Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
21 de dezembro de 2012
|
21:28

ONU cria documento condenando neonazismo e neofacismo

Por
Sul 21
[email protected]
Estadus Unidos, Canadá e Palau, entre outros, votaram contra o documento | Foto: Basil D Soufi

Do Portal EBC

A Organização das Nações Unidas lançou um documento na quinta-feira (21) condenando as práticas de neonazismo, o neofascismo e outras ideologias nacionalistas violentas baseadas em preconceitos raciais e nacionais. O título do documento é “Glorificação do nazismo: inadmissibilidade de certas práticas que contribuem a exacerbar as formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e formas conexas de intolerância”.

A Assembleia Geral aprovou na quinta-feira (21) por uma maioria de 129 países e 54 abstenções uma resolução sobre esse assunto proposta por sua Terceira Comissão, encarregada dos assuntos sociais, humanitários e culturais. Países como os EUA, Canadá e Palau votaram contra a criação do texto.

O documento condena a o reaparecimento dessas práticas e sublinha que esses fenômenos não têm justificativa “em nenhum caso nem sob nenhuma circunstância” e alerta sobre “a glorificação do movimento nazista e daqueles que foram em seu dia membros da organização Waffen-SS”.

“Glorificação do Nazismo” também alerta para surgimento de grupos de cabeças raspadas (skinheads) com ideais totalitários e o ressurgimento da violência racista e xenofóbica contra membros de minorias nacionais, étnicas, religiosas ou linguísticas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora