8/out/2014, 16h43min

Feedados reúne informações socioeconômicas do RS e municípios

 

 

Foto:

Novo instrumento para compilação de dados socioeconômicos foi apresentado pela FEE|Foto: David Alves

Portal do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) apresentou na manhã desta quarta-feira (8) a nova interface do Feedados, ferramenta que reúne informações de natureza socioeconômica do Rio Grande do Sul e seus municípios. Trata-se de um banco de dados dinâmico, para cruzamentos entre variáveis, unidades geográficas e períodos de abrangência, que passou a ser georreferenciado, possibilitando ao usuário criar mapas e gráficos a partir dos dados online.

“Queria parabenizar a FEE por mais este instrumento para o desenvolvimento gaúcho. Necessitamos destes dados para que os recursos públicos possam ser melhor investidos, garantindo assim melhorias para o futuro do Estado”, lembrou João Cristino Fioravante, secretário-adjunto de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã.

As informações apresentadas no Feedados-Georreferenciado cobrem o período de 1990 em diante e são apresentadas por município, microrregião, mesorregião, Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) e total do Estado. As variáveis e os indicadores apresentados englobam dados sobre contabilidade social, agropecuária, indústria, comércio, demais serviços, exportações, demografia, emprego, saúde, educação, finanças públicas e estatísticas eleitorais, dentre outros.

A equipe, coordenada pelo estatístico da FEE, Renan Xavier Cortes, seguirá alimentando os dados que poderão ser consultados através do site da fundação.

Parte desses dados é produzida pela própria FEE, e parte é oriunda de diversas fontes oficiais, como IBGE, Secretarias de Estado e Ministérios, dentre outros (FEE/Centro de Informações Estatísticas/Núcleo de Dados). “Foram dois anos e meio desenvolvendo essa nova interface. Os usos serão variados, mas o que nos chama a atenção é a facilidade para acessar as informações de nossos bancos de dados, o que facilitará a ação de professores, pesquisadores e gestores, sejam eles públicos ou privados”, explicou o presidente da FEE, Adalmir Antônio Marquetti.

Os dados – de acesso gratuito e acessíveis a toda a comunidade – são uma importante ferramenta de gestão para gestores públicos, principalmente prefeitos, e de pesquisa para professores e alunos em diferentes estágios de formação.

Tags: ,



 

Cupons de desconto: Submarino , Walmart , Lojas Colombo, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Casas Bahia, Americanas, Extra, Netshoes, Azul.