Notícias em geral
|
20 de dezembro de 2012
|
22:38

Aprovado PL do plano de carreira dos músicos da Ospa

Por
Sul 21
[email protected]
Músicos comemoram a aprovação | Foto: Antonieta Pinheiro

2012 será para sempre lembrado na história da Ospa. O concerto de abertura da temporada da orquestra marcou o início das obras de sua tão aguardada Sala Sinfônica. Ontem (dia 19), pouco antes da última apresentação do ano, os músicos viram ser aprovado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, por unanimidade, o projeto de lei que estabelece o plano de cargos e salários da Ospa.

Trata-se de uma demanda antiga. “Sessenta anos de espera foram hoje resolvidos”, festejou o secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil. Ele, que já pertenceu ao quadro da orquestra, acompanha, há anos, a necessidade da instituição de um plano de carreira para os funcionários. “Não é apenas justiça salarial; esta aprovação significa também a possibilidade de manter na Ospa os músicos que não serão mais atraídos por salários melhores em outras orquestras”, complementa.

O projeto de lei aprovado significa uma reestruturação da Fundação Ospa. O maestro Tiago Flores explica: “O plano de carreira qualifica e profissionaliza o setor administrativo, proporciona um maior suporte ao Coro Sinfônico e amplia a orquestra. Além disso, a Escola de Música será reaberta, oportunizando a cerca de 250 crianças e adolescentes aprenderem a tocar instrumentos de orquestra”.

O presidente da Ospa, Ivo Nesralla, parabenizou o atual governo do estado: “Tenho lutado há anos, e o secretário Assis Brasil, junto ao governador Tarso Genro, conseguiu que isso se concretizasse”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora