Notícias em geral
|
28 de novembro de 2011
|
22:55

Pastor Silas Malafaia chama jornalista Eliane Brum de “vagabunda”

Por
Sul 21
[email protected]
Divulgação
Em entrevista, pastor Silas Malafaia chamou a jornalista Eliane Brum de "tramp", que traduz-se como "vagabunda" | Foto: Divulgação

Em entrevista ao The New York Times, o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Silas Malafaia, usou termos bem pouco polidos para referir-se à jornalista Eliane Brum, que publicou coluna onde criticava o preconceito de evangélicos contra ateus. Na entrevista, Malafaia teria usado o termo “tramp” – que, em tradução livre, significa “vagabunda”. “A afirmação do pastor é autoexplicativa: ao atacar minha honra por discordar de minhas ideias, ele proporciona a maior prova do acerto e da relevância do meu artigo”, respondeu Eliane Brum em artigo publicado no site da revista Época. Em declarações anteriores no Twitter, a jornalista já tinha se declarado “chocada” com a fala do pastor. Procurada pelo site Comunique-se, a assessoria do pastor Silas Malafaia disse que ia analisar a questão antes de um pronunciamento oficial.

Na Espanha, protestar por educação pode render até um ano de prisão

Os eleitores espanhois que foram às urnas vestindo verde no dia 20 de novembro podem ser punidos com até um ano de prisão. A manifestação foi feita em nome de uma educação pública de qualidade, mas pode ser interpretada pela Justiça de Madri como uma violação do artigo 53 da Lei Orgânica do Regime Eleitoral Geral, que proíbe “atos de campanha” depois que o período determinado por lei está encerrado. Acontece que o protesto é motivado pelos cortes de verbas para educação promovidos pela presidente da Comunidade Autónoma de Madrid, a conservadora Esperanza Aguirre. Para a Justiça, isso significaria uma campanha eleitoral fora de hora – ainda que nenhuma das pessoas vestindo verde estivesse engajada nas eleições gerais de novembro.

MST recebe prêmio nos EUA por produção sustentável de alimentos

O MST foi agraciado pela Coalizão Comunidade Soberania Alimentar (CFSC, na sigla em inglês) com o 3º Prêmio Anual de Soberania Alimentar, em cerimônia ocorrida em Oakland, nos EUA. O prêmio reconhece as iniciativas do MST na produção de alimentação saudável e sustentável. Os militantes sem-terra Janaina Stronzake e Elias Araújo receberam o prêmio. “O MST foi escolhido para receber o prêmio devido ao excelente trabalho, promovendo soberania alimentar através da conscientização da população, ações em nível local, desenvolvendo e implementando programas e políticas”, diz comunicado assinado pelo diretor executivo da CFSC, Andrew Fischer.

Para ex-governador Germano Rigotto, é "ideal" que o PMDB tenha candidato próprio à prefeitura de Porto Alegre | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Rigotto defende que PMDB entregue espaços para Dilma reduzir ministérios

Em entrevista ao programa de rádio “Conexão Band” nesta segunda-feira (28), com a participação do repórter Samir Oliveira, do Sul21, o ex-governador Germano Rigotto (PMDB) defendeu um enxugamento no número de ministérios do governo federal. O peemedebista disse, inclusive, que seria bom o seu partido colocar espaços à disposição da presidente Dilma Rousseff (PT). “O partido ganharia se fizesse isso. Dilma tem que ter coragem de enfrentar essa situação, porque é um absurdo ter 37 ministérios”, criticou. Rigotto confessou estar “desencantado” com o PMDB nacional, que acusou ser uma legenda “sem bandeiras e mais preocupada em ocupar cargos no governo”.

Ex-governador diz que o ideal seria o PMDB ter candidato à prefeitura de Porto Alegre em 2012

Ainda na entrevista à rádio Bandeirantes, o ex-governador Germando Rigotto (PMDB) disse que considera “ideal” que o PMDB tenha candidato à prefeitura de Porto Alegre em 2012. O partido caminha para o apoio ao atual prefeito José Fortunati (PDT). Rigotto disse “respeitar as alianças já constituídas”, mas considerou que “não é lógico um partido do tamanho do PMDB não ter candidato em Porto Alegre e em cidades como Caxias do Sul, Pelotas e Canoas”. O ex-governador disse que os presidentes estadual e municipal do partido, Ibsen Pinheiro e Sebastião Melo, respectivamente, são “belos nomes” para disputarem o comando da Capital.

Prêmio para o Wikileaks

Neste final de semana o fundador do Wikileaks, Julian Assange, foi agraciado em sua terra natal, a Austrália, com o principal prêmio de jornalismo do país. O Wikileaks ganhou o prêmio Most Outstanding Contribution to Journalism (Mais Marcante Contribuição para o Jornalismo), do Walkley Award 2011.

O preço da intolerância

O New York Times começou com o título acima um editorial que fala sobre a intolerância a imigrantes ilegais no estado norte-americano do Alabama. Após uma lei desencadeou o embate radical à imigração ilegal, os danos para a economia do estado são ainda incalculáveis, diz o NY Times. Fazendeiros não têm conseguido arcar com os custos da colheita. As administrações públicas têm arrecadado menos. Grandes empresas têm deixado o estado. O Alabama está entre os últimos estados em emprego e potencial de sua economia. “Não deve haver dúvidas sobre a repugnância moral da lei do Alabama, que busca negar meios de viver a famílias de trabalhadores. Mas mesmo alguns entre os maiores entusiastas da lei estão começando a reconhecer que o alto risco econômico dela. É crescente a ideia de revisar ou revogar a lei. Quanto mais rápido o Alabama fizer isto – e outros estados aprenderem – melhor”, conclui o editorial de um dos mais importantes jornais diários do mundo.

Comissão anunciará medidas para combater febre aftosa na América do Sul

Os membros da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa) anunciam, nesta quarta-feira, 30 de novembro, as ações corretivas a serem executadas para combater a febre aftosa no continente após o foco notificado recentemente no Paraguai. O tema será discutido nos dias 29 e 30 de novembro por representantes dos 11 países integrantes da comissão – Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai – durante a 4ª Reunião Extraordinária da Cosalfa. No encontro, os participantes também vão analisar o impacto da reaparição da doença na América do Sul no Plano de Ação 2011-2020 do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).

Duelo de vídeos sobre Belo Monte

Primeiro foi o movimento Gota D’Água, que fez uso de uma série de atores globais para criticar a construção da usina de Belo Monte, no Pará. Agora, alunos de Engenharia Civil e de Economia da Unicamp criaram o movimento Tempestade em Copo D’Água e prepararam outro vídeo, onde questionam informações contidas no vídeo anterior e fazem uma proposta alternativa de luta, que garanta a construção da usina e o uso dos lucros dela advindos para melhorar o padrão de vida de toda a região da obra. Assista o vídeo abaixo – mais informações podem ser encontradas no site do Tempestade em Copo D’Água.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora