrocinam campanhas políticas em prol de benefícios próprios.
    Eles tinham que pedir para a coca-cola financiar a educação, saúde e segurança.
    Inoportuna foi a maneira como foi feita a intervenção dos órgãos de segurança antidemocrática, violenta e auspiciosa do poder público.
    Se colocarem de novo podem contar comigo para ajudar a derrubá-lo!

  229. Jhonny Lima disse:

    sou contra esta palhaçada, pois se sem dificuldade a reação da BM contra os manifestantes muito antes de derrubarem os bonecos, além, de agredir tbm os manifestantes que não estavam envolvidos na queda da tatu Horrendo da coca cola e estavam apenas filmando. o Brasil, como sempre, consegue se superar com sua politica de MERDA!!!

  230. [...] Em Porto Alegre, para “defender” um boneco da Copa patrocinado pela Coca-Cola contra temíveis artistas em manifestação contra a privatização de espaços públicos, a polícia apavorou geral: o sangue correu solto, conforme conta o Sul 21. [...]

  231. hidalgo disse:

    Sul21 censorship test #1:
    Leis
    Constistuição
    Ordem
    Direito

  232. hidalgo disse:

    Sul21 censorship test #2
    Esquerdalha
    PTralha
    Mensalão
    Liberdade
    Cuba

  233. hidalgo disse:

    Vandalismo é crime, previsto no Código Penal sob o artigo 163;
    O uso da força pela PM está previsto em nossa constituição;
    Houve vandalismo;
    A PM exerceu sua plenamente sua função, coibindo a ação dos vândalos e exercendo a força onde necessária.
    Meninos, meninas, na próxima vez, melhor respeitar as leis…

  234. cristofer disse:

    A brigada militar estava em peso no local, com colete, armas e um cacetete com mais de um metro! tu vai te meter com os caras? muitos escaparam e muitos se deram muito mau com esse confronto com a brigada.

  235. Daniel Zanotelli disse:

    …e a Constituição, que hoje completa 24 anos de ineficácia, diz que todo poder emana do Povo e que a propriedade deve cumprir sua função social!!!!!Viva o futebol, a Coca-cola, a (o)Brigada-militar e o imperialismo do consumo que, como demonstra a reportagem, está bem protegido! É alarmante!!

  236. Renato disse:

    BRASIL O PAÍS DOS HIPÓCRITAS
    SÓ NESSA MERDA DE PAÍS ONDE REALMENTE SE PRECISA DE SEGURANÇA, TA EM FALTA!
    POR QUE? PORQUE OS DONOS DO GOVERNO PREFEREM BANCAR A SEGURANÇA DE UM TATÚ DO QUE DO SER HUMANO!
    ME ENVERGONHO DA POLÍTICA BRASILEIRA! ME ENVERGONHO DA POLÍCIA BRASILEIRA! ME ENVERGONHO DESSE PAÍS!

  237. hidalgo disse:

    Status da “democracia” em Porto Alegre:
    - Protesto contra mensalão: hmmm não teve
    - Passeata contra a soltura de dois bandidos ontem que atiraram numa médica na redenção: ééérrr..hmmm tb não …
    - Manifesto contra a onda de assaltos e roubo a carros nos bairros da zona leste de Porto:. acho que..hmm não deu esse tb não..

    - Protesto contra boneco inflável, simbolo da copa: SIIIIM, pq foi uma afrontaaaa!!! Eeeeeee agora tudo vai mudar eee…ee..e….e..

    Enfim, cada um protesta contra o que quiser, só não esqueçam de duas coisas…
    1) depredar propriedade privada é crime
    2) deixem o All Star em casa quando forem atacar símbolos do “capitalismo” como o da Coca como ali no Araujo Vianna.. já que All Star é da converse, propriedade da Nike, controlada pelo mesmo grupo que.. OH WAIT! ( fica meio chato nas fotos do jornal depois sabe..)

  238. hidalgo disse:

    Geração
    Tatu-bola
    Geração
    Tatu-bolaaa!

  239. Mariah disse:

    -quando vi o boneco vestindo camisa da coca-cola achei que fosse piada, mas é uma triste verdade, então? Rídículo, vergonhoso!
    - essa polícia é muito despreparada, usou força excessiva para uma coisa tão pequena. Usou estratégia errada.
    - a manifestação contra a privatização do espaço público (que o Fortunati vem fazendo) era mais do que justa e necessária.
    - outras manifestações com esse mesmo objetivoé importante que aconteçam.

  240. bruno disse:

    Pessoal denunciem ao Ministério Público do Rio Grande do Sul, o email deles para assuntos de violação de direitos humanos é: dhumanos@mp.rs.gov.br

    DENUNCIEM! Passem o vídeo para eles! Enviem o link por email!

  241. Zuca disse:

    faço das palavras do hidalgo as minhas.

  242. Gustavo disse:

    Parabéns ao Sul21, por disponibilizar espaço pro pessoal comentar. Eu já fui assaltado no centro de POA/RS, na Av Beira Rio, solicitei que a um brigadiano que fosse na busca dos pivetes um deles armado. E ele disse que iria averiguar e para que eu aguardasse ali. E foram fazer ronda de viatura, com combustível pago com dinheiro nosso! E sumiram simplesmente.. Isso que é polícia.

  243. Marcos kersting Soares disse:

    Independente do viés ideológico a ação policial foi inadequada… Faz um ano e meio conversei com o comandante de uma operação policial no beira rio… A mesma coisa… Armamento errôneo, postura inadequada e ainda falta de objetividade na ação…
    Incrível os fracassos de comando na polícia gaúcha!!

  244. Robert Duval disse:

    Tanta coisa importante para se preocupar e vcs tomando as dores destes e destas marginais

  245. sidnei adornes disse:

    muito estranho essa manifestação tão próximo da eleição, parece uma provocação dos desesperados que sabem que já perderam, manipulação, com intenção de atingir o fortunati, esse filme é velho.

  246. Ane Brasil disse:

    Só gostaria de dizer uma coisa aqui: eu saio da aula todo o dia às 22:45. caminho uns 300 m até pegar o metrô e NUNCA VI NENHUM BRIGADIANO NO MEU CAMINHO esse ano.
    o boneco da coca-cola merece mais proteção do que eu?
    isso é PATÉTICO. já atravessei o centro da cidade nesse mesmo horário (gasômetro-viaduto da conceição) e não cruzei com NENHUM brigadiano no meu caminho…. e aí eu pergunto:O BONECO DA COCA-COLA tem mãe? tem irmão? marido? filhos?
    Ah, tá, a minha vida não vale nada mesmo!
    E quer saber do que mais? eu acho que foi pouco! O largo GLênio Peres é um espaço público que foi USURPADO pela coca-cola. você não consegue tirar uma foto daquela fachada do mercado público sem que um (horrendo)guarda-sol da coca-cola se interponha no caminho. alagaram o comício do adversário com aquelas águas sujas que brotam do chão… gente, essa cidade tá virando uma província governada por ‘coroné’

  247. Dave M. disse:

    Na minha concepção ambas as partes estão erradas: Tanto os jovens que invadiram o bloqueio policial (No vídeo percebe-se claramente um dos policiais sinalizando pra turma da bagunça sair do bloqueio e o povo lá, tirando onda. Estavam praticamente pedindo pra “cair na borracha”. Quanto os policiais que exageraram e muito no uso da força. (algo que sempre acontece, e em 99% dos casos não da em nada)
    Só não entendo uma coisa: Tanta merda acontecendo nesse país, educação e saúde sucateadas, a corrupção, assim como a impunidade escancaradas para quem quiser ver, governo investindo dinheiro público em estádios e times de futebol. E essa turma protestando por uma cidade mais alegre? WTF!?
    Na real, é muita, mas muita falta do que fazer!

  248. Aldo M. disse:

    O tatu-bola ficou com medo do batalhão de choque e apenas se enrolou para se proteger.

  249. [...] Sul 21: Manifestação termina em batalha campal no centro de Porto Alegre http://sul21.com.br/jornal/2012/10/manifestacao-termina-em-batalha-campal-no-centro-de-porto-alegre/ [...]

  250. hidalgo disse:

    Status da “democracia” em Porto Alegre:
    - Protesto contra mensalão: hmmm não teve
    - Passeata contra a soltura de dois bandidos ontem que atiraram numa médica na redenção: ééérrr..hmmm tb não …
    - Manifesto contra a onda de assaltos e roubo a carros nos bairros da zona leste de Porto:. acho que..hmm não deu esse tb não..

    - Protesto contra boneco inflável, simbolo da copa: SIIIIM, pq foi uma afrontaaaa!!! Eeeeeee agora tudo vai mudar eee…ee..e….e..

    Enfim, cada um protesta contra o que quiser, só não esqueçam de duas coisas…
    1) depredar propriedade privada é crime
    2) deixem o All Star em casa quando forem atacar símbolos do “capitalismo” como o da Coca como ali no Araujo Vianna.. já que All Star é da converse, propriedade da Nike, controlada pelo mesmo grupo que.. OH WAIT! ( fica meio chato nas fotos do jornal depois sabe..)

  251. Tania L disse:

    1) O estado de direito se perdeu antes, quando o governo municipal não cumpriu a norma vigente: aquele local não é espaço publicitário da coca-cola!

    2)Tão dizendo que a responsabilidade pela Brigada é do PT. Alguém sabe me dizer quem está com a pasta da segurança pública? A qual partido pertence o secretário da pasta? Nas mais variadas situações, quem envia destacamentos da Brigada? O Tarso em pessoa? Algum Coronel da BM de plantão?

    3) Há dias, vi uma charge na qual um pica-pau furava o casco da arca de Noé. Interpreto que em qualquer grupo sempre tem quem faça merda.

    4)Se o boneco fosse meu, eu o recolheria ANTES da manifestação. A manifestação foi anunciada. Todos sabem que a propaganda da coca-cola não deveria estar lá.

  252. [...] fotografias são de Ramiro Furquim, do Sul21, e da Mídia Livre Fora do [...]

  253. duckNet disse:

    Bando de mané!!! Vocês so fortaleceram a situação… Esta vandalismo ridículo só deu credito para o fortunatti que vai vencer no primeiro turno. Bando de BURROS.

  254. [...] fotografias são de Ramiro Furquim, do Sul21, e da Mídia Livre Fora do [...]

  255. Tania L disse:

    Há pouco mencionaram que manifestantes calçam tênis All Star, da Nike. Se um cidadão calça tênis da Nike, esta é uma decisão da vida PRIVADA dele. O cidadão compra o tênis que ele quiser. Já o Largo Glênio Peres é uma propriedade PÚBLICA que o prefeito Fortunati não pode entregar para quem ele quiser.

  256. Lucas disse:

    O que aconteceu: o símbolo do tatu foi forte demais pras pessoas que depredaram ele, ué! Simples!
    Ele podia até representar uma multinacional que as pessoas lá não gostavam (e acredito que especialmente as que atacaram o bichinho), mas me parece que ele realmente incomodou porque estava ocupando um espaço bem na frente de um largo que é há muito tempo usado pra manifestações populares de diversos tipos, e que foram proibidas. Ele era da coca-cola, sim, e isso acirrou tudo; mas não seria diferente se fosse não de uma multinacional, mas sim, por exemplo, um Fortunati gigante.
    O tatu só pagou o pato.

  257. [...] partir de ahí, lo que la historia recordará como “La Batalla del Tatu”. El diario Sul 21 trae una crónica bastante completa; el Zero Hora, una galería de buenas fotos, aunque los pies de foto bastante aleatorios; y en este [...]

  258. Guto CAllegaro disse:

    Desculpe minha ignorância, mas neste caso do tatu não deveria ter uma atuação mais consistente do IBAMA?

  259. Cristina Ávila disse:

    Se deixar correr solto, o evento da Copa vai transformar a harmoniosa arquitetura de Porto Alegre num mcdonalds. Já chega a destruição do Naval, no Mercado Público. A cidade tá ficando ridícula. O Fortunati com uma propaganda eleitoral tradicionalista e fazendo essas coisas modernas de mau gosto na cidade. (tenho medo do que podem fazer com o cais do porto!!!) A população tem que intervir sim. Muito bem!!! Eu apoio.

  260. Paulo disse:

    Esse é o socialismo rapaziada! Do que reclamam? Em Cuba não é diferente.

    Olhem aí… 1984, Gen Figueiredo no poder e éramos mais livres.

  261. Fabio disse:

    Dá para reconhecer o autor do chute do manifestante ferido na cabeça, basta que as pessoas que fotografaram e filmaram se conversem e analisem o material registrado!

  262. Fabio disse:

    Este vídeo é o ponto inicial para o trabalho de reconhecimento: http://www.youtube.com/watch?v=YHBy0nu5lj0

  263. Nicolau disse:

    Pepsi pode colocar seus logos na orla do Guaíba. Coca não pode. Lunáticos.

  264. Danielle disse:

    É diante este tipo de situação que nós vemos quais são as verdadeiras prioridades dos governantes… Tanta violência por causa de um boneco que representa um dos maiores fiascos do Brasil: Sediar a copa de 2014. Bilhões estão sendo investidos em obras que trarão ínfimas melhorias ao país enquanto a educação, a saúde, o saneamento básico e a segurança do país estão relegados à própria sorte. O que se vê no final das contas é que o que importa é o quanto uma pequena parcela da sociedade irá lucrar e o resto que se exploda, ou como neste caso seja “explodido”!!!

  265. James Mendes disse:

    Pra defender a Coca-Cola os policiais viram o rambo. é sempre assim, são covardes contra o povo inocente e tem medo dos traficantes e bandidos. São ditadores, não deixam nem jornalistas trabalhar. A Coréria do Norte é aqui!

  266. Emanuel Nascimento disse:

    A polícia mostra mas uma vez sua covardia, agressividade e despreparo para lhe dar com as pessoas.
    Como confiar nesses animais raivosos sedentos por sangue humano e despostos a cometer a mais terrível atrocidade.
    Estou indignado com essa atuação da polícia.

  267. Tauan Mendes disse:

    Sinceramente, os dois lados estavam errados. Essa conversa de que manifestantes queriam dançar perto do boneco é ridícula! DANÇAR! Quem ia furar o bloqueio da policia pra dançar?! Ninguém é bobo de acreditar nisso. Tá parecendo quando aqueles playboys na USP destruindo tudo e se fazendo de coitados. A policia tambem nao precisava da violencia.

  268. bruna disse:

    foi um horror o que esses policiais da pm fizeram com as pessoas foi o maior provalecimento esses cara nao tem carater nem nenhum de sair batendo nas pessoas ainda depois querem moral que moral se eles nao tem respeito com a sociedade……isso foi a gota d´agua

  269. Sandra T disse:

    Sinceramente, ainda não vi nenhuma relação cultural entre a figura de um tatu e o nosso futebol. Quem inventou este mascote não deve conhecer nossa história. É de um mau gosto só.

  270. Luís disse:

    Meu Deus. Esses políticos tucanos de São Paulo são uns reacionários e truculentos.

    Opa! Mas não é tucano dessa vez. E nem é paulista.

    Expliquem essa agora, “progressistas”.

  271. Paulo disse:

    na minha opinião, manifestação de insatisfação pacifica nao tem problema, porem os manifestantes invadiram e tentar depredar patrimonio publico, o que tem que ser repreendido, eles nao tem o direito de fazer o que querem, se eles fazem algo que nao é legal, tem que haver repreensão, eles vandalizaram o tatu, nao importa se eles não gostam, nao tem o direito te derrubar só por conta disso, houve repreensão exagerada, mas nao foi por acaso nem por selvageria, os manifestantes estavam errado ao invadir o local

  272. Som do Roque disse:

    Vejam no vídeo o que aconteceu nas outras 7 horas do evento “Defesa Pública da Alegria”. Cuidado com o conteúdo, é muito radical, vocês podem se chocar, tirem as crianças da sala para olhar este vídeo:

  273. Maria do Carmo Machado disse:

    As cenas protagonizadas no Largo Glenio Pers é a afirmação do ESTADO POLICIAL EM DEFESA DO CAPITAL.

  274. [...] Alegre, Brazil, on October 4, ended with police brutality and teargas on the protesters, Sul21 reports [pt] (with photos and videos). Students were dancing in protest against the privatization of [...]

  275. MARQUES disse:

    INFELIZMENTE AGORA FICAM DIZENDO QUE A CULPA É DA BRIGADA….. EU SOU DE MINAS GERAIS E O QUE EU ACHO É QUE ESSA MANIFESTAÇÃO TEM CUNHO POLITICO,É UMA CAMPANHA DOS ADVERSARIOS DE FORMA VELADA… GENTE BRIGAMOS MUITO PELA DEMOCRACIA, MAS O MEIO DE MUDAR É ATRAVES DO VOTO E NAO DE MANIFESTAÇÕES A BEIRA DAS ELEIÇOES….. ENTRISTECIDO COM O BRASIL

  276. rodrigo disse:

    policia lixo que serve aos lixos superiores e corruptos ladroes nao condeno a todos os policiais mas esse ai são skinheads fardados lixos… policia corrupta aqui em recife pode até ter mas agente nao deixa fluir muito nao nós damos nosso jeito…entendam como quiser

  277. Carlos disse:

    Acho que toda manifestação quando pacífica e ordenada tem seu valor, pois existe nela a verdadeira expressão de nossos pensamentos.
    Não concordo também a influencia da coca-cola nestes espaços, porem neste exemplo tem-se comprovadamente o vandalismo, pois passaram a atacar um boneco como se isto agregasse alguma coisa ao protesto inicial, nada justifica quebrar ou degradar algo em nome de algum ideal (se é que há algum mediante a visão destes fatos).
    A policia é acusada de usar da força, porem até este bando duples de revolucionários começarem a quebrar o cercado eles não haviam tomado qualquer atitude agressiva, depois da ação da policia os vândalos reclamam do uso da força!!!
    Quem não quer se queimar não brinca com fogo, acho que apanharam e foi pouco. O vandalismo não classifica os atos feitos por mulheres ou homens, portanto não reclamem se algumas mulheres também tratadas com igualdade pela brigada no meio da dispersão dos manifestantes.
    Houve reclamações quanto as palavras proferidas por alguns policiais durante a confusão, mas acredito que o outro lado tenha dito tanto quanto ou mais ainda.
    Não é possível classificar falta de liberdade com falta de limite.

  278. Juliana Teodoro disse:

    Fico muito triste em ler esse tipo de reportagem. Fazemos manifestações por um mundo melhor e o que há de retorno? Violência por parte de quem deveria nos PROTEGER. Além de agredirem inocentes, e mesmo os que pularam a cerca, os comentários machistas feito às mulheres. Qual a razão de tanta violência?
    Quem paga pela polícia? A Coca-Cola?
    TRISTE!!!!

    não posso deixar de elogiar a foto do homem caído no chão, com as mãos sobre a cabeça e sangue escorrido no chão e a que uma menina está com a mão manchada de sangue. MUITO tristes e muito boas!

    Juliana Teodoro, São Paulo – SP

  279. Caio disse:

    Isto ta errado, tem que vender tudo, até as mães do caras, eles que trabalhem feitos escravos para não ter nada de graça e que votem nos mesmos politicos que garatem que não existira bem publico, QUE VENDEM SUAS ALMAS!

  280. Alex Sandro M. Spindler disse:

    Brasileiro é muito otário e desunido mesmo!!

    A galera lá fazendo uma manifestação justa e pacífica e os bocó aqui vem DEFENDER BRIGADA?!
    A policia que deveria defender as pessoas vem defender um boneco? Ah para! Por que não vai descer o pau no prefeito ladrão? Ou nos vereadores do corruptos?

    Policial é tudo covarde mesmo!

  281. Maria disse:

    tem mais é que tomar pancada mesmo, quer fazer bagunça então aguenta o tranco!!!!

  282. guilherme disse:

    quando a gente se choca com as ações de um Estado que ainda opera sob as sombras (tão vivas, infelizmente) do já demolido prédio ditatorial, ainda aparecem pessoas tentando justificar a ação violenta da Polícia. não sei se é cegueira, filho do Reinaldo ou se só, lá no fundo, se identifica com aquela personagem de Machado, o tal Fortunato, e se regozija com a dor alheia.

  283. henrique disse:

    Acho q a policia agiu de forma correta, pois quem mandou os protestantes derrubarem o mascote da copa de 2014, agora a policia que é a culpada de tudo, voces que fazem a merda e a coisa errada e a policia que é a culpada, tenho certeza que se a policia nao tivesse feito nada a midia como sempre iria publicar que os policiais nao fizeram seu trabalho, como sempre os unicos se fodem nesse país são os policiais.

  284. Flávio Piro de Oliveira disse:

    Isso é vandalismo. Vândalo tem que ser tratado como criminoso. se fosse assim, eu poderia sair quebrando tudo que eu quisesse nas ruas.

  285. Tássia B. disse:

    É triste ter saído feridos disso tudo… mas sabe o que eu acho mais triste?! A briga deles não era contra a privatização?! Acabou sendo uma luta violenta e acusações contra polícia que não tem nada a ver com o propósito inicial…
    “Quando a reportagem deixou o local por volta das 23h30min, a manifestação ainda ocorria de forma pacífica e bastante festiva, sem nenhum tipo de confronto. [...] Pouco depois que a reportagem deixou o local, os ativistas resolveram se dirigir ao Largo Glênio Peres para protestar em frente ao boneco da Coca-Cola. De acordo com diversos relatos de pessoas que estavam no local, os brigadianos permaneceram imóveis diante da aproximação da multidão.”
    Enquanto estava se comportando como civilizados a polícia os tratou como tal, a partir do momento em que eles começaram a vandalizar o boneco a polícia teve que intervir, óbvio, isso é o trabalho deles, danificar o patrimônio privado é crime, se a polícia visse alguém depredando algo seu você não ia querer que eles tomassem uma atitude?
    A violência começou pelos ‘ativistas’, pode ver no vídeo postado nessa mesma fonte aí.
    Quando a polícia usou o gás para dispersar os criminosos(porque a partir daí já estavam cometendo crimes) começa a agressão verbal contra os policiais, assista, ouça, isso é justo?! Ouvimos um barulho e então uma voz feminia diz: “Cara, quebrar carro da polícia é complicado!”, ops, os santinhos estavam depredando patrimônio privado, agredindo verbalmente os policiais e depredando patrimônio público, “own tadinhos, não fizeram nada né?!”
    Uma ainda grita: “Vocês estão defendendo um plástico oa invés de defender cidadãos!” Haha, parece piada… A polícia só está ali por causa deles, ou estariam trabalhando normalmente pra defender os cidadãos como eles tanto querem, quem tirou os policiais de seu posto, de tentar solucionar coisas realmente importantes foi quem decidiu fazer isso besteira aí…

  286. Tássia B. disse:

    Concordo que os policiais não deveriam ter agredido os manifestantes, mas alguém perguntou quantos policiais foram agredidos?! Não ninguém quer saber… No outro vídeo tiraram o som, óbvio, pra não mostrar as agressões verbais que estes estavam sofrendo, objetos eram jogados neles… O policiais chegam lá pra fazer parar a baderna, são autoridades, sim, deveriam ser, mas as pessoas continuam gritando ,avançando, jogando coisas neles, derrubando o tal boneco, se você estivesse no lugar deles faria o que?!
    Você acha mesmo que o rapaz que saiu com a cabeça aberta não fez nada?! “Tadinho, estava só passado no local!” ¬¬
    Acho que violência nunca é a solução, mas eu entendo que tenham acabado agindo assim, porque eles são homens, mal pagos, com condições de trabalho ruins, que estão tentando manter a ordem, mas estão sendo verbal e fisicamente agredidos, eu não saberia o que fazer no lugar deles, você saberia?
    E os políticos e as privatizações?! Esses saíram ilesos da história!

  287. Herick disse:

    Voces viram o mesmo video que eu? Fica claro que sao os policiais que praticam os primeiros atos de agressao. Logo no comeco tem um maluco que leva com o escudo na cara e nem tava olhando. Vandalo eh a sua mentalidade. Tomara que um dia quebrem voce, uma amigo seu, sua namorada, sua mae ou qualquer um que vc conheca. Vc viu a menina que levo um cacete ali no fim do video? Beleza, vandalo.

  288. janilson silva disse:

    como sempre, a força é de quem tem dinheiro ou de quem está no poder. eu gostaria muito era de ver ladrão ou criminoso de verdade apanhando assim. por que será que não vemos isso????
    é simples..o cidadão de bem……não tem coragem e nem sequer tem uma arma de fogo para combater esses policias. agora manda eles ires botar traficante de joelhos….
    hahahahaha

  289. Kesley Benedet disse:

    O problema é que sempre tem aqueles que querem destruir, avacalhar, esculachar, etc… Garanto que ao menos 30% dos que estavam no local nem sabiam o motivo da aglomeração e só continuaram lá pra causar tumulto e caos.

    Mas isso não ameniza o fato da polícia agredir os inocentes.

    Pessoas agiram errado de ambos os lados, não tem argumentação pra isso.

  290. janilson silva disse:

    a policia tem que fazer seu trabalho…contra criminoso..não contra manifestantes…mais poucos deles lembram que os seus salários melhorados iniciaram com uma ação de manifestação……

  291. Beatriz disse:

    Se a lei estava ali protegendo…. o tal boneco….porque cutucaram a onça com a vara curta?

    Quem armou o circo? Os idealistas pacifistas? NÃO! OS BADERNEIROS! Que agora querem posar de coitadinhos? OS IDEALISTAS PACIFISTAS Q ESTAVAM LÁ E LEVARAM TBM….PQ ?? PQ NÃO CAIRAM FORA? Nossa polícia é mal estruturada ???Se acham….são tanto quanto esses tais baderneiros,que utilizam desses atos pra colocar pra fora seus monstros!!!!! Como muitos fazem sempre,né? Todos estão errados ,TODOS! Alguns policiais mal treinados….e ALGUNS jovens baderneiros que INICIARAM este show! E querem o quê ? Mimos? Colinho? Maozinha na cabeça? QUEREM RESPEITO? SE DÊEM O RESPEITO! Depois do show armado….todo mundo irá entrar na dança…!!! Quem não sabe disso? Só os ingênuos!!! E esses baderneiros certamente não são! É o que a casa oferece! jovens mal educados raivosos e policiais mal treinados e raivosos!
    Essa ação não justifica tal baderna…mto menos tal agressividade de ambas as partes!
    AHAHAH E agora querem colocar a culpa no tatu?? Na ditadura??…Confrontam a milícia e querem falar que está voltando a ditadura? Ora ora…quanta falta de discernimento! Respeita-se para ser repeitado!!!….É…Ninguém tá certo aí! Tbm….nada justifica agressividade!
    NEM DOS BADERNEIROS VÂNDALOS….NEM DA POLÍCIA!
    Mais uma vez….se faz vergonhosa nossa realidade !!!Sem limites….mal educada….e hipócrita!

  292. Lidia disse:

    Eu acho que as pessoas nao podem sair destruindo um enfeite assim! Mesmo que elas sejam contra, nao podem fazer isso. Elas agridem os policiais que chegaram pedindo pra se retirar, e os policiais nao podem fazer nada? Ta errado gente. É dever da policia nos proteger, proteger a cidade e tb a eles. Os policiais agiram totalmente certo! Nós náo podemos sair destruindo coisas que nao gostamos assim! Até a copa vamos ter muitos bonecos e enfeites pelas ruas e vai ser lindo. Temos que aproveitar esses 2 anos e nao destruir. Eu sou contra a copa aqui no Brasil! Acho q o dinheiro gasto deveria ser envestido em outras coisas que precisamos, mas já que vamos ter, vamos aproveitar, e nao destruir! Isso é coisa de vandalos. Vamos juntar essa vontade de lutar e lutar por coisas serias, que realmente sejam preciso. Tipo esse nosso juiz que solta bandidos. Por saúde e universidades melhores. Nao vamos destruir um boneco que alegra muitas criancas que se alegram quando o veem!
    Se nao aonde vai parar esse pais, aonde pessoas acusam os policiais que estao fazendo o seu dever!

  293. Carla disse:

    Bando de marginais…
    Anarquistas! Tem mais é que levar porrada mesmo

  294. vitor alexandre Jurkin sa disse:

    A policia fez seu trabalho, essa versão aqui apresentada é a versão dos manifestantes, vendo a uma gravção feita por um manifestante esta claro que os manifestantes estavam atacando os policiais.
    infelizmente em nosso pais ha uma falsa noção de liberdade e algumas pessoas procuram motivos fúteis para iniciar “rebeliões” e a mídia faz seu “trabalho” em condenar a Policia
    sempre os colocando como se estivessem errados
    pois se a policia não se envolve são taxados de vagabundos e se se envolvem são considerado violentos, isso tem que mudar.

  295. Anderson disse:

    Centena de jovens e artistas protestando por uma cidade “mais alegre” kkkkkk q ridículo. essa turminha aih tudo andando de iphone pra colocar seu “protesto” no facebook kkkkkkkkkkkkkkkk

  296. Jason disse:

    Revolução séria sim. Mas não adianta ser revolucionário, andar com Iphone e comer lasanha com Coca-Cola na casinha dos pais….

  297. Viomar Azul disse:

    Boneco de plástico X pessoas de verdade. Tu tens escolha!

  298. Viomar Azul disse:

    Os que defendem o boneco da coca-cola ocupando o Largo Glênio Peres deveriam oferecer suas casas para que ele fosse instalado nelas.

  299. Jason disse:

    A fama de má-educação do porto alegrense não é de hoje. Cidade suja, transito um caos, pessoas brigando por uma vaga no estacionamento. E dizem que o portoalegrense é culto. Não é culto nem aqui nem na China. É pseudointelectual, que mal leu “O capital” e se acha no direito de criticar tudo e todos. O comunismo é como tapar um buraco numa mangueira velha: remenda-se um buraco e logo surge outro pra vazar. Não tem a quem culpar, culpam a Coca-Cola, os brigadianos, os bancos, a iniciativa privada e uma longa lista de bodes expiatórios. Não estamos mais na ditadura. Lá as pessoas se rebelavam com um propósito específico. Aí vem um grupo “contra tudo e contra todos”, com seus tambores, se denominando donos da “alegria”, pregando nem eles sabem o que…(alguns só estavam ali por estar) e se acham no direito de sair atirando paralelepípedos em direção aos policiais (que estavam ali para cumprir seu dever) e depredando agências bancárias privadas nos entornos. Ora, querem respeito…se deem o respeito! Se querem uma cidade consciente, deveriam propor outras formas de manifestação. Se são contra a pobreza, que ajudem os pobres. Mas muitos ainda são jovens, com mentes do século passado, que ainda idolatram Che, que acreditam que Coréia do Norte e Cuba são modelos ideais de governos e que se desfilam por ai com seus Iphones tirando fotos do protesto para postar no Facebook. Querem uma abertura de mentalidade, mas não sabem que usam mentalidade atrasada e apegada aos dogmas do passado. Não sejamos hipócritas. Quando a Copa vier, todos pararão em frente aos televisores, tanto o esquerdista, quanto o conservador. Mas no caso, fizeram todo um circo que não levou a lugar algum. Saibam todos que nosso Estado é de tradição conservadora. O que aconteceu com o Tatu, foi um tiro no pé, colaborando com o Fortunati que saiu fortalecido perante a opinião dos conservadores.

  300. Beatriz disse:

    O boneco foi um presente da Itália pra nós…..que VERGONHA ver pessoas mal educadas destruindo um presente dado!
    MAS….NÃO É ESTA A QUESTÃO!
    Tudo isso é mto mais amplo……..
    não é o tatu o culpado!
    Não é a ditadura ou o medo da volta dela!
    Não é a polícia…nem os idealistas pacíficos os culpados!
    Nem a Rita da novela…nem todos os personagens da novela……..nem a vó do badanha!
    Os CULPADOS SÃO esta meia dúzia de jovens mal educados e sem limites!
    Q deturpam ter liberdade de expressão com libertinagem!
    O restante foi tudo consequências das pobres atitudes tãããão magnânimas dessas criaturas que deveriam agir pacificamente,tanto quanto muitos que estavam lá e que por BURRICE também….permaneceram tomando dores pelos vândalos! Pra quê? Como falaram acima…..quem sabe pra ter o q postar de tão importante em suas redes sociais! Ou..quem sabe…pra se sentirem importantes!
    TIVERAM O QUE PROCURARAM!!!!
    Da próxima vez….
    RESPEITEM PRA SEREM RESPEITADOS!

  301. Lilian disse:

    Isso era uma manifestação pacífica, a polícia que começou com as agressões -pra variar um pouco. As pessoas estavam dançando em volta desse boneco redículo. Dançando! O que há de “não pacífico” nisto? Por que algumas pessoas insistem em defender a polícia, o estado, como se estes fossem “santos”? A polícia é muito suja, minha gente. Só não vê quem não quer. Parabéns ao pessoal que esteve presente na ocasião! É muito triste ver que nem todo mundo enxerga a importância de atos como este!!!

  302. Dirlei disse:

    Uma atitude bem normal vindo de policiais, uma raça de intelecto inferior. Batendo de soco em mulher? deve ser o jeito que a mulher dele gosta que ele faça em casa.

  303. Fernando disse:

    Vergonha dessa reportagem.

    Querendo ser imparcial, mas só divulgaram a versão dos “protestantes”.

    E daí que o começo foi com alegria? O vídeo é claro, os imbecis começaram a depredar, depois, não satisfeitos, continuaram atacando os policiais.

    Esse pensamento esquerDIOTA acaba com a minha paciência.

    Vão trabalhar, lutar pela liberdade econômica, estudar e depender cada vez menos do Estado, e não ficarem posando de revolucionários.

    Ridículos.

  304. NA BUENA, FORTUNATI
    Algo mudou depois daquele tatu…
    Meu voto era teu, agora vou votar nela, pra gente ter certeza de que o Melo e tu não concordam em bater em jornalistas e estudantes como se isto fosse a coisa mais normal do mundo, cara. AGORA EU QUERO SEGUNDO TURNO PRA TER CERTEZA!

    Melo afirma, sobre o conflito, que democracia “às vezes precisa de cassetete” (????!!!!!!)

    A Ouvidoria Estadual de Segurança Pública vai analisar o conflito e assistiu às gravações postadas nas redes sociais. Para a ouvidora Patrícia Couto, o aparato do Pelotão de Operações Especiais da BM foi excessivo e dirigido a intervir em um conflito e não à sua prevenção.

    Pra vereador, não vou mudar.
    Mas pra prefeito, agora é ela.
    SEGUNDO TURNO PRA TER CERTEZA

  305. Rosangela disse:

    Estou horrorizada com o que aconteceu na minha cidade como que o Prefeito ou mesmo as autoridades de Porto Alegre permitiram este tipo de agressao fisica com pessoas inocentes como que o Brasil podera receber pessoas extranjeiras para a Copa do Mundo se os principais envolvidos nesta Guerra è justo a policia que cuidara da cidade na època da copa e da segurança.Por favor senhores das autoridades somos humanos podemos aceitar certas coisas mas este vandalismo junto ao povo gaucho nao se pode aceitar nao estamos numa guerra e sim num pais que podemos ser respeitados por todos e nao apanhar estou muito triste pois como este governo quer que nos brasileiros aceitamos este tipo de agressao por favor isso nao poderia ter acontecido e nossa policia tem que respeitar todos nos porque pagamos nossas contas com nosso suor que damos todos os dias de nossas vidas pagamos todos os imposto que nos cobram e o minimo que o governo pode fazer e trancar estas pessoas que agrediram pessoas inocentes por causa de um simples boneco inflavel isso e terrivel para nossa cidade e muito feio o que aconteceu e eu como brasileira e gaucha estou muito decepcionada e triste por tudo o que aconteceu neste dia no Largo do Glenio Peres por favor somos humanos e nao bichos e a policia tem que respeitar a gente sempre.

  306. Lidiane disse:

    Vandalizar as coisas para poder se manifestar, a onde nesta ato descreve a força de um ideal, como foi fácil o povo perder o foco nesta manifestação. Pelo que eu entendi, a manifestação era contra o Prefeito, a privatização… E depois o foco foi para um Boneco, não é com agressões (de ambas as partes), que manifestamos os nossos interesses como cidadãos, acredito que sejam com palavras e atitudes menos agressivas. Mudar um futuro, depende de os valores que estão arraigados dentro de nos.

  307. [...] O tatuzinho não é mascote da Copa! Ele é mascote de uma empresa privada, a Coca-Cola. Eu acho que, depois desta violência sem dó contra os brasileiros de Porto Alegre, o correto seria RECUSAR o tatu e criar outro mascote para os jogos. Veja a notícia completa: http://sul21.com.br/jornal/2012/10/manifestacao-termina-em-batalha-campal-no-centro-de-porto-alegre/ [...]

  308. Regina Helena Degasperi disse:

    Meu Deus, o que foi isso ?? Estamos numa guerra e não sabemos ??? Não se pode mais fazer protestos pacíficos ??? Que democracia é essa ??? Que país é esse ??? Repressão em pleno século XXI ??? Por isso tudo está mais do que na hora de votarmos consciente, pois voto não tem preço, tem consequencias e isso é uma delas !!!!

  309. Miranda disse:

    Estão dando “muita”” importância pra “partidecos”… É assim que eles criam força, vão lá e … batem em todo o mundo! O problema aí foi a grossura da Brigada, que é e sempre foi famosa por sua postura violenta, apoiada pelo Governo Estadual, que foi “eleito pelo povo” e, lamento dizer mas vi uma moça ferida ser chutada e chamada de “vadia”, por isso é que esta estória de “Marcha das Vadias” está é dando o efeito contrário… Deveriam adotar um nome com mais respeito, para “inspirar” o mesmo…A propósito: Quanta “ressalva” (parece censura) para publicação, né?

  310. Victor vitti verdecanna disse:

    o meu sentimento para esses tipos de acontecimentos é de pura revolta, vivemos de numa democracia completamente deturbada com iniciativas de opressão da liberdade de se manifestar e ai vem esse bando de “esquerdinhas” e resolvem fazer uma manifestação agressiva.
    não é atoa que vivemos nesse país cada vez mais violente e sem princípios de valores.

    violência gera violência

  311. Rafael Bispo disse:

    Baseado na reportagem… 50% do início do manifetso enquanto estavam direcionando para o verdadeiro culpado(José Fortunati (PDT)…achei super exemplar…Muito bom curti mesmo de coração… Porem os outros 50% finais da manifestação, repudiei… queria que me respondessem o que a CocaCola tem a ver se colocaram um produto a venda? Quem foi o responsável pelas privatizações foi o governo… E outra…quantos dos que estão revoltados com a Coca-Cola vão parar de consumir os produtos da The Coca-Cola company… não é difícil de identificar os produtos dela…

  312. [...] O sonho parecia muito real, tanto que acordei em dúvida se não havia sido verdade. [...]

  313. Joao disse:

    Ah fala sério! Que REPRESSÃO? Coitadinhos dos santinhos que nao fizeram nada… A culpa é desses policiais malvados… Pior de tudo ainda são os OPORTUNISTAS que tentam tirar proveito político da situação!

  314. Zeca disse:

    Bando de desocupados, se querem mudar o “sistema”que o façam nas urnas e nao destruindo patrimônio alheio. Por causa dessa gentalha, ptralhas, etc é que Porto Alegre nao anda para frente.

  315. Clayton disse:

    Tem que bater mesmo, bando de vagabundos querendo bangunçar!
    Trabalhar ninguém quer né?

  316. [M] disse:

    Alguem já parou para pensar sobre o que estamos aqui discutindo?
    Pela p. de um pokemon da coca-cola.
    Se eu fala-se que uma criança matou ou aleijou outra por um boneco do goku seria ridiculo e preocupante.
    Agora mais 100 homens com pêlo na cara e no saco, brigando por um pokemonzinho.
    Estamos em pleno 2012, século 21, no minimo deveriamos ter evoluido não?

  317. [M] disse:

    Aos estão comentando me respondam qual opinião sobre o motivo da manifestação, quais seus argumentos para apoiar ou discordar?
    Existe vídeo mostrando que “todos” manifestantes foram violentos?
    Qual relação entre opinião politica e o direito de manifestação?

  318. Chico disse:

    Isto tudo para danificar a mascote?? A sério??????

  319. Bruna disse:

    Esse boneco foi colocado em uma praça onde os cidadões da cidade costumavam fazer seus protestos. O governo vendeu a praça para coca-cola que a modificou totalmente botando chafarizes e uma estatua enorme impossibilitando as manifestações. Agora digam, quem destruiu o patrimônio “publico” de quem? Os cidadãos que possuíam o direito sobre a praça que era considerada publica ou o governo com sua obsessão por dinheiro? Quem não mora na cidade e não sabe não pode falar. Lamentável o fato!

  320. Bruna disse:

    Cidadãos*

  321. FASP disse:

    Nos cabe solidariedade para que se alastre estas formações criticas contra o poder e o autoritarismo.

  322. Suelen disse:

    Terei que concordar com o Lucas Gutierrez. O movimento exagerou e agiu de forma extremamente desnecessária ao invadir. Não precisa destruir, estava tudo bem até esse momento, mas não satisfeitos precisavam ser vitimizados.

  323. Zeca disse:

    Povinho atrasado e retrogrado. A brigada fez bem

  324. Jean disse:

    Sangue fervendo em ambas as partes, os policiais tentando manter a “ordem” a todo custo, os manifestantes insatisfeitos, madrugada, sono, irritação, cansaço: violência! Nenhuma atitude extrema justifica isso, que fossem responsabilizados os que invadiram a tão protegida área de boneco-ridículo tão importante!!! Não há política de nada nessa porra de país, é um país de bananas! E os mais idealistas são tidos como loucos-vagabundos. O próximo passo é tentar bloquear o pensamento nas Universidades, opa!, acho que isso já aconteceu, né?! Palhaçada… =/

  325. jean disse:

    Parabéns pra vocês guerreiros. verdadeiros corajosos que lutaram contra a repressão, gostaria muito de estar com vocês

  326. [...] Abro aspas para Bibiana Ferreira, cidadã de Porto Alegre: "Acompanho o blog faz tempo, sou de Porto Alegre, cidade que esta sendo ‘cedida’ para a iniciativa privada. Nossa mídia é defensora dos interesses daqueles que privatizam, e das corporações que compram os espaços. No ultimo dia 4 o pessoal foi fazer uma manifestação pacífica, a Defesa Pública da Alegria, e a brigada, defendendo um inflável da Coca Cola, (mascote da Copa vestindo a camisa do refrigerante) desceu o cassetete nas pessoas. Os manifestantes foram taxados de vândalos pela mídia local, quando, na verdade, vandalizaram os corpos dos manifestantes em prol da defesa de um boneco inflável privado." (LINK P/ NOTÍCIA) [...]

  327. Maurício disse:

    Augusto Amatneeks, força do PT? hahaha 9% baita força

  328. Krüger disse:

    Alguém perguntou quanto a coca cola está pagando a polícia gaúcha para defender com tamanha veemência um boneco inflável???

  329. carlo disse:

    vamos pensar no seguinte: o pessoal da coca cola não concorda com a postura/posição de vocês e com isso eles tem o direito de ir na sua residência depredar algo. opa, naum? entaum se eu entendi vocês querem ser respeitados mas acham que podem faltar com respeito com os outros porque vocês naum concordam com algo? está meio complicado isso…

  330. Renato Dutra disse:

    “Segundo os manifestantes, os brigadianos permitiram que as pessoas pulassem a grade de contenção do mascote para, então, começarem a reprimi-las. ”

    Rsrsrsrs… me poupe.

    Não defendendo a brigada, mas alguém acredita que foi assim que aconteceu? rsrsrsrs

  331. Va,mos fazer isso, vamos dar nosso sangue pra que nossos fiilhos não tenham que viver em uma sociedade privatizada, onde só que tem vai a praia e as outras pessoas ficam trabalhando a vida toda. Deveriam ter colocado fogo nesses policiais que eram isso que eles mereciam por fazer o que fizeram. Defender o Mascote dos EUA no Brasil?
    Que isso gente policial é o bicho mais estupido que eu conheço deveria ver se não tem nenhuma pessoa precisando de ajuda em um acidante ou em um assalto não isso. Quero Mudança e com certeza não vai ser nenhum dos nossos governantes que vai fazer isso e sim nós mesmos!!!VIva Zapata Revolte-se Voce Também!!!

  332. silvia disse:

    ta ruim…ta feio…. td mundo metendo pau e tomando coca-cola…. ps: eu quero que o tatu fique debaixo da terra todo enrolado que é o lugar dele.

  333. Artur Barz disse:

    Se valeram de coerção para proteger um tatu inflavel? Isso é cumulo!

  334. Zaeed disse:

    Na real? Pra mim que quem começou foram os manifestantes. Vem a mídia e veicula como se fosse o cúmulo os policiais fazerem o serviço deles. Bando de alienados politicamente corretos, violência tem que ser respondida à altura, ou acham certo os policiais serem apedrejados e chutados e continuarem “de boa”?

  335. Nossa, estou chocado, que brutalidade, que violência gratuita, estava tudo bem, pelo que eu vi no vídeo aqui mostrado, a manifestação era pacífica. A polícia precisa passar por reciclagem. E o responsável daquele pelotão, precisa ser responsabilizado.

  336. Lucinha Lira disse:

    GAÚCHOS!

    FAÇAM UM BOICOTE Á COCA-COLA COMO RESPOSTA… Naõ tomem coca-cola…………..!!!!!!!!!!!!!!

  337. Èber disse:

    È importante destruir simbolos, mas acima de tudo é importante fazer uma analise social do capitalismo, o PT é a representação das elites locais e nacionais , nada mais nada menos. è inerente ao estado defender a propriedade privada!!!
    a Luta deve ser contra o capital !!!! portanto não percam tempo tentando defender um partido podre em detrimento de outro mais mais podre …..

  338. Èber disse:

    Me entristece, ver em meus conterraneos as amarras da extenção do PT, que tanto desmobiliza as verdadeiras lutas sociais. Cooptando sindicatos, movimentos estudantis e sociais e ate mesmo a propria criticidade dos sujeitos, a troco de que voces ainda defendem este partido e este tipo de politica ? o capital não tardou em utilizar o PT como meio de manobra para inocentar ainda mais a exploração, cooptou a cupula do partido e com estes traz de arrasto toda a base, o povo, que tem como reflexo atrasado a idéia de que o PT ainda representa o povo e não o Capital… acorda Rio Grande, a revolução se faz na luta não nestes partidos apodrecidos

  339. Roger L disse:

    Mas claro, vamos furar um boneco tosco que foi colocado numa praça, vamos dançar em volta de algo que estava sendo protegido, dançar em volta de algo que TODOS sabemos no que iria dar, principalmente com uma policia mal treinada, vamos continuar sendo estúpidos o suficiente para organizar uma passeata uma Porto Alegre mais “alegre” e nao fazer porcaria nenhuma quando sabemos dos MILHÕES sendo roubado pelo governo corrupto. Cada dia estou achando nós, gauchos, mais parecidos com esses braZileiros! Ridiculo!

  340. paulo nunes disse:

    meus amigos, manifestações sou a favor, mas baderna dessam a borracha para que atacar um simbolo querem aparecer porque não tomarão banho no xafarix

  341. [...] a soberania nacional como a nossa maior “arma” de defesa, a Constituição Nacional. O seus sangues, são o nosso sangue (link para matéria do jornal Sul21)! Parabéns guerreiros e guerreias que lutam por um país mais [...]

  342. José Reis disse:

    Protesto não se faz com vandalismo. A polícia cumpriu seu dever ao proteger o bem (seja público ou não). Protestem, mas sem destruir nada.

  343. Èber disse:

    Quantos reacionários são criados, pela lobotomia da igreja e da mídia, é impressionante a posição de defesa do estado, esta cretinice que de tão oca nada ecoa de convincente, se faz favorável e em defesa de um simbolo da coca-cola, sabendo estes que a copa e as politicas da mesma, tiram moradia de milhares de pessoas, que estes mesmos cabeças ocas também ajudaram o pais a pagar a divida, com mais impostos com mais sucateamento…. e ainda se postam a favor do estado, chacoteando os poucos que se manifestam. acordem seres debeis !!!!

  344. mateus disse:

    ESSA COPA DO MUNDO AINDA VAI TRAZER MUITOS PROBLEMAS PRO PAÍS, MUITO MAIS PROBLEMA DO QUE QUALQUER OUTRA COISA!

  345. Marco Oliveira disse:

    NESSE MOMENTO SInTO VERGONHA E MEDO DA BRIGADA MILITAR.

  346. william dorneles disse:

    isso tem que ser punido e depois eles querem voto pra que isso

  347. [...] Fotos: Ramiro Furquim (as duas primeiras) e André Ávila. Mais fotos aqui. [...]

  348. Marco disse:

    Bah, quando eu li “cidadões” eu larguei de mão… abraço…

  349. [...] Ramiro Furquim (as duas primeiras) e André Ávila. Mais fotos aqui. Compartilhar [...]

  350. Gustavo disse:

    “Implicar com um boneco inflável? parece é que tão querendo aparecer, arranjando um motivo qualquer pra ser rebeldezinho. A BM, que poderia estar nas ruas cuidando da segurança do cidadão, teve que ser deslocada pro boneco só pq uns cabeças de bagre querem se achar revolucionários. e nem assim se acanham. desafiam a BM, tentam derrubar o tatu, e depois são repreendidos e não sabem por que, os santinhos.
    o texto da notícia é claro: a BM agiu após os manifestantes começarem a vandalizar o boneco.”
    Esses cabeças de bagre estão sempre presentes. E tenho a dizer algo em defesa dos policiais, sim: o que aconteceu tem antecedentes: há poucos dias o boneco foi vandalizado, então a BM estava preocupada que isso se repetisse. Eu tenho certeza de que não foram colocados mais brigadianos para que a população não se sentisse “provocada”. Houve exagero por parte da polícia? Sim, alguns, coisa que praticamente sempre acontece, mas vejam o lado deles: milhares de pessoas, à noite, aprontando essa confusão, e eles em número muito reduzido. No lugar deles eu faria o mesmo: seria bem agressivo com alguns para provocar nos outros (centenas) receio de me atacar. Levando tudo em conta, foram bem poucos os agredidos, comparando com o número de pessoas presentes, o que significa, queiram os revolucionários ou não, uma ação boa da polícia, minimizando feridos e pondo fim à rebelião.
    Só tenho a acrescentar o seguinte: poderiam ter sido utilizadas muitas bombas de gás lacrimogênio e de efeito moral (as que só fazem barulho); os policiais recebem treinamento para trabalhar sob o efeito do gás, e a população não, é claro. Mas, como dito, houve – ainda por cima – tentativa de vandalizar bancas de revistas e a prefeitura. Meu Deus: banca de revistas??? Não pensaram que aquilo tem dono, um dono que ganha pouco e tira seu sustento dalí? Oras, vão para casa, ou aprendam a manifestar em paz, como cidadãos que pleiteiam ser, paradoxalmente, através da violência.

  351. Renan disse:

    Bem feito!!!Quarem ir para a rua fazer bagunça, era fato que aconteceria isso, pra que ir perto do boneco, derrubar ele pra que!!!! E para os que apanharam sem terem feito nada, pelo menos é o que dizem. Porque ficaram ali? Porque não foram embora quando viram o que aconteceria quem procura acha…Eu não apoio a violência mas se não quer não procura!!

  352. [...] Os motivos da insatisfação da classe artístico-cultural, que encontra eco no meio universitário, foram expressos da seguinte maneira pelo recém-aglutinado movimento Defesa Pública da Alegria: “Porto (ex-)Alegre se tornou uma cidade que arranca as pessoas de suas casas em nome de um campeonato de futebol, que esvazia de gente as ruas e praças, que persegue a música e qualquer forma de arte nas ruas e nos bares, que mutila parques e impõe um viaduto na beira do Guaíba – sabia? – em nome da falida cultura do carro, que abandona o transporte público e a bicicleta e orgulha-se de sua ciclovia de 400 metros”. Na semana passada, o movimento realizou manifestação com música, teatro, dança, em frente à prefeitura municipal da capital gaúcha. Infelizmente, o dia não terminou bem. [...]

  353. [...] Ramiro Furquim, Igor Natusch, Samir Oliveira και Felipe Prestes έγραψαν για τα γεγονότα στην εναλλακτική εφημερίδα Sul 21. [...]

  354. guilherme disse:

    a maioria do que é publico é mal cuidado,vandalizado e depredado.
    Se isso é ser publico eu prefiro que a coca cola tome conta mesmo e o incomodado que se mude.
    Essa atitude de derrubar o boneco é tipica de vagabundo de merda que não trabalha nem tem serventia nenhuma e fuma maconha o dia inteiro e tem tempo pra encher a cabeça de merda e fazer essa palhassada.Tem reprimir mesmo.

  355. [...] é um texto sobre o protesto que acabou em pancadaria e destruição do mascote da  Coca Copa no centro de Porto Alegre, mas antes de entrarmos no tema é preciso uma pequena [...]

  356. Cláudio Cardoso disse:

    Há cada dia mais, penso, no que pessoas se tornaram? , fazem do lazer ato de destruição ao próximo. Nunca pensei que fosse ver isto um dia em minha vida.
    Tenho 48 anos de idade e cresci vendo um povo que buscava seu sustento com muita dificuldade em um momento que tudo era muito diferente.
    Naquela as pessoas buscavam se divertir com seus familiares e amigos, quando tinha brigas eram coisas isoladas e não o que estamos presenciando agora. Fica aqui uma duvida , será que acabou o respeito ou é pura falta de punição?.

  357. [...] é um texto sobre o protesto que acabou em pancadaria e destruição do mascote da  Coca Copa no centro de Porto Alegre, mas antes de entrarmos no tema é preciso uma pequena [...]

  358. glenio disse:

    Pelo que pude entender no vídeo, a BM não chegou batendo, mas respondeu às agressões de alguns manifestantes. Quem diz que patrimônio privado não deve ser defendido pela BM deve ficar feliz se seu próprio carro for detonado por manifestantes ou marginais na rua. També acho que a BM precisa de melhor treinamento e melhor remuneração, ao passo que a população precisa ter mais respeito pela autoridade policial. Aposto, ainda, que a maioria daqueles manifestantes não deixou de tomar cocacola depois do evento.

  359. [...] Porto Alegre, em 5 de outubro de 2012, um Tatu inflado de Plástico de 5 metros de altura, patrocinado pela Coca-Cola e representando o [...]

  360. [...] Para saber mais: http://www.sul21.com.br/jornal/2012/10/manifestacao-termina-em-batalha-campal-no-centro-de-porto-ale… [...]

Comentar

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.