Notícias em geral
|
11 de novembro de 2011
|
21:45

Soldado estuprado em Santa Maria é transformado em réu e aguarda decisão da Justiça Militar

Por
Sul 21
[email protected]
Soldado estuprado em Santa Maria é transformado em réu e aguarda decisão da Justiça Militar
Soldado estuprado em Santa Maria é transformado em réu e aguarda decisão da Justiça Militar
Laudo que diz que soldado era incapaz de prestar serviço militar está sendo analisado pela Justiça Militar | Foto: Reprodução

Está em compasso de espera o julgamento militar do soldado D.P.K, 19 anos, que afirma ter sido estuprado por quatro colegas de farda em maio, dentro de um quartel em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul. No momento, está sob análise o laudo que afirma que o jovem tem idade mental de 10 ou 11 anos – o que, além de torná-lo inimputável, aumenta a responsabilidade do Exército, na medida em que os exames não detectaram que o recruta era incapaz de prestar serviço militar. O Tribunal Militar solicitou que o trâmite fosse interrompido para fazer a análise do parecer, o que não tem prazo para ser concluído. Há a possibilidade de que a Justiça Militar solicite novos exames, informou Lauro Bastos, advogado de D.P.K, em conversa telefônica com o Sul21.

Soldado estuprado em Santa Maria é transformado em réu e aguarda decisão da Justiça Militar (2)

D.P.K alega ter sido rendido pelos colegas de farda e violentado dentro do alojamento, com pelo menos 20 testemunhas, sem que ninguém interviesse em seu auxílio. No dia seguinte, foi internado no Hospital de Guarnição de Santa Maria e mantido incomunicável, sem que nem mesmo seus pais soubessem o que tinha ocorrido ou mesmo que ele se encontrava no local. O jovem soldado foi incluído entre os réus do processo aberto pela Justiça Militar, que concluiu que o sexo teria sido consentido e que o crime seria de pederastia (sexo dentro de instituição militar) e não estupro, como alega o jovem. A longa investigação cometeu uma série de irregularidades, que colocam sob sérias dúvidas as conclusões do Exército. A intenção da família é, após livrar o soldado de julgamento, processar o Exército e a União, pedindo indenização pelo sofrimento causado ao jovem pela agressão e pela má condução da investigação militar.

Pena branda para serial killer do Exército norte-americano

O sargento Calvin Gibbs, 26 anos, servia desde novembro de 2009 na 5ª Brigada de Artilharia do Exército dos Estados Unidos, na província de Kandahar, no Afeganistão. Ele foi condenado à prisão perpétua por 15 crimes nesta quinta (10). Gibbs era o líder de um grupo de soldados que matou três afegãos “por esporte”. O sargento também foi responsável pela mutilação dos corpos. Mas ele pode conseguir liberdade condicional em dez anos.

Deputado vai propor cotas municipais de programação local no rádio e na TV

Relator do PL 7075/02 que determina uma cota única de 30% de programação local e regional nas emissoras de rádio e televisão, o deputado Pinto Itamaraty (PSDB-MA) vai propor cotas variáveis às emissoras, conforme a população ou o tamanho dos municípios. Atualmente, os editais de licitação do Ministério das Comunicações exigem o cumprimento de, no mínimo, 5% de programação local e, no máximo, 8%, em qualquer horário da grade. Já o projeto em discussão na Câmara determina 30% de programação local das 6h às 18h no rádio, e das 18h às 22h na TV.

Armas podem valer ingresso na Copa 2014

Com a possibilidade do tema social da Copa de 2014 ser o desarmamento, o Ministério da Justiça pensa em possíveis iniciativas relacionadas à ideia. Entre elas, a troca de armas (registradas ou não) por ingressos, bolas oficiais da competição e camisas autografadas das seleções. Isso seria uma forma de dar maior visibilidade à Campanha Nacional do Desarmamento, lançada em maio deste ano e que recolheu 22,2 mil armas nos quatro primeiros meses.

wilson muller
Wilson Müller, presidente da Asdep, anunciou ação dos delegados | Foto: Divulgação

Delegados anunciam paralisação parcial

Os delegados do Rio Grande do Sul anunciaram nesta sexta-feira (11) uma espécie de greve parcial. Eles não participarão das Operações Verão, Serra e Fronteira, desistirão de ministrar aulas, novos convites não serão aceitos e não irão coordenar disciplina na Academia de Polícia Civil. Eles podem anunciar outras ações no início da semana que vem dependendo da posição do governo do estado que será manifestada na segunda-feira (14) em reunião do chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, com o presidente da Asdep, Wilson Müller. Os delegados querem a equiparação de seus salários com os procuradores do Estado. Eles admitem que é difícil equiparar de uma vez só, mas querem um compromisso oficial do governo com a equiparação.

Políticos gaúchos vão à Espanha conhecer política de segurança no trânsito do país

Nesta sexta-feira (11), o deputado estadual Miki Breier (PSB) esteve com a comitiva gaúcha na Dirección General de Tráfico (DGT), órgão encarregado pelas questões de trânsito da Espanha. O grupo, liderado pelo vice-governador Beto Grill (PSB) foi recebido pelo diretor Pere Navarro Olivella. Em sete anos, houve uma diminuição de 57% das mortes nas estradas espanholas, o melhor desempenho entre os países da União Europeia. Segundo Olivella, o controle por radares nas rodovias, as campanhas publicitárias e a intensa fiscalização foram fundamentais para alcançar esse número. No encontro, detalhou-se também as atividades do Observatorio Nacional de Seguridad Vial, que avalia os dados de acidentalidade no país. Da parte dos visitantes brasileiros, o vice-governador Beto Grill apresentou as ações do Comitê Estadual para a Segurança no Trânsito e o projeto Balada Segura, que teria atingido uma redução de 11% dos acidentes no primeiro semestre de 2011.

Da Comissão de Desaparecidos à reitoria da USP

A colunista social Hildegard Angel manifestou nesta sexta-feira (11) no Twitter seu apoio “aos meninos da USP”. O reitor da universidade, João Grandino Rodas, foi da Comissão de Mortos e Desaparecidos em que o Estado brasileiro reconhecia a participação nos crimes. Rodas entendeu que o Brasil não tinha responsabilidade pela morte da mãe de Hildegard, a estilista Zuzu Angel, em um acidente automobilístico, em 1976. Zuzu era voz ativa entre os familiares de desaparecidos, pois o filho, Stuart, desaparecera depois de atuar com organizações clandestinas de esquerda. Rodas foi voto vencido, mas Hildegard não esqueceu. “Estou com os meninos da USP e não abro. Esse reitor Grandino Rodas, posto pelo Serra, é o mesmo que não quis reabrir caso Zuzu na Comissão de Desaparecidos”, disse na rede social.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora