25/abr/2013, 9h52min

Falta de Ritalina nas farmácias deve durar mais um mês

Usuários do remédio, empregado, principalmente, no tratamento de casos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, sofrem há pelo menos quatro meses com a falta do produto no mercado | Foto: Divulgação

Da Redação

O laboratório Novartis, que fabrica a Ritalina, divulgou nota na quarta-feira (24), confirmando que a comercialização do medicamento só deve se normalizar no fim de maio. Usuários do remédio, empregado, principalmente, no tratamento de casos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, sofrem há pelo menos quatro meses com a falta do produto no mercado.

A Novartis ressaltou que uma apresentação alternativa do remédio, a Ritalina LA, segue sendo distribuída. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado do Rio Grande do Sul (Sinprofar/RS), Paulo Roberto Kopschina, salientou, porém, que em muitos casos uma não pode ser substituída pela outra, em razão das disparidades da fórmula. Além disso, a LA custa 40% mais caro que a Ritalina comum.

Kopschina confirmou a escassez de Ritalina no Estado e relatou que os estabelecimentos recebem milhares de clientes por dia procurando, sem sucesso, pelo medicamento.

A nota divulgada pela Novartis garante, ainda, que o laboratório está fazendo o possível para regularizar a situação. A empresa, no entanto, não esclarece o motivo da falta do medicamento. Para as farmácias, segundo o presidente do Sinprofar/RS, a justificativa alegada pela Novartis é a de falta de matéria-prima.

Com informações da Rádio Guaíba 

Tags: , , , , ,


123 comentários para “Falta de Ritalina nas farmácias deve durar mais um mês”

  1. Eduardo Luft disse:

    A pilula do bom comportamento. Vamos aproveitar essa escassez pra começar a revolução?

  2. Mário disse:

    É simples. Quebra a patente e fabrica um genérico, que a distribuição regulariza. Isto está me cheirando a lock out, e justificativa para aumentar o preço…

  3. Eduardo disse:

    Espero que muitos clientes da Novartis se descubram curados, que aproveitem para se libertar dessa parceria desagradável.

  4. JotaEsse disse:

    Vamos chamar o José Serra para quebrar a patente da Ritalina.

  5. Felipe disse:

    Não entendo essa gente que chama da droga da obediência ou do bom comortamento sem nem saber do que tá falando. devem estar lendo demais matérias sensacionalistas sobre o uso de ritalina em crianças.
    Tenho 25 anos e tomo ritalina há 2 anos. Sempre tive sonolência e desinteresse pelas coisas (qualquer coisa, desde não conseguir ler um livro por mais de 20 minutos, a não conseguir manter o foco em uma conversa), o que me levou a rodar em diversas cadeiras do meu curso (engenharia mecanica). Mas a ritalina me salvou. Com ela passei de aluno mais “vagabundo” e “preguiçoso”, a estar sempre interessado e a passar em TODAS as cadeiras dos semestres, sendo que antes do tratamento eu praticamente rodava em todas.
    Vocês já leram sobre o TDA? Acho que deveriam
    Um abraço

  6. Paulo disse:

    Felipe, faço suas as minhas palavras… também tomo ritalina a alguns anos, e a minha vida se divide antes da ritalina e depois da ritalina….portanto os comentários desagradáveis acima são de pessoas que não tem noção alguma sobre os efeitos benéficos do medicamento em nós que sofremos deste transtorno.

    Abraços

  7. Gianfrancesco disse:

    A esquerda normalmente tem disso. Eles tomam certos conceitos como dogmas. E aí, a existência de contrariedade a estes, é rotulada. E quando contestada, tachada de “preconceito”.

  8. JOSE ROBERTO disse:

    saiu matéria na eptv campinas, cbn Campinas também, o mesmo laboratório teve patente negada na Índia esta semana, e foi condenado no EUA, por pagar propina em 20 farmácias , e aqui no Brasil a ANVISA fecha os olhos!!!!medicamento de uso controlado, continuo tarja preta, ritalina la e o triplo do preço e não serve para todos os pacientes, cade o mpf ?

  9. Nádia disse:

    Felipe e Paulo… que bom que a medicação traz efeitos positivos para vocês. Ela foi criada para isso!
    O que criticamos, como profissionais da saúde, é o uso indiscriminado, por qualquer motivo, ignorando alternativas mais simples, eficazes e baratas.
    Grande abraço.

  10. Rodrigo disse:

    A crítica ao medicamento está exatamente nisto que a Nádia ressaltou. O uso indiscriminado. Hoje toda criança um pouco dispersiva e “arteira” já recebe Ritalina. Muitas vezes, sequer existe um aprofundamento no prognóstico. Tenho TDAH e resolvo este problema sem fármacos, apenas com terapias alternativas, como atividades físicas.

  11. Joao Vitor Brusqui Woiciekoski disse:

    Faço Medicina, sofro de deficit de atenção e sei da importancia desse medicamento para milhares de brasileiros, lamentavel o que ocorre. Metodos alternativos não substituem o tratamento medicamentoso, de fato PODEM ajudar, mas o medicamente age diretamente no problema com as sinapses eletricas, outros metodos apenas atenuam a hiperatividade. Muitas pessoas precisam desse remedio para organizar e ter uma vida mais digna. Outros, como eu, precisa do remedio para a se concentrar e conseguir estudar para poder salvar vidas (um médico) no futuro. Por favor, parem de falsos moralismos com um possivel superdiagnotico do problema.. Grato

  12. Joao Vitor Brusqui Woiciekoski disse:

    sinapses quimicas*

  13. Flavio disse:

    Caro Rodrigo se afirmas ter TDHA e resolve o problema com atividades físicas aconselho rever o diagnóstico com seu médico, pois é muito provável que não sofras de TDHA. Faça uma avaliação neuropsicológica com uma psicóloga

  14. Flavio disse:

    Se o diagnóstico de TDHA for bem feito a Ritalina terá sucesso em 75% dos casos, como disse o João é um problema na sinapse química, uma desregulação do neurotransmissor Dopamina. Esse que é aumentado na fenda sináptica com o uso da Ritalina.
    Para esses que falam que se usa indiscriminadamente esse psicoestimulante concordo com a afirmativa, mas lembro: se o diagnóstico for mal feito a Ritalina não terá efeito benéfico algum, ocorrerá somente efeitos adversos (irritabilidade, inapetência, cefaléia). Seria o mesmo que dar antidepressivo para que não sofre de depressão.
    É muito fácil começar a fazer uso regular de um antihipertensivo sem maiores protestos, mas como existe uma estigmatização de medicamentos que atuam no SNC e mudam comportamentos. Pura ignorância……

  15. Ana Braga disse:

    Sou Ana Braga, 42 anos, portadora de narcolepsia e cataplexia (um distúrbio do sono causada por falta de um neurotransmissor, a hipocretina). Em todo mundo existe 2 drogas usadas no tto: o modafinil (sou alérgica) e a ritalina 10mg. Estudos mostram que a ritalina causa dependência física e psíquica e a crise de abstinência muito se assemelha a da cocaína. Tenho uma filha de 3 anos que esta com minha irmã porque nesse momento sofro dos sintomas da doença e os sintomas da abstinência. Bem ao que me parece é que além dos doutores Leigos, temos também no rol ANVISA, a ABDA e a Novartis. A desculpa da Novartis não cola. Se houve erro, incêndio ou sei lá o que? e se o medicamento é tão bem controlado pela ANVISA como puderam deixar que acontecesse o desabastecimento em todo país? Por quê os médicos e Associações estão em silêncio? Quebra de patente Já.. Se tenho direito aos Direitos Humanos – Eu quero e o Conselho de Ética bem que podia nos ajudar

  16. jucimar rodrigues da silva seles disse:

    Bom dia.. bom eu estou a preoucura desse medicamento ,pois minha filha de seis anos faz uso dele, e não sei mais o que fazer para encontra-lo ,não encontro em canto nenhum sera que vcs sabem de alguma farmácia que tenha…

  17. Renato disse:

    Vocês repararam no conteúdo da nota do laboratório?
    Podemos tentar interpretá-la.
    – Ritalina comum? Aquela cuja patente já expirou? Portanto com preço acessível? Podem esperar sentados! Só lá pelo final de maio…
    – Ritalina LA? Aquela que custa mais do que o dobro do preço da outra? Ah, sim… À sua disposição!
    Esta não é a primeira vez que falta Ritalina no mercado. A comum, claro…

  18. Vanessa disse:

    Meu filho tem 10 anos e faz uso da ritalina desde o ano passado, pois tem TDAH. Antes eu rebia reclamações direto da escola, e comentários desagradáveis de pessoas alheias e de alguns da família; os amiguinhos e colegas dele já estavam rejeitando-o, e isso doía muito em mim, sem falar que eu não sabia mais o que fazer com o comportamento dele. Mas quando ele começou o tratamento com a ritalina e as terapias, a mudança foi vizível; só que com a falta do medicamento, ele está voltando o comportamento de antes, mesmo continuando com a terapia.

  19. JOSE ROBERTO disse:

    realmente é um absurdo, eu ja vi varias reportagens sobre o assunto, ja saiu na radio cbn de campinas, jornal eptv de campinas, cade anvisa?mpf, mpe, o incêndio foi pequeno, na verdade ninguém sabe se existiu, quando os bombeiros chegaram nem puderam entrar no laboratório , um funcionário foi a delegacia registrar ocorrência fala sério, ai tem!!!!!

  20. Fernanda disse:

    Acho um absurdo o silêncio do laboratório. Não estão jogando limpo com os consumidores. Já haviam prometido para final de abril e agora mudaram para maio. Não sei se não é o caso de a acionar a Defensoria Pública, que trata de questões de grupos hipossuficientes em casos relacionados ao consumidor. É revoltante o comportamento da Novartis.
    Fernanda

  21. Renato disse:

    Em Portugal, eles têm o Estatuto do Medicamento.
    Artigo 6º, parágrafo 2:
    “Os responsáveis pelo fabrico, distribuição, venda e dispensa de medicamentos têm de respeitar o princípio da continuidade do serviço à comunidade.”

  22. Patricia Bessa disse:

    Só quem precisa sabe das consequências da descontinuidade.

  23. Fernanda disse:

    A quebra da “continuidade” da distribuição já implicou muitos prejuizos aos usuários. Esse laboratório merecia uma sanção.

  24. Luciana disse:

    A vida escolar do meu filho de 9 anos se divide entre antes e depois da Ritalina, ele foi de aluno problema a destaque melhor aluno da sala em poucos meses simplesmente por melhorar a concentração. Acho um absurdo essas críticas leigas e descabidas de quem não precisa ou pior, não acredita que TDAH seja uma doença com sérias consequências e que precisa ser tratada. Sou contra o uso indiscriminado mas os críticos leigos e pouco informados generalizam. No mais, estamos sofrendo a 2 meses com a falta da medicação, os problemas escolares voltaram e estou vendo um menino muito inteligente ser prejudicado por um laboratório irresponsavel e um poder público omisso. Já passou da hora de uma medida ser tomada contra a Novartis.

  25. Patricia disse:

    Realmente é caso de saúde pública. Os pacientes estão a mercê do laboratório. O TDHA não é brincadeira gente, é um deficiência que ocorre em nosso sistema nervoso. Geralmente, o diagnóstico vem tardiamente, e se confunde com depressão e outros. Fiquei 6 anos em tratamento com remédios que eram levaram a acreditar que não havia cura para o meu problema. Hoje: durmo bem, corro todos os dias, me alimento super bem, leio, vou ao cinema em filmes demorados kkk, participo de atividades em grupo, trabalho com qualidade de vida, consigo estabelecer uma rotina, minha vida está organizada e isso me traz felicidade.

  26. Juliano disse:

    Onde estão os programas sensacionalistas que resolvem qualquer questão na qual o governo “fecha os olhos”???

  27. Carlos disse:

    Não é a primeira vez que isso ocorre. No ano passado os pacientes enfrentaram o mesmo problema. Registrado procedimento na ANVISA naquele ano, foi informado que a empresa iria sofrer sanções. Já passou da hora de quebra de patente. Causa espanto o silêncio da ANVISA quanto ao problema. E o mais interessante: EM todas as vezes não houve desabastecimento do medicamento Ritalina LA com custo muito superior a 40% (exemplo: caixa de Ritalina 10 mg / 20 cp: R$ 18,00 (custo mensal para consumo de 40 mg diário=R$ 108,00 / Ritalina LA 40 mg / 30 cp: R$ 222,00) . NÃO É FALTA DE MATÉRIA PRIMA. O órgão fiscalizador tem os meios de evitar ou minimizar os danos que o referido laboratório vem causando. Trata-se de questão de saúde pública. Uma alternativa simples seria a obrigatoriedade de disponibilização do medicamento substituto pelo custo medicamento em falta. Pela reincidência, multa pesada. E, por fim, QUEBRA DE PATENTE. Mas……

  28. Ana Claudia disse:

    Meu filho de 6 anos faz uso de Ritalina para tratamento da narcolepsia, se ele não tomar o medicamento dorme o tempo todo e nem posso mandá-lo para escola, graças a Deus eu consegui uma caixa com uma amiga mas só durará por 10 dias, é lamentável por causa disso muitas pessoas sofrerão sérias consequências.

  29. Dora disse:

    Olá a todos! Minha mãe (86 anos) faz uso de Ritalina há oito anos para depressão grave, como coadjuvante de medicação antidepressiva: foi o que realmente a tirou do fundo do poço, depois de quase 6 anos de enorme sofrimento e peregrinação por 5 psiquiatras. O sexto profissional foi o anjo que nos salvou, indicando o medicamento – pode funcionar em alguns casos de idosos com depressão grave – não sem antes pedir uma série de exames. A prescrição é de 6 comp. ao dia e atualmente baixou para um. Ainda temos 8 comprimidos e os sintomas de abstinência já apareceram. Que as pessoas que nada entendem disso parem de dizer bobagens e direcionem sua energia para a ANVISA/governo. Q se quebre a patente, mas isso esse dito governo do povo não tem coragem de fazer. Salve Serra!

  30. Nelson Tavares disse:

    Na verdade, o preço da alternativa indicada pela Novartis é oito vezes mais cara que a ritalina normal, o que a novartis deveria fazer seria disponibilizar a Ritalina LA ao mesmo preço que a Ritalina, até que sua distribuição voltasse ao normal.
    Essa empresa não tem plano de continuidade do negócio?

  31. Dora disse:

    A Ritalina LA não tem a mesma indicação para casos de Ritalina comum, como alguém já comentou.

  32. silvana aparecida fernandes disse:

    gostaria de saber o dia certo que voltara o ritalina nas farmaciapor que ja quase nao aguento meu filho
    sem este medicamento por favor me de uma luz
    com este medicamento

  33. Alexandre disse:

    Minha vida era inviável antes do diagnóstico de TDAH. Há 5 anos comecei o tratamento clínico e com medicamento (ritalina) e a minha vida melhorou uma enormidade. Quem duvida da existência do distúrbio não tem a menor ideia do que tá falando – além de desdenhar do sofrimento de muita gente.

    Pode ser que exista um excesso de diagnóticos, mas, por favor, evitem duvidar da existência do distúrbio.

    Muito lamentável a postura da Novartis e da Anvisa. Faz dois meses que a minha vida parou de funcionar de novo por causa da falta do remédio. É uma angústia gigante não conseguir executar praticamente nada. Uma pilha de trabalho atrasado.

  34. José disse:

    Fazem 30 dias que procuro o medicamento Ritalina 10 mg em Curitiba e região metropolitana e não encontro, o bacana é que a receita venceu e tenho que ir no médico pedir outra, já tenho perdido muito tempo a procura do remédio.
    É um total desrespeito ao consumidor e acho que o governo tem que intervir neste caso absurdo.
    É o consumidor que esta a merce desta empresa totalmente desqualificada sabendo que este medicamento é de muita importância e não pode faltar em hipótese alguma…Hoje fiz uma reclamação junto a Anvisa…quem sabe quebram a patente e a coisa mude.

  35. David disse:

    Sou médico e tive trabalho redobrado para efetuar a substituição da ritalina por outros medicamentos. Cada caso era um caso e portanto as condutas eram bem diferentes, principalmente se for considerar que muitos desses pacientes são crianças em idade escolar. Como profissional, senti-me desrespeitado pelo laboratório Novartis e me comprometi a nunca mais receitar nada cuja patente seja exclusiva da Novartis (no caso da ritalina, que é comercializada há mais de 50 anos, a quebra de patente já deveria ter ocorrido). E que não venham representantes de laboratório oferecer amostra grátis de produtos da Novartis. Agora eu não receito ritalina nem se tiver chovendo o remédio. E que atitude está sendo tomada?? com a palavra a Anvisa e o MPF.

  36. Ricardo disse:

    Nunca vi tanta gente falar tanta bobagem, sobre um assunto que nem entendem. E um remédio para quem tem um distúrbio que acomete parte da população mundial e nao uma droga para uso indiscriminado. Mais uma vez nesse Pais de ignorantes, os bons pagam pelos maus.
    E mais uma coisa, saiu do mercado por que vão aumentar o preço.

  37. kelia disse:

    Meu filho tem TDAH o toma Ritalina a quase dois anos.Antes da Ritalina ele estudava,estudava e nao conseguia juntar as silabas das palavras,na segunda receita do medicamento ele já estava lendo,nossa foi muito gratificante.Esse remédio é muito bom mesmo!O que tá faltando é patente.

  38. kelia disse:

    Meu filho tem TDAH e toma Ritalina a mais de um ano. Antes ele estudava,estudava e não conseguia juntar as silabas ou seja ele não conseguia ler.Ele faz acompanhamento com o psicologo e com a Neuropediatra,e na segunda receita ele já estava lendo,foi muito gratificante.Que pena que tem mães q não quer aceitar que seus filhos tenha TDAH,ate mesmo a sociedade leiga fala que o filho de alguem é custoso é bobo sendo que ele tem TDAH. Essa falta de Ritalina podemos esperar aumento de custo.Tá faltando patente.

  39. Valéria disse:

    Tb tomo ritalina há 3 anos e veja como é impressionante. Sou formada em Letras, mas só comecei a ler literatura de verdade depois da Ritalina. Eu começava a ler um livro, nao entendia nada. Na primeira semana da Ritalina ocorreu uma revolução na minha vida. Eu tinha comprado tantos livros porque meu espírito sempre amara os livros (rs, parece estranho dizer isso) mas minha parte organica nao conseguia acompanhar. Com 1 mes de Ritalina eu já tinha lido mais de 20 livros. Sem o remédio eu nao conseguia ler 1 por mês. As pessoas nao podem achar que os depoimentos aqui sao de viciados e de pacientes que se utilizam do medicamento indiscriminadamente. O problema é serio. A falta de Ritalina nas farmácias foi um crime!!! Ja estou ha quase 1 mês sem ritalina e já não consigo ler nada. É horrível.

  40. Marcus Deminco disse:

    Bem, na integra deste e-mail, certamente tem o verdadeiro Motivo sobre o que está de fato acontecendo…
    ______

    Excelentíssimo Sr. Dr. Alexandre Padilha
    Ministro da Saúde do Brasil.

    Respeitosamente, dirijo-me a V. Ex.ª com a diminuta esperança de conseguir compreender – o que até agora sequer foi explicado – sobre o que está acontecendo de fato, entre a indústria farmacêutica Novartis, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a ausência do medicamento Ritalina 10mg (cloridrato de metilfenidato) e essa tamanha falta de respeito. Além da ausência de alguma justificativa menos inverossímil entre as poucas divulgadas (…)

    Continua em:
    http://marcusdeminco.blogspot.com.br/2013/05/email-enviado-ao-ministro-da-saude.html

  41. Paulo disse:

    È um absurdo isto que esta acontecendo…tomo a ritalina de 10 mg, e agora com a falta estou tomando a LA de 10 Mg, e nem vou entrar no mérito do preço que seguramente é superior a ritalina tradicional, e sim que simplesmente para mim a LA não tem efeito algum!!! não consigo me concentrar em nada, estou terminando a faculdade e estou finalizando meu TCC por isso é visível não só para mim, mas para as pessoas que me rodeiam que a ritalina me faz uma falta enorme… tenho faltado a compromissos e não tenho animo sequer para ler um livro… não entendo com um medicamento que faz falta para tantas pessoas não ter a sua patente quebrada, deixando nos assim a merce deste laboratório irresponsável!!! muito indignado com esta situação!!!

  42. ana beatriz disse:

    estou tendo que comprar a L.A de 20mg pois minha filha precisa e sofre sem ela, só que ela custa R$ 206 em Porto alegre mais de 50% a mais do que pagava pela 10 mg, algo tem que ser feito a respeito????? qd a anvisa?

  43. Iceman disse:

    Falta de matéria prima?

    Mas perae, como é que não falta matéria prima para produzir a LA?
    Isso é pilantragem, sacanagem pura para vender a LA no lugar da tradicional.
    E a reportagem está errada ao afirmar que a diferença de preço é de apenas 40%, aqui na minha região a LA chega a custar o triplo.

  44. Valéria disse:

    concordo com vc, Paulo. Bastava quebrar a patente e esse laboratório irresponsável ia enfiar a arrogância naquele buraco!!!!

  45. Giese Passos disse:

    Achei um absurdo quando hoje fui comprar a Ritalina 10 mg, medicamento que faço uso há 2 anos, e simplesmente me disseram que estava em falta em todo o RS.
    Uma atendente sugeriu que eu falasse com meu médico e perguntasse porque ele não prescrevia um tal de Concerta, que pode substituir a ritalina.
    Ainda não consegui falar com meu médico, mas acredito que ele não seguirá tal orientação. E agora ANVISA, o q faço?

  46. Karyne Goulart disse:

    Giese, já te aviso de antemão que o concerta, apesar de ter o mesmo princípio ativo da Ritalina (metilfenidato), além de custar muitíssimo mais, não tem o mesmo efeito. Para o meu filho o efeito é bem menor e bem longe de funcionar as 12 horas que promete!

  47. Rogério Baêta disse:

    Para alguns é muito fácil falar “Vamos aproveitar essa escassez pra começar a revolução?” porque não sabe o que sentimos. Liguei no laboratório, o CQ foi incendiado, no Ministério da Saúde a atendente me pergunto do que se tratava. Temos que unir e tomarmos uma providência colegas. Imaginem o que já pode ter acontecido neste período com pessoas que necessitam deste medicamento.
    Um forte abraço a todos

  48. Veronica Dias disse:

    Senhores e Mães , sou mãe de uma criança de 10 anos que utiliza do Ritalina , há três anos . E não sei o que fazer , pq a medicação q o medico passou que seria LA , aqui no RJ custa R$ 200,00 , que antes custava R$ 18.95.
    Como pode uma coisa dessa acontecer e ninguém faz nada !!

    obrigada ,

  49. Moisés disse:

    Sou advogado e utilizo a medicação. O descaso do laboratório ultrapassa o mero dissabor do cotidiano… por isso, ingressarei com ação indenizatória por danos morais em desfavor do aludido laboratório, pois é um a b s u r d o o que está acontecendo!!!

  50. Márcia Moura disse:

    D. Moisés, é inacreditável a impunidade no Brasil. Espero que tenha sucesso no processo. pois tenho dois filhos que fazem uso de Ritalina, imagine o meu desespero? A suspensão subita e inconsequente do medicamento já está causando danos a eles. Estou desesperada! O governo tem que se responsabilizar juntamente com o laboratório. A mídia ( principalmente as mais infuentes) de alguma forma terá que se voltar para esta questão, pois estamos falando de abuso, descaso da saúde pública e descumprimento do estatuto da criança e do adolescente (arquivos abaixo)
    Capítulo I – Do Direito à Vida e à Saúde
    Art. 7.º A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida
    e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que
    permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso,
    em condições dignas de existência.

  51. Vanessa disse:

    Lastimo! Fui diagnosticada como hiperativa e possuidora de déficit de atenção faz cerca de um ano para mais, tenho quarenta anos hoje e confesso que antes de saber sofri muito com esse quadro. Estou sem a medicação faz um mês e estou dando trabalha pra muita gente, minha terapeuta, meus melhores amigos, e família, além de alguns detalhes que não vou nem citar. Tem dia que durmo, e outros passo a noite em claro, pensando, voando, como se estivesse dentro de uma espiral, rodando sem parar, e cara, tem pensamento pra caramba na minha cabeça pra eu dar conta, porque todos sabem dessa coisa, hipertativos, alguns, tem uma velocidade de pensamento e criatividade além do comum, pois então, e devido a minha vontade de “revolucionar” o mundo, porque sou impulsiva quando penso estar certa, e agressiva quando sou julgada, tenho tentado controlar, mas estou parecendo um equipamento de super motorizado de perfurar em obra civil e outras horas uma escavadeira, tamanha intensidade das minhas emoções e forma de reagir, sentir. Tô dando conta não pessoal da Novartis, levem isso a sério, muito a sério, mesmo porque a LA é caríssima, e nem todos poderão fazer o tratamento adequado para sentir-se melhor. Até pensei, como alguns colegas colocaram aqui, já em registro, de aproveitar para largar essa “droga” e assumir o comportamento que Deus me deu, afinal o TDHA é genético, o problema é que a sociedade não tá nadinha preparada pra nos aceitar e respeitar, ih já fui tida até como louca numa empresa, que infortúnio isso! Tem parada gay e outras coisas mais, e não tõ de brincadeira, acho que logo é bom pensar numa manifestação pra gente vibrar no ar. Ah, fala sério, a LA não vai rolar Novartis, por favor, tirando as brincadeiras aqui, que doem no calo de quem tem essa questão, soube que foi incêndio, então vou aguardar que volte ao mercado no final de maio, conforme informaram no 0800. E se não rolar de voltar, sei não minha gente, tô a mil pra chegar perto das estrelas. Dificílimo!

  52. Pedro disse:

    A ritalina é um santo remédio. Claro para quem tem TDHA. Com 6.3 no calendário, descobrir essa maravilha, foi um raro achado.

  53. Valéria disse:

    Vanessa, eu me senti comovida com seu desabafo. Também tenho 40 anos, e fui diagnóstica com TDA aos 37. Antes disso, nem lembro se vivi, rs. Formada em Letras, não lia nada, começava um Romance, desistia na terceira página. Perdi mais da metade da minha vida. E nesse ponto, devo agradecer a Novartis por ter me ressuscitado, e perdoem-me a dramaticidade,rs. Mas, como diz a raposa, em O pequeno príncipe, somos responsáveis por quem cativamos, e a Novartis não pode desatar esse laço. Liguei para o 0800 hoje, e a atendente me confirmou (confio que seja verdade) que houve realmente um incêndio, mas que a declaração de alguns pacientes de que a Ritalina não mais seria fornecida não procede. E que o medicamento vai estar sendo distribuído a partir do final de maio. Aguardemos, então. Um abraço a todos. Só nós que somos portadores desse transtorno podemos mensurar o quanto é difícil essa espera.

  54. Alessandra disse:

    Infelizmente á falta desse medicamento esta nos trazendo grandes problemas meu filho de 10 anos esta sem á Ritalína e na escola já esta enfrentando dificuldades, já fui chamada á dar explicações pela falta de atenção sendo prejudicado até em suas notas. Ai fica á pegunta, como vão ficar esses problemas que não sou só eu que estou passando???? Então precisamos de soluções imediatas dar explicações não resolve a vida das pessoas que precisam do medicamento, até quando ninguém vai fazer nada p resolver isto?? Há sim á Ritaína LA disponível,mas já viram o valor?? E quem não tem condições de compra??? Precisamos logo de resultados!!!

  55. Fatima disse:

    ABSURDO, Cadê o Ministério Público?

  56. Leandro disse:

    Sofri um acidente a 5 anos e tive traumatismo e a ritalina consegue fazer com que eu me lembre das atividades realizadas e a realizar. Com essa falta preciso recorrer a versao LA que custa um horror.
    Quem sabe, nosso governo, aproveita a oportunidade e cria uma “Bolsa Ritalina”

  57. Cintia disse:

    Meu filho tem 09 anos e a Ritalina 10mg fez milagre na vida escolar dele. Já tomou a LA de 10mg uma vez, mas nele não teve efeito nenhum, só o deixava muito nervoso. Agora o medicamento está em falta a meses e não sei como vai ser a vida escolar dele daqui pra frente. Penso em comparar as notas do boletim do primeiro bimestre com as do segundo, que vão cair com certeza e então processar o Laboratório por perdas e danos. Se alguém, por acaso, for ingressar com ação coletiva contra a Novartis, favor me contatar, quero participar. Já reclamei no site reclameaqui, já fiz denúncia no site da Anvisa e nada.

  58. Aline Alves bonfante disse:

    Meu filho tem 6 anos e a 2anos faz o uso contínuo do medicamento,e de relance,simplesmente e suspendido a medicação,por falta ou negligência do laborátorio,oq faremos,quanto tempo de espera,passamos para medicação ritalina LA,sem efeito nenhum para ele,estamos no aguardo…..

  59. VILMA COLLINO disse:

    É um total desrespeito, porque não dizer desumano tirar sem avido prévio do mercado o remédio, Ritalina. Já não é a primeira vez que isso ocorre. Não é uma coisa sem importancia, que pode esperar ou ser trocada por outra, são vidas. E não é exagero, o remédio é usado também até para algumas pessoas conseguirem começar o dia. Dependem disso. Tomara que nunca precisem.

  60. VILMA COLLINO disse:

    Antes de fazer meu comentario, não tinha visto a enorme lista de pessoas que estão passando pelas mesmas dificuldades. Quem espera do Governo alguma posição, esqueça, apenas. Nós devemos ser minoria, não damos votos. Não sei se quem fez comentários é do Sul ou Sudeste, mas aqui em São Paulo, raramente encontro a outra Ritalina. Espero que todos consigam com tranquilidade esperar, pois no Pais da impunidade, é o que nos resta.

  61. wagner disse:

    RITALINA: “tomo, logo existo”. Poxa vida, cheguei aos 35 anos esmagado pelos fracassos que tive ao longo desses anos. E isso, em razão do maldito deficit de atenção, que em mim, não é acompanhado da hiperatividade física mas sim dos pensamentos. Nesse caminhar, os prejuízos foram muitos, cito alguns: os danos passam pelas reprovações na vida escolar, pelas desistências em cursos por não conseguir acompanhar as aulas, o que me arrasava por dentro, produzindo em mim tristeza e consequentemente baixa auto estima. fui até por alguns estigmatizado de burro, preguiçoso, vagabundo ou incapaz. O tempo passava… novos sonhos, novas tentativas, novos fracassos. Chegava a pensar! Para que eu sirvo para essa vida??? se nada consigo concluir ou aprender.
    Aos 36, após muitas lutas e fracassos, apresentei minha história ao profissional médico, que então, após longo processo de diagnóstico, me identificou com o transtorno. Foi indicado a Ritalina, em que apartir dela voltei a sonhar, desejar e buscar. Hoje, devoro livros, me atenho as explicações e os resultados aparecem nas realizações de sonhos que embarguei lá no passado.

  62. ALINE PACHECO MEDEIROS disse:

    Bom dia a todos, meu filho faz uso de dois comprimidos de 10 mg ao dia, porém com esta falta me rendi a comprar a ritalina LA que não tem nenhum efeito para ele (comprei em uma cidade a 390km da minha), talvez alguém posso me responder a seguinte pergunta: a metria prima da ritalina e da ritalina LA não são as mesmas? porque para fabricar a LA tem matéria prima e para a ritalina normal não????
    o governo tem ajudar nisso, a Novartis tem que dar uma explicação que tenha nexo, sem este medicamento o rendimento escolar do meu filho, do seu filho esta comprometido, apesar de muitas pessoas acharem que é frescura este medicamento e preferem falar que as crianças são mal-educadas ou qualquer outra coisa, poderiamos era levar isso a televisão, uma vez que estas noticias estão apenas sendo vinculadas na internet.
    Aline Pacheco

  63. Sergio Luiz Rodrigues disse:

    SUGIRO A QUEBRA DA PATENTE IMEDIATAMENTE!
    Este medicamento é importante para pessoas com TDAH, observo o comportamenteo do meu filho diariamente e vejo os efeitos do uso da Ritalina 10mg bem como a falta dela. Precisamos unir forças e pressionar os órgãos governamentais a resolverem logo esta questão o mais rápido possível, o Laboratório Novarts esta provocando uma migração forçada para a Ritalina LA que é 40% mais cara que a de 10mg. NÃO ACHO ISSO JUSTO!

  64. rakelgaspar disse:

    Meus dois filhos de 15 anos tomam ritalina e já estou começando a ficar preocupada pois eles não podem ficar de jeito nenhum sem, no hc me os medicos me informaram que em 15 dias estará normalizada espero que sim pois até meu casamento depende disso.

  65. André disse:

    Certamente muitos usuários deixarão de tomar este medicamente em função da falta… Quebrar a patente é o próximo passo.

  66. Adriana disse:

    Meu filho toma ritalina e esta fazendo muita falta, os transtorno voltaram novamente or falta do medicamento.

  67. mara disse:

    Meu filho necessita de ritalina pois naõ consegue se concentrar, a ritalina L A 40 ,

  68. mara disse:

    tem outros efeitos colaterais, por isso continuamos a espera da de 10g.

  69. Lara disse:

    quem vai pagar pelos prejuízos diários que a falta do medicamento está fazendo…será que dá pra procurar a justiça?

  70. edu disse:

    Tá cada dia mais complicado, pra quem é adulto e necessita do medicamento para poder exercer seu trabalho de maneira satisfatória. Espero que isso seja resolvido… Logo!

  71. Tatiana disse:

    meu filho tem 6 anos e toma ritalina e para ele e otimo nao sei o que o governo esta esperano para regularizar essa situaçao.e para as pessoas que criticam e porque nao tem alguem na familia que sofre de tdah……..

  72. JOSE ROBERTO disse:

    Anvisa terá ação para minimizar falta de medicamento ou produto

    13 de março de 2013

    Por decisão da Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol), iniciativa aprovada na última terça-feira (12/03) permitirá que a Agência adote ações que possam minimizar o eventual dano causado pela interrupção do fornecimento de determinado produto ou medicamento.

    Quando um laboratório decide suspender ou cessar a produção de um medicamento, isto pode gerar desabastecimento no mercado e um grave problema social. Alguém poderá ficar sem o produto que está habituado a utilizar e terá seu tratamento prejudicado. A regulamentação atual determina que o fabricante informe à Anvisa, com no mínimo seis meses de antecedência, a intenção de interromper a produção de alguma droga ou produto. A Agência não tem poderes para interferir nesta decisão.

    Jaime Oliveira, diretor da Anvisa e relator da iniciativa, explica que “o objetivo da Agência é ter a possibilidade de estabelecer mecanismos para evitar ou reduzir impactos decorrentes da indisponibilidade de algum medicamento ou produto”.

    Num prazo máximo de três meses, a iniciativa será transformada em proposta e poderá ser submetida à consulta pública. Entre as ações que poderão ser adotadas pela Anvisa ao ser informada sobre a intenção do fabricante em suspender ou cessar a produção de um medicamento ou produto estão: priorizar o registro de algum medicamento ou produto substitutivo; buscar empresas interessadas em obter o registro de medicamentos ou produtos substitutivo; e antecipar a informação para os serviços de saúde a fim de que busquem alternativas terapêuticas.

  73. levina disse:

    e um descaso com a populaçao esse laboratorio esta brimcando com a saude das pessoas e veregonhoso para nosso pais a falta de responsabilidade dos responsavel

  74. Ewanderson - Itauna MG disse:

    Como tantos relatos aqui também estou muito prejudicado pela falta da Ritalina 10 mg. Meu filho (autista) 7 anos faz uso. Por muita sorte consegui comprar acho que as 2 últimas caixas da L.A de todas as farmácias de Belo Horizonte. Até que deu resultado, mas é muito mais cara. Além do que esta (a L.A) está também em falta no mercado sim. Já não se acha mais em nenhum lugar de Minas Gerais.
    Anvisa, Governo, Deus…. por favor nos ajudem!!!!
    Remédio não é brincadeira, autismo, TDH não é brincadeira…. estamos sofrendo!!! Novartis…. vão tomar naquele lugar….bando de mentirosos inconsequentes….

  75. Alba valéria disse:

    meu filho tem 13 anos, a quase uma ano faz uso da Ritalina10mg, as mudanças benéficas que ele teve na escola foram espetaculares.
    Agora com a falta da medicação, estou desesperada, e ele tbm., ontem a tarde, me disse que esta difícil na escola, não consegue se concentrar nem terminar as tarefas, me pediu que encontrasse o remédio, que tanto o ajudou, já que depois do uso da Ritalina 10mg, os professores pararam de leva-lo pra diretoria, e de me chamar todos os dias , pra reclamar. existe um Anderson, antes e depois do uso Ritalina 10mg! Até quando ele vai sofrer com a falta??

  76. andreia disse:

    meu filho sempre teve problemas de atençao na escola a ritalina estava ajudado ele mais agora sem ele esta com dificuldades se continuar sem vai repetir o ano denovo,e muito bom.

  77. aline pacheco disse:

    ewanderson, favor entrar em contato comigo talvez possa te ajudar. alineeclaiton@yahoo.com.br

  78. Alexandre disse:

    Uma coisa dessa só poderia acontecer no país da IMPUNIDADE mesmo!! Como o Estado permite que a saúde da sua população fique a mercê de interesses especulativos econômicos de empresas privadas???? Num país sério o presidente, gerente, etc desse laboratório iria para a prisão perpétua por crime contra a saúde pública! Isso é um absurdo, isso é inaceitável!!

  79. Ana Maria disse:

    Meu filho usa ritalina desde os 8 anos e já tem 13. Quem acha que esse medicamento não é necessário deveria se informar mais, pois há pessoas que REALMENTE precisam dele. Está usando ritalina LA que é mais cara e nem essa estou encontrando no mercado. É um absurdo um laboratório que detém a patente proceder desta forma com milhares de pessoas!!!!!!! E os prejuízos sofridos por elas, quem vai ressarcir????? E o Ministério Público, não vai se manifestar?
    Afinal, a grande maioria são menores de idade, crianças, …..

  80. patricia de Petrópolis rj disse:

    meu filho faz uso de ritalina a 2 anos e não tenho dúvida q para ele só fez bem, quando não toma paralisa na sala de aula não copia nada sai do ar literalmente… Agora estamos doidos atrás dele em minha cidade e não sabemos o q fazer, hoje esqueceu de tomar e não fez nada na escola. Por isso bato sempre na mesma tecla quem precisa dela tem q tomar sim!!! claro com miuta cautela, responsabilidade e recomendação médica!
    Por favor, alguém tome alguma providência!!!! Nossos filhos precisão dela, urgente!!!!!!!

  81. cristina disse:

    ritalina esta sumindo do mercado porque o fabricante quer acabar,c/a venda, colocando no mercado um produto muitas vezes mais caro que ela já fabrica ,tem matéria prima p/ a mais cara e a “popular” que os pais mais humildes se esforsam p/ tratar de seus filhos ,ja andei em varias farmacias e não tem,meu filho e inteligente, mas não para, atrapalhando o andamento da aula.por favor peço que tenha consciência do papel que este fabricante tem na vida de varias pessoas.que ainda se esforsam para criar seus filhos.

  82. Rogério prestes Barbosa disse:

    Eu tenho um filho maravilhoso que se chama Yuri. Ele tem 10 anos, é muito inteligente e comunicativo, mas infelizmente ele necessita da Ritalina. Trabalho em uma distribuidora de medicamentos e já fiz vários contatos mas não tive nenhuma resposta positiva. Até quando vamos esperar por este medicamento. Até quando vamos ver nossos filhos e entes queridos “sofrerem” com falta da Ritalina .

  83. Volta logo ritalina, por favor, está prejudicando muito quem precisa, tenho um grupo no facebook, ritalina se quiserem acessar: lá vocês podem deixar, discutir sobre o assunto: https://www.facebook.com/groups/491425607572807/?fref=ts
    Um bom dia boa tarde boa noite.

  84. Felipe Martins disse:

    Bem, se o problema da falta de Ritalina é a falta o principio ativo no mercado não entendo porque a Ritalina LA continua sendo encontrada nas farmácias e distribuída pelo laboratório, lendo a bula dos dois medicamentos a única diferença que encontrei está na tecnologia da capsula da Ritalina LA que libera o medicamento a cada 4 horas no organismo prolongando o efeito por 8 h. Novartis porque exite o princípio ativo para fabricar o mesmo remédio só que em uma versão mais onerosa para o consumidor?

  85. Deize Arruda disse:

    As pessoas que criticam o uso de ritalina deveriam se informar melhor. Meu filho tem TDAH e foi diagnosticado por um neorologista com ajuda de uma psicopedagona. Depois que passou a usar o ritalina 10mg teve uma melhora significativa na escola. A falta de medicamento está prejudicndo várias pessoas que realmente precisam do medicamento.

  86. Andréa disse:

    Pessoal, entrem no site da Novartis e inscrevam-se para receber 30% na compra de uma caixa de Ritalina LA 30 mg. Uma caixa dá para um mês, pois toma-se um ao dia. Assim ninguém ficará sem o medicamento até que a distribuição normalize. Eu fiz assim para minha filha, que ficou sem o medicamento e temporariamente está substituindo pela Ritalina LA. O nome do programa da Novartis, se não me engano é mais saúde. Eles passarão um código e enviam uma carteirinha. Cada vez que o medicamento é comprado, a próxima aumenta a percentagem de desconto.

  87. Elínio disse:

    Vou fazer das palavras da Sra Luciana (29abril) se ela permite as minhas palavras, pois até a idade de nossos filhos combinaram:A vida escolar do meu filho de 9 anos se divide entre antes e depois da Ritalina, ele foi de aluno problema a destaque melhor aluno da sala em poucos meses simplesmente por melhorar a concentração. Acho um absurdo essas críticas leigas e descabidas de quem não precisa ou pior, não acredita que TDAH seja uma doença com sérias consequências e que precisa ser tratada. Sou contra o uso indiscriminado mas os críticos leigos e pouco informados generalizam. No mais, estamos sofrendo a 2 meses com a falta da medicação, os problemas escolares voltaram e estou vendo um menino muito inteligente ser prejudicado por um laboratório irresponsável e um poder público omisso. Já passou da hora de uma medida ser tomada contra a Novartis. Com a palavra o MPF!

  88. Sabem quando minha filha disse que meu neto ia ter que fazer uso da “RITALINA”, quase entrei em depressão. Resisti em aceitar, mas agora eu sei e comprovei que meu neto realmente precisa desse medicamento. A mais ou menos 1 mês e meio e já caminhando para o segundo mês sem o medicamento, é um sofrimento intenso de nós familiares e desses pacientes que precisam da Ritalina. Todos os dias vem reclamação dele na agendinha escolar. Meu Deus agora sei, meu neto precisa desse medicamento, podemos ver a angústia estampada em seu rostinho inocente dos seus 8 anos a ansiedade por não conseguir fazer às tarefas escolares e outras atividades. Com a Ritalina ele progrediu na escola, começou a ler, escrever, fazer tarefas sem sofrimento, estava acompanhado a idade/série, até porque ele é muito esperto e inteligente. Seus pais, nós avós que compartilhamos dos seus sofrimentos e sensações que ele ainda nem sabe explicar do que está sentindo, ele sofre e nós sofremos com ele. Meu Deus como é horrível essa sensação de incapacidade. Amigos eu não estou preocupada se estão querendo aumentar o preço, não é que tenhamos uma boa situação financeira, somos “professores”, mas nos juntaremos, daremos um jeito, de comprar, recorreremos a”popular vaquinha” em nossa família. Meu Deus! A TDAH já está se tornando um “Problema de saúde pública”, não podemos ficar reféns nas mãos de um só laboratório. Onde está o Ministério da Saúde, à ANVISA. A patente da Novartis, sobre a RITALINA necessita, urge que seja QUEBRADA, em nome de todos(as) que necessitam do medicamento. Para que outros laboratórios possam fornecer o medicamento em sua fórmula genérica. PROPONHO que façamos uma carta de intenção, um abaixo assinado, que divulguemos em todas às redes sociais, para que colhamos o maior nº de assinaturas possíveis e que esta seja entregue ao Ministério da saúde. Precisamos urgente quebrar o “Monopólio Novartis”. Meu neto neto “precisa” da Ritalina de 10mg.
    mg.

  89. Maria Lúcia soares disse:

    Infelizmente a falta do ritalina no mercado só retrata o descaso com a saúde pública neste país, infelizmente só se fala em copa do mundo. O país virou que utiliza um caos, tenho um filho com 9 anos de idade que utiliza a medicação e o quanto esta falta atinge seu rendimento escolar. Pergunto: como este prejuízo será reparado? Talves a única resposta que encontro seja a que o representante tenha dito, que a alternativa seria recorrer ao LA, pois, foi o que fiz junto ao neurologista e quando fui procurar pelo remedio tal foi meu espanto que também estava prestes a faltar e o pouco que restava me custaria a importancia de 192 reais. Sra. Presidente da República do Brasil, o povo precisa sobreviver antes e depois da copa do mundo, com o mínimo de dignidade. Esta nos não teremos quando os visitantes de outros países aqui chegarem e tampouco quando retornarem. Levando consigo a imagem de um país de aparencias, com assaltos, descaso com a saúde pública, estupros se tornando rotineiros. E agora esta situação provocada pela falta do ritalina.
    obrigada!

  90. isabel pereira da silva cocolichio disse:

    Meu filho César Dias Cocolichio toma Ritalina LA desde abril de 2011 , com o Diagnóstico de Tdah tomava LA de 20mg, o
    o psiquiatra esse ano tirou em abril 10mg e agora não se acha Ritalina LA 10mg em nenhum Lugar? mesmo quando ele tomava de 20 mg ficava mais caro do que comprar 2 caixas de 10mg e mesmo com o cartão da Novartis ainda ficava mais caro do que em algumas farmácias e eu nunca deixei pra comprar quando acabava sempre 15 dias antes já começava procurar e fazer pesquisas de preço e agora ? se fosse um melhoral tudo bem , mas é um faixa preta controlado para que a criança foque bem na escola e agora?acho que esse laboratório riquíssimo não deveria deixar acontecer isso ,concordo que quebrassem essa patente e deixasse outros laboratório fabricarem o genérico deixo aqui minha indignação e fiz uma encomenda na farmácia Pague Menos que ficou de chegar hoje( 22/05) porem não chegou me falaram que hoje a noite chegaria outra entrega só amanhã vou saber se chegou senão não sei o que vou fazer César tem 2 comprimidos pra tomar e depois? se não vier de novo esse remédio? Novartis voces aão responsáveis pela falta o que vocês tem ame dizer.

  91. elizangela disse:

    meu filho e tda e sempre usou a ritalina sempre foi otimo aluno, a 4 anos nunca reprovou de ano, esse começo de ano ele ficou sem ritalina e as notas meu deus me preocupou muito, se ele ficar sem o medicamento certo que sera reprovado…. e ele menino inteligente e não depende da ritalina no dia dia e nem quando esta em casa,,,, so usa na escola e nada mais, e precisa muito desse meicamento tamb.. aqui é uma mãe que esta desesperada sem saber o que fazer

  92. EDimara disse:

    Ola pessoal gostaria de saber quando vai volta
    A Ritalina 10 g minha filha preciza da medicasao grata

  93. MARIANE FERREIRA RIOS disse:

    PARA AQUELES OS USUÁRIOS DA RITALINA DEVERIAM SE INFORMAR MAIS A NECESSIDADE DELA MEU FILHO DE 8 ANOS FAZ O USO PORQUE TEM DEFICIT DE ATENÇÃO. DEPOIS QUE PASSEI A USÁ-LA ELE DESENVOLVEU NA ESCOLA E PASSOU A SE INTERESSAR MAIS NOS ESTUDOS. AO INVÉS DE CRITICAR PORQUE NÃO NOS AJUDA A REGULARIZAR ESSA SITUAÇÃO.
    ABRAÇO

  94. SOCORRO TEM ALGUÉM AI?
    Sou estudante e estou cursando o 5 ano de medicina…E sim sou TDAH… Tenho um QI elevadissímo segundo testes mas minha cabeça sem Ritalia viaja mais rápido que a velocidade da luz e eu fico assim…..com esse radio cerebral que não desliga nunca…..Já entrei em contato com varios orgãos de defesa do consumidor mas ninguem quer se comprometer com uma industria tão grande….eu to cansada,estudando demais e sem a rita.. a coisa está muito pior….preciso de muito mais descanso para render…..Alguem não se habilita a recorrer ao ministerio publico …talvez um promotor de justiça possa entrar com uma liminar…..desculpe a todos mas dessa vez passo meu dever de cidadã….o que posso dizer como é que isso é um absurdo!!!!Nossa saúde não pode ficar a merce de uma industria!

  95. janaina jara disse:

    Amigos também quero dar o meu grito por socorro!Sou usuária do hospital do estado e lá os médicos nao podem prescrever a ritalina porque o hospital nao fornece a receita amarela.Assim fui informada.Pois bem,tenho que pagar o médico particular e comprar a ritalina que já são caros.Agora como se não bastasse tive que comprar a LA que paguei 234 reais e era a ultima.Estudo,trabalho,crio minha filha sozinha,pago impostos e nao sou dígna de me tratar?ONDE ESTÁ A COMISSAO DOS DIREITOS HUMANOS?MINISTÉRIO DA SAÚDE?PROVIDÊNCIAS!!!!!!

  96. Paulo disse:

    Pessoal, bom dia

    A Venda da ritalina de 10 Mg já está sendo normalizada, eu consegui comprar hoje na Drogasil…
    Espero que seja quebrada a patente deste medicamento, pois não podemos ficar a merce deste laboratorio irresponsavel!!!

    A partir de hoje com a volta da ritalina posso voltar a ter uma vida “normal”…

    Abçs

  97. Marcelo Souza disse:

    Um absurdo, um remédio de uso contínuo faltar nas farmácias, cadê a Anvisa, o ministério da saúde? Esse partido que está no governo é um desgoverno…

  98. Juliane disse:

    Moro em Pelotas RS e meu filho tem 9 anos e toma ja a 2 anos a Ritalina…esta dificil a ausencia do remedio…na escola em casa, todos notam a diferença…quanto vai chegar no sul, podem me mandar alguma informação???

  99. Reinaldo disse:

    Boa noite, moro na região centro-oeste e na cidade onde resido não tem ritalina 10mg (comum) já faz um bom tempo mas, estou bem perto da divisa com o Paraguay e lá não falta ritalina 10mg (Novartins) e detalhe, não precisa de receita de qualquer espécie para comprar esse medicamento. Mesmo sendo um pouco mais caro lá( aproveitaram a falta aqui no Brasil e subiram o preço) (PY). Só pra ferver mais o caldo, o país que eu citei, não produz nenhum mL de petróleo e a gasolina deles é mais barata e melhor que a nossa, então meus amigos, o que manda aqui nesse pais é o dinheiro. Tirem suas próprias conclusões e ponto final………………..

  100. gabriela disse:

    bom dia,com a falta da ritalina é agora que os postos de saúde do município vão aproveitar da situação e dizer que está em falta por isso da demora…fazer o que!!!ter paciência….

  101. valéria disse:

    Oi, pessoal, a RITALINA já voltou nas farmácias DROGASIL. Pelo menos aqui em Goiânia já encontrei. Boa sorte a todos.

  102. João disse:

    Pessoal no brasil ainda não á um órgão publico com moral e poder de voz para conseguir acabar com essa palhaçada com relaçao ao produto, resta ao consumidor implorar a Novartins a volta do produto!! Infelizmente ;/

  103. Rafael disse:

    VIVA A RITALINA! MORALISTAS DE PLANTÃO SE MANDEM, VÃO TOMAR SUAS VITAMINAS, FAZER SUA ALIMENTAÇAO SAUDAVEL, YOGA, FLORAIS, EXERCICIOS E TODO O BLABLABLA QUE DEFENDEM, E DEIXEM ESSA MARAVILHA DA QUIMICA PARA QUEM QUER USAR. SOU RICO E SAUDAVEL POR CAUSA DA RITALINA.

  104. mauricio disse:

    boa noite gostaria que este remédio volta logo esta muito deficio para nós quem tem filho que depende deste medicamento para nosso filhos se deus quizer ate começo de junho jai esta tudo normal para nosso filho esta muito dificio sem esta remédio Ritalina 10mg para as criança.

  105. Edimilson novais disse:

    este mes o remedio ja vai estar nas farmarcias?

  106. Edimilson novais disse:

    meu filho caiu muito a produção na escola, esta difícil muito difícil estou enviado uma carta para governo federal pra que,
    eles pode nos ajudar.

  107. Valéria disse:

    Edimilson, já encontrei Ritalina aqui em Goiânia.

  108. Branca disse:

    Então, em Goiânia já normalizou, espero que normalize logo em São Paulo, pois minha filha esta há 02 meses sem tomar o remédio e percebo que ela esta caindo nas notas da escola. Eu concordo que deveria ser quebrado a patente, assim não ficaríamos nas mãos desse laboratório, pois no ano passado aconteceu a mesma coisa.

  109. Bianca disse:

    Em que drogaria encontraram a LA 20 mg em Goiânia? Não encontrei na Drogasil nem na Santa Marta.

  110. Bianca disse:

    Por favor me informam… estou procurando nas farmácias… obrigada.

  111. Valéria disse:

    bianca, encontrei a ritalina 10mg na Drogasil da 24 de outubro.

  112. Valéria disse:

    ah, sim, desculpe-me, nao li direito. vc quer a la, ne? foi mal. Sobre a ritalina la eu n sei…

  113. Afonso disse:

    Alguem sabe da RITALINA LA 10mg EM CURITIBA?

  114. Lucimara disse:

    Boa tarde, alguem já encontrou a Ritalina 10mg no RS? em Porto Alegre?

  115. ANDREIA ANDRADE disse:

    SOU DO RIO DE JANEIRO, EM 21 DE JUNHO E PERMANEÇO SEM CONSEGUIR COMPRAR A RITALINA LA 10MG DESDE ABRIL. ABSURDO. JA FIZ RECLAMAÇÕES NA ANVISA E NA NOVARTIS…. SEM RESPOSTA DE QUANDO IRÁ NORMALIZAR

  116. Jorge Luis disse:

    É desagradável ver as pessoas escrevendo receita, tomo ritalina a anos e eu digo que a minha vida tem duas etapas: antes da ritalina e depois da ritalina.
    Quanto a quebra de patentes: o metilfenidato perdeu a patente em 2000, a versão que tem patentes são dois medicamentos (metilfenidato de longa ação) Ritalina La da Novartis e o Concerta da Jansen.

    Já tem sim investimentos das farmacêuticas para a fabricação da versão genérica do Concerta. A Ritalina 10mg não tem genérico por ser um medicamento super controlado e é acessível, o que não é tao atraente para as farmacêuticas produzir um genérico.

  117. luciane disse:

    levei meu filho ao medico e ele constatou que ele tem transtorno dificit de atençao hiperativa e ele receitou ritalina e morro em terra roxa parana e nao tem o medicamento e a agora vou ir no paraguai diz que la tem espero ser verdade.

  118. Agenor Durães Leite Filho disse:

    … E a gente não pode parar, se parar pensa, se pensar chora, desespera, enfim, morre. Reflitam um pouco, senhores, donos de laboratórios, de farmácias, médicos… (salvo as exceções)… Coração, certamente vocês não têm, mas famílias sim.

  119. cristina disse:

    Nãosei porque a Novartis está fazendo essa brincadeira com todos seus pacientes não atendendo a demanda,além do medicamento ser de um preçoabusivo,mesmo assim precisamos dele.Meu filho tem 10 anos e precisa tomar para ir a escola,o que faço já que não encontro em nenhuma farmacia de minha cidade?será que tem outro similar?

  120. Marcel disse:

    Piada isso, já estamos em agosto e não encontro em farmácia alguma, que quebrem a patente e fabriquem o generico assim o preço cai ai eu quero ver se eles vão manter o mesmo preço e continuar com essa ladainha!!!

  121. marley disse:

    estou necessitando da ritalina, mas ñ consigo a receita nem o medicamento. Gostaria de saber se poderá ser vendido pela internete, obrigada.
    marley.

  122. Viviane disse:

    OLA EU CONSEGUI MUITAS CXS IMPORTEI AGORA ESTOU VENDENDO PAGAMENTO PELO PAG SEGURO MAIL vivicavalcante69@hotmail.com

  123. Andre Silva disse:

    Acredito que a única coisa que podemos fazer para pressionar a Novartis seja NÃO COMPRAR MAIS NENHUM PRODUTO DA EMPRESA (quando possível, claro).
    Para empresa destas, focada simplesmente no lucro e não no cliente é a única forma de pressão.
    Campanha já: NÃO COMPRE PRODUTOS NOVARTIS!!!!
    Eu já comecei.

Comentar

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.