Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
20 de novembro de 2012
|
15:41

Israel decide adiar ofensiva terrestre na Faixa de Gaza

Por
Sul 21
[email protected]
A ofensiva militar de Israel completa hoje sete dias | Foto: Marius Arnesen/Flickr

Da Agência Brasil 

O governo de Israel anunciou nesta terça-feira (20) que está adiada a ofensiva terrestre na Faixa de Gaza. A decisão foi tomada durante reunião do Gabinete de Segurança, formado por nove ministros, que discutiu o assunto na madrugada desta terça-feira. Segundo as autoridades, a medida foi adiada para dar tempo aos esforços de mediação na tentativa de obter um cessar-fogo.

Leia mais:
– Hamas e Fatah anunciam união devido aos ataques em Gaza
– Dilma pede reunião extraordinária da ONU para solucionar ataques a Gaza

A ofensiva militar de Israel completa hoje sete dias. O adiamento da ofensiva terrestre ocorre no momento em que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, estarão na região.

Ambos pretendem manter encontros com o primeiro-ministro de Israel, Benjamim Netanyahu, e o presidente Shimon Peres, além do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Autoridades do Egito disseram que a expectativa é que israelenses e palestinos negociem uma trégua em 72 horas.

ONU pede cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza 

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, apelou hoje (20) para que os envolvidos nos conflitos na Faixa de Gaza promovam “um cessar-fogo imediato”. Os confrontos completam hoje sete dias. “Todas as partes devem impor um cessar-fogo imediatamente. Qualquer nova escalada da situação colocaria toda a região em perigo”, disse.

“Qualquer nova escalada da situação colocaria toda a região em perigo”, disse Ban Ki-moon | Foto: World Economic Forum

Paralelamente, a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice, informou que o governo norte-americano não apoiará uma eventual declaração do Conselho de Segurança sobre o conflito em Gaza que ameace os esforços para um acordo.

Por determinação do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, segue hoje para o Oriente Médio. A ideia é que ela tente mediar o fim do conflito.

Em meio aos debates, as autoridades da Rússia disseram que o governo vai propor resolução para um cessar-fogo imediato. Segundo os russos, se não houver acordo entre os 15 integrantes do Conselho de Segurança, será sugerido um texto apelando pelo fim das hostilidades entre Israel e os grupos palestinos na Faixa de Gaza.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora