20/dez/2013, 8h20min

Corsan lança programa de ações para atender veranistas no litoral gaúcho

Dezenas de placas com demarcações de trechos para banho, surfe e pesca serão colocadas no litoral gaúcho | Foto: Claudio Fachel/Palacio Piratini

Dezenas de placas com demarcações de trechos para banho, surfe e pesca serão colocadas no litoral gaúcho | Foto: Claudio Fachel/Palacio Piratini

Iuri Müller

Será lançado neste sábado (21), na praia de Imbé, no Litoral Norte gaúcho, o programa “Verão numa Boa”, idealizado pela Corsan e pelo governo estadual. A companhia afirma que a partir deste final de semana estarão prontas as ações de manutenção preventiva, melhoria operacional e de substituição de redes de água e esgoto para o verão de 2013-2014. O litoral também receberá 162 placas de demarcação de áreas de banho, pesca e surfe, em iniciativa que espera diminuir o número de acidentes registrado no mar nesta temporada.

“Após este trabalho de preparação técnica, a partir de sábado nosso sistema está preparado para atender à população que irá às praias”, afirma o presidente da companhia gaúcha, Tarcísio Zimmermann. Em função do crescimento da população das praias nesta época do ano, a Corsan também deve aumentar o seu efetivo de servidores junto às cidades litorâneas. O programa “Verão numa Boa” também envolve ações de atendimento à saúde dos veranistas.

Além do cuidado com a parte técnica das operações, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) também deve desenvolver atividades culturais ao longo dos meses veraneios, tempo em que habitantes de cidades de todas as regiões do estado viajarão ao litoral. “Mais de trinta eventos culturais, entre música, teatro e cinema, estão sendo patrocinados pela companhia e serão apresentados no Litoral Norte, Sul e na Lagoa dos Patos”, relata Zimmermann. Segundo informações da companhia, o filme “O Tempo e o Vento” será exibido de forma gratuita no Litoral Sul dentro do projeto Ecocinema.

Corsan comemora ter garantido recursos para investir até 2017 | Foto: Camila Domingues/Palacio Piratini

Corsan comemora ter garantido recursos para investir até 2017 | Foto: Camila Domingues/Palacio Piratini

Nos próximos verões, o cenário estrutural de saneamento das praias do estado deve ser modificado. Obras de ampliação no sistema de esgotamento sanitário ocorrem, segundo a Corsan, de Tramandaí até Torres e algumas delas podem ser finalizadas para o verão de 2014-2015. No entanto, a companhia ressalta que os trabalhos – vistos como iniciativas de longo prazo – não irão atrapalhar os veranistas nos próximos meses.

Em 2013, a companhia foi avaliada em pesquisa organizada pela secretaria-geral de governo e a Fundação Getúlio Vargas. Cerca de vinte e três mil pessoas responderam aos questionamentos em várias cidades gaúchas. Segundo informações da Corsan, a satisfação geral dos clientes, numa escala de 0 a 10, ficou em 7,89 nos municípios em que houve a consulta. “Identificamos neste dado a percepção de que o esforço para melhorar os serviços é reconhecido pela população”, opina o presidente Tarcísio Zimmermann.

O presidente declarou que, entre os desafios e medidas da Companhia Riograndense ao longo do ano, o mais importante foi ter assegurado recursos para investimentos nos próximos anos. “Hoje a Corsan tem um plano de investimentos com recursos garantidos de R$ 4,4 bilhões até 2017, o que nos dá a possibilidade de fazer obras de ampliação no sistema de esgoto dos municípios atendidos pela companhia e nos dá condições de melhorar significativamente o sistema de abastecimento de água”, comemora o representante da companhia.

[wp_bannerize group=”noticia_rodape_meio_ambiente” limit=”1″]

Tags: , , , ,



 

Cupons de desconto: Submarino , Walmart , Lojas Colombo, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Casas Bahia, Americanas, Extra, Netshoes, Azul.