Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
10 de dezembro de 2012
|
18:50

Denúncias de violação de direitos humanos crescem 77% em 2012

Por
Sul 21
[email protected]
Denúncias de violação de direitos humanos crescem 77% em 2012
Denúncias de violação de direitos humanos crescem 77% em 2012
Ao lado da ministra Maria do Rosário, ouvidor nacional de Direitos Humanos, Bruno Renato Teixeira, apresenta o balanço do Disque 100| Foto: Antonio Cruz/ABr

Da Redação

Na data em que se comemora o Dia Nacional dos Direitos Humanos, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, divulgou que o número de denúncias de violações de direitos humanos, feitas por meio do Disque 100, alcançou 155.336 de janeiro a novembro deste ano. Os registros representam aumento de 77% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram registradas 87.764 denúncias.

Maria do Rosário, ministra responsável pela pasta, acredita que o aumento se deve a confiança adquirida pelo serviço. “Se a população não percebesse que há resultados e que a rede de acolhimento e de encaminhamento está melhorando, não continuaria denunciando por meio do serviço”, disse.

Ela destacou que o incremento não significa, necessariamente, aumento dos casos de violência no país, mas indica que as violações de direitos humanos “não ficam mais invisíveis”. Ao todo, considerando também as ligações com pedidos de orientações e de informações, foram feitos, de janeiro a novembro de 2012, 234.839 atendimentos.

A ministra ressaltou que as denúncias são importantes porque as vítimas precisam de atendimento e porque elas contribuem para que os agressores não fiquem impunes. Desde maio de 2003, quando o serviço passou a ser operacionalizado pelo governo federal, o Disque 100 recebeu e encaminhou 396.693 denúncias em todo o país.

Com informações da Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora