Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
19 de novembro de 2012
|
19:20

Hamas e Fatah anunciam união devido aos ataques em Gaza

Por
Sul 21
[email protected]
Os seis dias de ataque à Faixa de Gaza deixaram 90 palestinos mortos, inclusive mulheres e crianças | Foto: Site Palestina Já

Da Redação

As facções rivais palestinas Fatah e Hamas afirmaram nesta segunda-feira (19) que decidiram terminar com uma disputa história graças a crise em Gaza, de acordo com informações da France Presse.

“A partir daqui, anunciamos com outros líderes que estamos acabando com a divisão”, afirmou Jibil Rajoub, do Fatah, grupo do presidente palestino Mahmoud Abbas. Uma multidão de cerca de mil pessoas estava reunida para um protesto em Ramallah, capital política da Cisjordânia, quando os líderes das facções se pronunciaram.

Leia mais:
– Israel admite que um terço dos palestinos mortos em Gaza era civil
– Ban Ki-moon pede trégua imediata a Israel e ao Hamas
– Dilma pede reunião extraordinária da ONU para debater ataques a Gaza

“Quem fala sobre divisão depois de hoje é um criminoso”, afirmou o líder do Hamas, Mahmud al-Ramahi, à multidão. Dentre os presentes, estavam integrantes do alto escalão do Hamas na Cisjordânia, assim como lideranças de seu rival Jihad Islâmica.

O Fatah e o Hamas travaram uma intensa disputa por anos na região. No entanto, o atual massacre na Faixa de Gaza, atualmente governada pelo Hamas, levou as lideranças a reconsideram suas rivalidades. Os seis dias de ataque à Gaza já vitimaram 90 palestinos e 3 israelenses.

Israel, por sua vez, afirma que atacou Gaza para se defender de foguetes lançados por militantes palestinos em seu território.

Com informações do G1


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora