Noticias|Últimas Notícias>Política
|
24 de dezembro de 2012
|
21:19

Morre Fúlvio Petracco, um dos fundadores do PSB

Por
Sul 21
[email protected]
Morre Fúlvio Petracco, um dos fundadores do PSB
Morre Fúlvio Petracco, um dos fundadores do PSB
Em agosto, Petracco (ao centro) deixou presidência de honra do PSB gaúcho e filiou-se ao PSol | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Da Redação
Atualizado em 26/12/2012 às 18h23

Faleceu na tarde desta segunda-feira (24) Fúlvio Petracco, um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e nome histórico da esquerda no Rio Grande do Sul e do Brasil. A informação é do PSOL gaúcho, por meio de nota oficial. Petracco, que tinha 77 anos, estava internado no Hospital São Lucas da PUCRS para tratar-se de problemas cardiorrespiratórios e havia sido submetido a cirurgia no domingo (23).

Em agosto, Fúlvio Petracco havia deixado o PSB para filiar-se ao PSol, alegando razões ideológicas para a decisão. Segundo ele, a gota d’água teria sido a tentativa de aliança do PSB com o PP para ajudar a eleger Manuela D’Ávila (PCdoB) como prefeita da capital gaúcha. “Não consegui digerir o fato de que o PSB só não está junto com os herdeiros da Arena e acobertadores do passado porque eles não quiseram. Essa tentativa de aliança foi promovida pelo PSB, que articulou uma relação absolutamente indecorosa”, criticou Petracco na ocasião.

“Sua morte é uma imensa perda”, lamentou o PSol gaúcho em comunicado, ressaltando que o breve período em que Petracco esteve na sigla teve o valor “de muitos anos”. De acordo com a nota, Petracco “sentia-se bem ao lado dos jovens e audaciosos militantes – como ele mesmo dizia – que haviam decidido construir o PSOL. Estava feliz em começar a conviver num novo espaço cujo propósito era a organização da atividade política transformadora, honesta e revolucionária”.

Fúlvio Petracco era engenheiro de formação e começou a militância política nos anos 60, atuando com uma das lideranças estudantis que deram suporte ao Movimento da Legalidade. Cassado pela ditadura militar, concorreu ao governo gaúcho em 1986, campanha na qual imortalizou o slogan “Petracco neles”. Em 1994, concorreu ao Senado.

O velório está marcada para as 6h de terça-feira (25), no Crematório Metropolitano de Porto Alegre. A cremação será às 14h.

.o0o.

ERRATA: ao contrário do que a matéria do Sul21 dá a entender, Fúlvio Petracco nunca exerceu cargo eletivo e não chegou a ser deputado estadual. Indicado para engenheiro da Petrobras, foi cassado em 1964 pela ditadura militar antes que tomasse posse. A correção atende pedido de familiares.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora