Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
12 de novembro de 2012
|
11:19

Cuba espera que ONU aprove resolução contra bloqueio dos EUA

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Bárbara Ribeiro

Da Agência Brasil

As autoridades de Cuba esperam, para esta terça-feira (13), que o embargo imposto ao país pelos Estados Unidos, há cerca de meio século, seja tema de resolução na Organização das Nações Unidas (ONU). A expectativa do governo cubano é que os membros da ONU aprovem um texto condenando o bloqueio econômico. A resolução tem peso de recomendação, não é uma determinação.

A ONU condena o bloqueio que incide sobre as áreas econômica, comercial e financeira de Cuba, afetando a população, que vive sob restrições. No ano passado, foi aprovado um texto, com o apoio de 186 dos 193 países que integram a organização, condenando o embargo.

As autoridades cubanas encaminharam relatório à ONU informando que, até dezembro, o país deve sofrer  prejuízo de US$ 1,66 trilhão em decorrência dos efeitos do bloqueio. No documento, os cubanos reiteram que o bloqueio é objeto de críticas de vários governos e entidades. Recentemente, a presidenta Dilma Rousseff voltou a pedir o fim do embargo a Cuba, durante reunião no Peru.

Nesta terça, o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez, estará presente à sessão ordinária da Assembleia Geral da ONU. O chanceler deverá lembrar que, desde 1992, são aprovadas resoluções condenando o embargo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora